Conceitos de Matemática - Fundamentos para as Ciências da Vida
10,90 €
Envio previsto até
Conceitos de Matemática - Fundamentos para as Ciências da Vida apresenta e facilita a compreensão de conceitos matemáticos importantes na atividade de estudantes e de profissionais deste domínio do saber.
Utilizando uma linguagem cuidada e atraente, e fazendo apelo a que o leitor não seja seduzido somente pela utilidade da matemática como ferramenta, mas também pelo seu encanto como ideia, o autor evidencia nesta obra a convicção que escrever sobre matemática é um ato literário e não apenas juntar algumas frases a inúmeros símbolos mais ou menos abstratos.
| Editora | Edições Sílabo |
|---|---|
| Categorias | |
| Editora | Edições Sílabo |
| Negar Chronopost e Cobrança | Não |
| Autores | Luís M. Aires |
Luís M. Aires
Livros dos mesmos Autores
Ver Todos
-
19 Argumentos Para Reconst(ruir) a Escola Pública Portuguesa«Ser-se professor, ter-se formação científica e preocupar-se com a educação é algo natural. (...) O professor Luís Aires conhece por dentro os problemas. Conhece a linguagem, a doutrina, a teoria. Sabe que a realidade é preocupante e sabe analisá-la. A sua formação em educação dá-lhe uma nova autoridade, uma autoridade que se soma ao seu conhecimento da escola. É reconfortante lê-lo (...). [Mas] não é apenas mais um autor crítico, o que só por si seria de saudar. Em certo sentido, vai muito mais longe. Neste livro, Luís Aires desafia-nos a fazer uma viagem pelas ideias. Poderá o Leitor não estar de acordo com tudo o que o Autor defende, mas não poderá deixar de ser sensível ao seu poder de argumentação, ao seu conhecimento da realidade e à paixão pelo ensino que nos transmite. Boa leitura!» Nuno Crato, do «Prefácio» «Não me recordo do último livro sobre a educação em Portugal que tenha combinado desta maneira inteligência e sensibilidade.» Prof.ª Marina Marques, Escola B. 2,3 da Alembrança -
Ensinar e Aprender Realmente Melhor: um guia prático para pais de alunos do 2º e 3º ciclos de escolaridadePara pais e educadores de crianças do 2° e 3° ciclos que pretendam acompanhar e ter um papel ativo e eficaz no processo de aprendizagem, este livro fornece informação e uma orientação preciosa e atual que lhes permitirá ser agentes estimulantes e complementares à formação obtida na escola. A fim de garantir este objetivo, funda-se no princípio de que o melhor é ajustar e dirigir o apoio parental e as atividades de aprendizagem ao órgão que aprende: o cérebro. Depois de explicitar as razões para se focar o ensino no modo como o cérebro funciona, o autor descreve o essencial sobre o cérebro aprendente como ponto de partida para a apresentação de um conjunto de estratégias pedagógicas que podem ser desenvolvidas com crianças e jovens. Essas estratégias refletem determinados princípios para estimular e aperfeiçoar a aprendizagem com base no papel que a atenção, a memorização, a linguagem, a inferência e a dedução, simultaneamente com o contexto, desempenham na cognição humana. Fluxogramas para facilitar a escolha do tipo de tarefa didática, bem como quadros-resumo da atividade (mais abrangente) que pode ser realizada para enquadrar a tarefa selecionada, ajudam os pais e educadores a fazer opções. Com referência aos programas em vigor, e aumentando a sua utilidade, o livro apresenta, como corolário de todas as matérias expostas, numerosos exemplos de tarefas didáticas “cerebrais” de matemática, línguas, ciências, história e geografia do 2° e 3° ciclos do ensino básico, centrados num certo fator de aprendizagem e num objetivo ou domínio/tópico do programa curricular. As vantagens imediatas alcançadas com este livro, de leitura fácil e agradável, fazem com que seja altamente recomendável para todos os pais, educadores e todos aqueles que trabalhem com alunos destes níveis de ensino. Títulos da obra Ensinar e Aprender Realmente melhor: • Pais – 2º e 3º ciclos • Professores – 2º ciclo • Professores – 3º ciclo -
2 Professores CN+FQ - Ensinar e Aprender Realmente Melhor - Um Guia PráticoPara os professores do 2° e 3° ciclos que pretendam melhorar o seu desempenho, potenciando as capacidades dos seus alunos, este livro fornece uma orientação preciosa e atual que lhes permitirá dar aulas estimulantes e gratificantes. A fim de garantir este objetivo, funda-se no princípio de que o melhor é ajustar e dirigir as atividades de aprendizagem ao órgão que aprende: o cérebro.Depois de explicitar as razões para se focar o ensino no modo como o cérebro funciona, o autor descreve o essencial sobre o cérebro aprendente como ponto de partida para a apresentação de um conjunto de estratégias pedagógicas a desenvolver com os alunos. Essas estratégias refletem determinados princípios para estimular e aperfeiçoar a aprendizagem com base no papel que a atenção, a memorização, a linguagem, a inferência e a dedução, simultaneamente com o contexto, desempenham na cognição humana. Fluxogramas para facilitar a escolha do tipo de tarefa didática, bem como quadros-resumo da atividade (mais abrangente) que pode ser realizada para enquadrar a tarefa selecionada, ajudam os professores a fazer opções.Com referência aos programas em vigor, e aumentando a sua utilidade, o livro apresenta, como corolário de todas as matérias expostas, numerosos exemplos de tarefas didáticas “cerebrais”, centrados num certo fator de aprendizagem e num objetivo e domínio/tópico do programa curricular.As vantagens imediatas alcançadas com este livro, de leitura fácil e agradável, fazem com que seja altamente recomendável para todos os professores empenhados numa formação integrada e bem sucedida dos seus alunos, orientada para o século XXI. -
