As Novas Demonstrações Financeiras de acordo com as Normas Internacionais de Contabilidade

28,01 €

Nota Prévia

(...) II - Nas circunstâncias acima referidas, os autores assumem o grande desafio em esquematizar e sintetizar normativos contabilísticos de grande espectro doutrinário (não esquecer que a última publicação do IASB envolve mais de 1.600 páginas), em algo substancialmente mais simplificado, com a finalidade de orientar e ajudar o leitor à sua consulta e ao seu estudo. Naturalmente, a presente publicação não tem como objectivo constituir um manual de aplicação das normas internacionais de contabilidade, nem tão pouco reescrevê-las, mas tão somente proporcionar uma visão sintética dos principais pontos-chave do normativo contabilístico internacional, ajudando na sua consulta para quem pretenda levar a efeito o seu estudo mais aprofundado.

Sendo assim, e na senda dos objectivos acima enunciados, constituiu principal preocupação estruturar a presente publicação por forma a, por um lado, permitir ao leitor encontrar o mais fácil e rapidamente possível qualquer informação fundamental relacionada com o tema ou, simplesmente, explorar de forma didáctica os principais componentes do normativo internacional.

Tais preocupações estiveram na origem da opção em apresentar os conceitos em quadros-tipo com modelo estandardizado o qual, em nossa opinião, facilita a identificação dos pontos-chave e, por conseguinte, tornando a sua leitura mais "leve" e focalizada. Neste sentido, foram, por um lado relevadas algumas situações sob a forma de numeração contudo sem continuidade (isto é, numerar uma dada situação como 1.1. sem que exista necessariamente um 1.2) e, por outro, foram deixadas propositadamente em branco algumas páginas com o objectivo de facilitar a leitura dos quadros e complementar com notas pessoais. Como se referiu, não constitui um manual de estudo da normas internacionais de contabilidade, mas sim um auxiliar na identificação do essencial e de apoio à sua consulta, pelo que se centrou no detalhe dos itens da demonstrações financeiras divulgadas em Fevereiro de 2006 pela Comissão de Normalização Contabilística (CNC), para as entidades que as divulguem de acordo com as normas internacionais.(...)

Detalhes
Editora Áreas
Categorias
Editora Áreas
Negar Chronopost e Cobrança Não
Autores Azevedo Rodrigues, José Miguel Rodrigues, Rogério Rodrigues, António Borges
Rogério Rodrigues
Azevedo Rodrigues
José Miguel Rodrigues
António Borges
Professor Catedrático Convidado no ISCTE, onde exerce as funções de coordenação e docência das disciplinas de Contabilidade Financeira e Sistemas de Informação Contabilísticos e Financeiros, nas Licenciaturas, Pós-graduações e Mestrados da Escola de Gestão. Representante desta escola no Conselho Geral da Comissão de Normalização Contabilística. Presidente e Revisor Oficial de Contas da António Borges & Associados, SROC. Presidente da Direcção do Overgest/ISCTE, Revisor Oficial de Contas e Consultor Fiscal.
Partilhar
Book Search
Livros dos mesmos Autores Ver Todos
Top Vendas da categoria Ver Todos