Apresentações que Falam por Si
«O comunicador, enquanto maestro da orquestra, alquimista de momentos únicos, deve ter em conta o turbilhão de emoções que pode e se podem gerar para garantir uma experiência de aprendizagem única aos seus participantes.»
João Aragão e Pina
Este livro destina-se a qualquer pessoa que necessite de fazer intervenções em público que tenha um genuíno interesse em desenvolver as suas competências enquanto orador.
Sustentado em artigos científicos recentes, em autores de referência (Damásio, Le Doux, Goleman, Gardner, Daniel Pink, entre outros) e em comunicadores de excelência (Steve Jobs, Garr Reynolds, Seth Godin, Guy Kawasaki, por exemplo), esta obra apresenta uma abordagem pouco tradicional, escrita numa linguagem simples mas precisa, onde o leitor encontrará inúmeros exemplos e sugestões que poderá colocar em prática já na próxima apresentação, comprovando os seus evidentes benefícios.
A aplicação prática do livro: O leitor encontrará inúmeros exemplos e sugestões que poderá por em prática já na sua próxima apresentação.
A independência dos capítulos: O livro faz sentido no todo mas, também, em cada capítulo, o que dá uma maior liberdade ao leitor.
A consistência científica: As referências que sustentam a obra dão segurança científica a qualquer leitor e constituem pistas para aprofundamento de temas específicos.
A atualidade: O livro associa temas atuais como emoções, inteligência emocional, marketing pessoal, estilos de aprendizagem, neuromarketing, entre outros, à arte de bem-fazer uma apresentação. Sem esquecer a importância do retorno do investimento.
Inclui anexo com figuras a cores.
Pode ainda conhecer a realidade portuguesa através dos resultados de um inquérito à bolsa de formadores do IEFP, representativa das seguintes profissões: Professores; Formadores; Engenheiros; Psicólogos; Enfermeiros; Técnicos Superiores; Consultores; Gestores; Diretores, Advogados e Juristas.
| Editora | Lidel |
|---|---|
| Categorias | |
| Editora | Lidel |
| Negar Chronopost e Cobrança | Não |
| Autores | João Pina |
Nasceu em Lisboa, em 1980. Em 2005 formou-se no International Center of Photography em Nova Iorque, especializando-se em Fotojornalismo e Fotografia Documental.
Começou a trabalhar como fotógrafo aos 18 anos, tendo passado grande parte da última década trabalhando na América Latina.
Em 2007 publicou em Portugal seu primeiro livro de fotografia (em colaboração com Rui Daniel Galiza, autor dos textos), "Por Teu Livre Pensamento", onde relata as histórias de 25 presos políticos portugueses. Esse trabalho serviu de inspiração a uma campanha publicitária da Amnistia Internacional, a qual ganhou, em 2011, o prémio Lion d´Or no Cannes Lions International Festival of Creativity.
O seu trabalho foi galardoado com vários prémios, bolsas e distinções, entre os quais a bolsa Estação Imagem, o prémio Moving Walls, bem como a sua nomeação para finalista do Henri Nannen Award e do Care Award e o Pierre and Alexandra Boulat Grant.
O trabalho de João Pina tem sido publicado em vários órgãos de comunicação de renome mundial: "New York Times", "New Yorker", "Time Magazine", "Newsweek", "Stern", "GEO", "El Pais", "La Vanguardia", "D Magazine", "Days Japan", "Expresso" e "Visão", entre outros.
As suas fotografias foram expostas em Nova Iorque (Open Society Foundations, International Center of Photography, Point of View Gallery e Howard Greenberg Gallery), Londres (Ian Parry Award), Tóquio (Canon Gallery), Lisboa (KGaleria, Casa Fernando Pessoa e Plataforma Revólver), Porto (Centro Português de Fotografia), Perpignan (Visa pour L´Image), Rio de Janeiro (MAM) e São Paulo (Paço das Artes).
