Ao longo de quase 100 anos, a Organização Internacional do Trabalho (OIT) desenvolveu e consolidou referenciais para a regulação sociojurídica das relações laborais, crescentemente afetadas pelos fenómenos da globalização. Tendo por base a relação que se foi desenvolvendo entre Portugal e a OIT, o livro apresenta os resultados de uma investigação que procura compreender de que forma é que esta instituição contribuiu para a dinâmica e transformação do mundo do trabalho em Portugal.
António Casimiro Ferreira: Doutorado em Sociologia do Estado e da Administração pela Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, onde exerce funções de Professor Auxiliar. É investigador do Centro de Estudos Sociais. Em 2006 foi distinguido com o Prémio Agostinho Roseta, na categoria de Estudos e Trabalhos de Investigação, atribuído pelo Ministério do Trabalho e da Solidariedade Social. De entre os seus livros mais recentes destacam-se: Émile Durkheim: o social, o político e o jurídico (2018); La société d'austérité: l'avènement du droit d'exception (2017); Política e Sociedade: teoria social em tempo de austeridade (2016, 2ª edição).
Andreia Santos
Investigadora júnior do Centro de Estudos Sociais, é licenciada em Sociologia pela Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra (FEUC), onde também concluiu o mestrado. Atualmente, é doutoranda no programa em Relações de Trabalho, Desigualdades Sociais e Sindicalismo da FEUC com bolsa atribuída pela Fundação para a Ciência e Tecnologia.
Marina Henriques
Investigadora do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra e doutoranda do programa Direito, Justiça e Cidadania no Século XXI da Universidade de Coimbra. No âmbito da investigação realizada no Centro de Estudos Sociais, destaca-se a participação em diversos projetos versando o acesso ao direito e as relações laborais.
Teresa Maneca Lima
Investigadora do Centro de Estudos Sociais (CES) da Universidade de Coimbra. Doutorada em Direito, Justiça e Cidadania no Século XXI pela Universidade de Coimbra. No âmbito da investigação desenvolvida no CES, participou em diversos projetos de investigação sobre temas como a participação, as relações laborais, os direitos humanos no trabalho e acesso ao direito. Atualmente, é investigadora em pós-doutoramento com o projeto «Os acidentes de trabalho e o direito à reparação em Portugal: entre conceções sociais e entendimentos jurisprudenciais», com bolsa atribuída pela Fundação para a Ciência e Tecnologia.
Hoje em dia assistimos a uma procura incessante de conselhos e dicas sobre nutrição, peso e composição corporal. As dietas milagrosas são muitas, mas será o caminho a percorrer fácil e na direção correta? Serão os resultados atingíveis, duradouros e saudáveis para o nosso corpo e mente? Este livro da nutricionista Andreia Santos e do conceituado chef Hélio Loureiro tem como objetivo transmitir todos os conhecimentos adquiridos com professores, pacientes, atletas de alta competição, mas também de transmitir luz, força, energia e vontade de atingir um objetivo. Numa perspetiva essencialmente pática, sem perder o sabor íntimo da nossa tradição, demonstra como aliar saúde, alimentação e o prazer de estar à mesa. Com estes conselhos e deliciosas receitas culinárias, vai sentir-se melhor física e psicologicamente e vai acreditar que é possível fazer algo bom por si. Aprenda, disfrute, confecione… e bom apetite!