A procura da vida eterna foi durante muito tempo terreno fértil para aventureiros e charlatães. Hoje em dia, porém, a Ciência tomou o lugar da magia e da religião, e a humanidade está mais perto do que nunca de desvendar o segredo para uma vida prolongada e, sobretudo, saudável. Neste livro, Nicklas Brendborg mostra-nos como a Ciência tem travado uma longa batalha para resolver um dos maiores enigmas da vida humana e o porquê de o envelhecimento continuar a ser um desafio complexo.
Desde os locais mais remotos do globo e culturas ancestrais a laboratórios com tecnologia de ponta, o autor leva-nos numa viagem fascinante e surpreendente para explorar tudo aquilo que o mundo natural e a Ciência têm para nos oferecer de modo a desvendarmos o mistério do envelhecimento.
Ao longo deste livro surpreendente, ficamos a saber como funciona realmente o nosso corpo, como se processa o envelhecimento e o que podemos de facto fazer para o atrasar, recorrendo a estratégias com base científica que funcionam mesmo, estratégias essas aprendidas com a Natureza: desde os tubarões-da-gronelândia que vivem durante vários séculos, passando por medusas que rejuvenescem e voltam atrás no tempo como um Benjamin Button marinho, até à mulher que conseguiu alterar o próprio ADN. E muitas delas nem sequer são assim tão complicadas: por exemplo, sabia que lavar os dentes três vezes por dia pode ajudá-lo a viver mais anos?
Mesmo não existindo ainda um remédio mágico ou elixir da juventude eterna, Nicklas Brendborg mostra-nos aqui como é possível envelhecermos mais devagar e vivermos durante mais anos com a qualidade de vida que um corpo jovem permite.
Nicklas Brendborg, um jovem biólogo molecular dinamarquês da Universidade de Copenhaga, é considerado um dos mais prodigiosos e promissores talentos na área da biotecnologia. Depois de ter colaborado na obra Supertrends: 50 things you need to know about the future, de Lars Tvede, este seu primeiro livro a solo já foi publicado em quase trinta países e fez dele o mais jovem finalista de sempre do Royal Society Science Book Prize.
«O objectivo destas páginas é dar a conhecer um dos domínios mais admiráveis da Natureza: o das flores selvagens dos nossos campos. Estas flores são verdadeiros esplendores acessíveis a cada um de nós. Porém, é possível passarmos toda uma vida sem nunca nos debruçarmos sobre elas para as admirar. Deste modo, passamos ao lado de alegrias que, por certo, se renovam todos os anos. Este prazer requer aprendizagem. Saber reconhecer estas flores exige paciência, mas, por outro lado, revela-se imensamente gratificante, dada a variedade de flores selvagens que se nos apresentam de diferentes formas consoante as fases das suas vidas - e da nossa. Para facilitar esta iniciação, gostaria de partilhar a minha relação pessoal com cada uma destas flores.» Hubert ReevesCada flor é ilustrada por fabulosas fotografias a cores de Patricia Aubertin, tiradas no campo de Malicorne.
Cerca de 300 espécies de insectos, aranhas e serpentes, ilustradas, identificadas e descritas em três diferentes secções. Textos acessíveis, com símbolos que permitem, de forma rápida e directa, o acesso à informação.
Falso Alarme começa por examinar a cultura do medo criada em torno das alterações climáticas. A seguir, pergunta: o que é que a ciência realmente nos diz sobre o futuro e o que está errado com a abordagem atual? Qual é o custo real do aumento das temperaturas? Se as alterações climáticas são uma prioridade nossa, porque não estamos a conseguir resolvê-las? Quais os resultados ao mudarmos os nossos estilos de vida? O que estamos a efetivamente a alcançar com as promessas feitas no Acordo de Paris? Qual a melhor solução para as alterações climáticas? Que políticas devem ser priorizadas a fim de controlar o aumento da temperatura e deixar um planeta melhor para os nossos netos?
Está ao nosso alcance tornarmos o mundo melhor, mas, primeiro, precisamos de nos acalmar. Um livro essencial para políticos, jornalistas e ativistas.
A Toxicologia é a ciência que estuda os efeitos adversos de agentes químicos, físicos ou biológicos sobre os organismos vivos e o ecossistema, incluindo a prevenção e a melhoria de tais efeitos adversos. Esta obra, escrita com uma linguagem clara e simples, proporciona conhecimentos fundamentais de Toxicologia, constituindo-se assim como base pedagógica para professores e estudantes de cursos superiores de pré e pós-graduação que pretendam aprofundar conhecimentos sobre os efeitos tóxicos dos xenobióticos e endobióticos nos órgãos e nos sistemas. Neste livro colaboram toxicologistas, farmacêuticos, bioquímicos e médicos, que apresentam a sua visão dos temas abordados, o que o torna adequado e adaptado à realidade dos cursos superiores de Ciências Farmacêuticas, Ciências Forenses, Ciências Biomédicas, Medicina, Análises Clínicas e Biologia, sendo igualmente muito útil como revisão e atualização para os profissionais destas áreas. Esperamos que esta obra contribua para um melhor entendimento desta temática tão atual e em desenvolvimento e que os leitores desfrutem da sua leitura.