-
Condor - O Plano Secreto das Ditaduras Sul-AmericanasCondor é um tributo à memória das vítimas da Operação Condor, um plano militar secreto instituído em 1975 por seis países latino-americanos, governados por ditaduras militares de extrema-direita, para eliminar a oposição política. Esta operação resultou na morte de cerca de 60 mil pessoas.Durante aproximadamente uma década, João Pina viajou de forma extensiva pela Argentina, Brasil, Bolívia, Chile, Paraguai e Uruguai para documentar o que restou da época do Condor.Críticas de imprensa:«Objeto sóbrio, delicado também, distingue-se por uma coerência editorial que assenta quer na escolha das imagens ? todas elas a preto e branco e na sua maioria em formato quadrado, de resto a opção formal do livro ?, quer no conteúdo editorial quer ainda na definição gráfica, "Condor" assume uma perspetiva alargada historicamente do que foi a operação militar, mas consegue, em contraste, nutrir uma intimidade muito próxima do afeto com todas as histórias narradas na primeira pessoa. Desse cruzamento atípico nasce outro objeto, aquele que cria a empatia necessária com o leitor para que este não se atenha apenas nas imagens publicadas. Não significa isto que as fotografias não tenham o seu peso. Aliás, este é muito provavelmente adensado pelas narrativas e textos informativos, como também por um trabalho de legendagem precisa de cada imagem publicada num booklet em separado.»Jornal Expresso«É o lado "esquecido" deste episódio da História contemporânea que este magnífico e inquietante livro de imagens de João Pina procura evocar. Nas fotografias de familiares, de lugares de execuções e câmaras de tortura, ou de lugares onde as pessoas desaparecidas foram vistas pela última vez ? e nos rostos emocionados das suas mães, pais, filhos e amantes ?, João Pina encontra um sentido epitáfio para as pessoas cuja vida lhes foi roubada em segredo, cujos corpos foram feitos desaparecer e, por vezes, cuja própria existência foi deixada em dúvida.»Jon Lee Anderson, New YorkerOutras Críticas:«Todos os esforços e energias são necessários para que os olhares tristes e de dor infinita registados nas impressionantes fotografias de João Pina, neste livro, se transformem em sorrisos de esperança.»Baltasar Garzón (juiz espanhol) -
46750Novo livro do fotógrafo João Pina após o impacto político, social e comercial de Condor.Enquanto o Rio de Janeiro se preparava para o Mundial de Futebol e os Jogos Olímpicos de 2016, esperava-se que acontecesse uma imensa transformação na dita «Cidade Maravilhosa». 46750 é o número de homicídios que ocorreram na região metropolitana do Rio de Janeiro entre 2007 e 2016, durante essa tal transformação, e foi a partir desse número, e de tudo o que ele representa, que João Pina concebeu este livro.O fotógrafo percorreu a cidade ao longo de vários anos, e particularmente entre 2013 e 2016, documentando o Rio de Janeiro mais invisível nos anos de todas as promessas. Foi às favelas, aos estaleiros das imensas infra-estruturas construídas para os dois maiores eventos desportivos do mundo, esteve no centro das barricadas — físicas e simbólicas —, ouviu histórias de ambos os lados. Este livro retrata uma cidade em mutação, mas que apesar de disso não se livra da sua histórica violência, das clivagens sociais, do espírito de improvisação e de um quotidiano imprevisível.Fotografias vencedoras do Grande Prémio Estação Imagem 2017.
-
A Psicologia do DinheiroSer bem-sucedido com o dinheiro não tem necessariamente que ver com o que sabemos. E mudar hábitos é difícil, mesmo para pessoas muito inteligentes.O dinheiro - seja no investimento, nas finanças pessoais ou nas decisões de negócios - é normalmente explicado com base na matemática, em que fórmulas e dados nos dizem exatamente o que fazer. Mas na vida real as pessoas não tomam decisões financeiras a partir de uma folha de Excel. Fazem-no à mesa de jantar, numa sala de reuniões, e em tantas outras situações nas quais história pessoal - a nossa visão única do mundo -, ego, orgulho, marketing e incentivos estranhos se misturam.Em A Psicologia do Dinheiro, o multipremiado autor Morgan Housel partilha 19 histórias que exploram a estranha forma como as pessoas pensam sobre dinheiro e ensina-nos a compreender verdadeiramente um dos temas mais importantes das nossas vidas. -
Segredos da Mente Milionária - Aprenda a vencer transformando os seus conceitos sobre o dinheiro e adotando os hábitos das pessoas bem-sucedidas.Segredos da Mente Milionáriafoi escrito para todos aqueles que se questionam acerca do motivo pelo qual, certas pessoas trabalham arduamente durante anos para ganhar dinheiro e outras parecem enriquecer tão facilmente. Para o autor, tal não se deve a diferenças na educação, à inteligência,ao talento, a oportunidades, a métodos de trabalho, a contactos ou à sorte. A resposta está no modelo pessoal de dinheiro quetodos nós trazemos gravado no subconsciente.Para Eker, mesmo quando uma pessoa domina a área na qual se move profissionalmente, se o modelo de dinheiro que segue não estiver programado para um alto nível de sucesso, ele jamais enriquecerá.Neste livro, T. Harv Eker apresenta os princípios que regem uma mente milionária e um método infalível de administração do dinheiro. -
Bons HábitosMelhore como trabalha e se sente, criando bons hábitos.Todos temos hábitos. Alguns foram cuidadosamente construídos; outros simplesmente caímos neles. Alguns deles podem ajudar-nos a fazer o nosso trabalho ou a equilibrar os diversos aspetos das nossas vidas. Outros, contudo, podem atrasar-nos.Este livro explora como avaliar o seu comportamento para ver onde pode melhorar o seu humor e produtividade a um nível granular. Com recurso às mais recentes investigações psicológicas e conselhos práticos de especialistas em liderança, aprenderá a estabelecer hábitos saudáveis, a largar comportamentos tóxicos que o esgotam e a superar quaisquer bloqueios mentais que estejam a impedir a mudança. -
O Factor Humano na Decisão EmpresarialAs teorias financeiras ortodoxas ignoram as características pessoais dos gestores na tomada de decisões na empresa.Mas, quem já contactou com a realidade empresarial sabe que a personalidade dos gestores é fundamental nas escolhas realizadas. Na verdade, não são as empresas que tomam decisões; quem decide são os gestores que nelas trabalham.Neste livro mostra-se como o perfil psicológico e as experiências de vida dos gestores influenciam as suas decisões:- porque cometem erros de gestão?- porque se endividam?- porque distribuem dividendos?- porque adquirem outras empresas?- porque manipulam a informação e cometem fraudes?Conhecer a psicologia do gestor é essencial para compreender as suas escolhas e também para prever as decisões tomadas nas empresas concorrentes. -
As 48 Leis do PoderPara aqueles que querem ter poder, são espectadores do poder, ou querem escudar-se contra o poder…Há quem brinque com o poder e perca tudo num erro fatal. Há quem vá longe demais e quem não vá suficientemente longe. Há, no entanto, quem dê exactamente todos os passos certos e seja capaz de atrair a si o poder com uma perícia quase sobre-humana.Ao longo dos tempos, escritores e filósofos colocaram-se a seguinte pergunta: Quais as lições a aprender com os sucessos e fracassos dos nossos predecessores?Apesar de os vários escritos sobre poder a que hoje temos acesso se estenderem por um período de mais de três mil anos, constatamos que se repetem tendências e temas comuns - aqueles que apontam para uma essência de poder e que sugerem a existência de características capazes de regular o seu aumento. As 48 leis são intemporais e absolutas. -
Desistir - O Poder de Saber Quando Ir EmboraO sucesso não reside em insistir nas coisas. Reside em escolher a coisa certa na qual insistir, desistindo das restantes.Lancemos mãos à obra. Está na altura de reabilitar a desistência.Ao ler este livro, ficamos a saber porque é que a desistência deve ser celebrada e como é que esta pode transformar-se numa capacidade para desenvolver e enriquecer a nossa vida. -
Cálculo FinanceiroEsta obra tem por objectivo apresentar a lógica do raciocínio matemático na análise das operações financeiras de curto, médio ou longo prazo. As diversas matérias abordadas no livro são tratadas com a adequada profundidade teórica exigida à leccionação destas matérias no ensino superior, sem no entanto descuidar a vertente prática, tendo em atenção a sua utilização por um público menos exigente no desenvolvimento dos aspectos teóricos da matéria.Trata-se de uma obra didáctica que cobre as matérias fundamentais da disciplina de Cálculo Financeiro, o que a torna útil para a aprendizagem ou aprofundamento de conhecimentos dos responsáveis pela gestão financeira das organizações.Em todos os capítulos são apresentados exemplos retirados da realidade empresarial, por forma a facilitar uma melhor compreensão dos assuntos abordados.Inclui ainda dois formulários de consulta rápida, um para o cálculo financeiro e outro para o cálculo actuarial, a que se juntam as correspondentes tabelas, ainda muito úteis, apesar do desenvolvimento e fácil acesso aos meios computacionais. -
Gestão das OrganizaçõesAs organizações, em particular as empresas, defrontam-se actualmente com um ambiente global em permanente mudança, cada vez mais complexo, instável e imprevisível. Inovação, gestão do conhecimento, novas competências, descentralização, autonomia e colaboração são alguns dos vocábulos associadas às características da nova gestão que, em complexidade crescente, se traduz em novos desafios para os novos gestores, mas também para os docentes, alunos e candidatos a funções de gestão. Procurando ir ao encontro da nova realidade, nesta nova edição, além da actualização ou sistematização de alguns dos temas tratados em edições anteriores (com destaque para o planeamento, a motivação e as estruturas organizacionais) introduziu-se um novo capítulo sobre as tendências em gestão no século XXI e as competências exigidas aos novos gestores. Fundamentalmente pretende-se contribuir, ainda que modestamente, para uma melhor preparação dos interessados em atingir os melhores resultados nos crescentes, mas aliciantes, desafios colocados pela nova gestão. Edição totalmente a cores.