3 Professores Línguas - Ensinar e Aprender Realmente Melhor - Guia PráticoPara os professores do 2° e 3° ciclos que pretendam melhorar o seu desempenho, potenciando as capacidades dos seus alunos, este livro fornece uma orientação preciosa e atual que lhes permitirá dar aulas estimulantes e gratificantes. A fim de garantir este objetivo, funda-se no princípio de que o melhor é ajustar e dirigir as atividades de aprendizagem ao órgão que aprende: o cérebro.Depois de explicitar as razões para se focar o ensino no modo como o cérebro funciona, o autor descreve o essencial sobre o cérebro aprendente como ponto de partida para a apresentação de um conjunto de estratégias pedagógicas a desenvolver com os alunos. Essas estratégias refletem determinados princípios para estimular e aperfeiçoar a aprendizagem com base no papel que a atenção, a memorização, a linguagem, a inferência e a dedução, simultaneamente com o contexto, desempenham na cognição humana. Fluxogramas para facilitar a escolha do tipo de tarefa didática, bem como quadros-resumo da atividade (mais abrangente) que pode ser realizada para enquadrar a tarefa selecionada, ajudam os professores a fazer opções.Com referência aos programas em vigor, e aumentando a sua utilidade, o livro apresenta, como corolário de todas as matérias expostas, numerosos exemplos de tarefas didáticas “cerebrais”, centrados num certo fator de aprendizagem e num objetivo e domínio/tópico do programa curricular.As vantagens imediatas alcançadas com este livro, de leitura fácil e agradável, fazem com que seja altamente recomendável para todos os professores empenhados numa formação integrada e bem sucedida dos seus alunos, orientada para o século XXI. -
Uma História da Matemática«Não escrevi esta pequena história da matemática para leigos nem para peritos. Pretendi somente transmitir uma perspectiva pessoal do que a matemática pode dizer de nós. Tal como a invenção da escrita, a construção da Grande Muralha da China, a abolição da escravatura e da pena de morte, e a ida à Lua. Para que, quem não gosta da matemática passe a gostar, e quem gosta, a aprecie ainda mais. Espero ser bem sucedido.» Aceda a parte da obra: http://www.silabo.pt/Conteudos/9305_PDF.pdf Público alvo:Leitores apaixonados pela matemática e pela sua história. Estudantes de qualquer nível de ensino com disciplinas de matemática. -
Vírus, Bactérias e Humanos – Ciência e Histórias de uma Coabitação AtribuladaQuase todos nós já ouvimos falar de gripe, peste, tétano, tuberculose, COVID-19 ou de pandemia. O temor associado a estas palavras tem a sua origem num mundo invisível habitado, entre outras entidades, por bactérias e vírus. Nossos companheiros de sempre e para sempre, as bactérias e vírus, apesar de muitíssimo pequenos, fazem-nos sentir a sua presença e importância aqui e ali, ou até em todo o lado, através do que comemos ou bebemos, ou de doenças altamente mortíferas e devastadoras para a espécie humana. Neste livro o autor expõe o que a ciência já sabe sobre estes microrganismos e relata algumas das batalhas, devidamente contextualizadas, da guerra dos seres humanos contra as manifestações indesejadas da nossa coabitação íntima com os vírus e bactérias, desde os tempos da caça e recoleção até à modernidade da engenharia genética. Será esta a guerra que moldará o nosso futuro de forma decisiva? Este livro ajuda-o a encontrar a sua resposta. -
O Futuro da Terra Explicado a Quem Pensava Que o CompreendiaO planeta Terra existe há cerca de 4.600 milhões de anos, e a vida que o habita suporta as variações e a inclemência do ambiente há perto de 4.000 milhões, tendo atravessado cinco conhecidas extinções em massa. O que torna a vida tão resiliente? O segredo reside na forma como as diferentes espécies de seres vivos se organizam, adaptam e respondem aos desafios da sobrevivência. Essa forma é o ecossistema, uma complexa teia de relações que, à escala global, é designada por biosfera. Devemos compreender como funciona pois fazemos parte dela, é o lar que nos abriga e satisfaz as nossas necessidades fundamentais, e onde, com certas regras, se joga o futuro. Não o da Terra, que continuará a sua dança em torno do Sol por mais uns milhares de milhões de anos. É do futuro da espécie humana (e de outras) que este livro trata. Todas as espécies são transitórias no grande Tabuleiro da Vida. Será que podemos viciar o jogo, de modo a prolongar a nossa presença nesta gloriosa experiência cósmica?... -
A Mente Humana - Quatro mil milhões de anos de evolução da inteligência no planeta TerraÉ tipicamente humano valorizar os nossos pensamentos e capacidades, sentindo-nos como René Descartes, com uma alma – a grande obra da «criação» – distinta e separada do nosso corpo físico. Será que um morcego sente o mesmo?... A inteligência humana despontou no planeta Terra decorridos cerca de 3.800 milhões de anos de evolução biológica. Dada a grandeza da escala temporal, temos de procurar no passado pistas para compreender melhor a propriedade vital que tanto prezamos. E superando a nossa arreigada presunção, devemos ir bem fundo nessa «escavação arqueológica», o que nos levará a encarar questões como um caranguejo estará consciente de si mesmo? Ou são as bactérias inteligentes? As respostas dependerão do uso que fizermos dos conhecimentos empíricos, do pensamento crítico, racionalização e da curiosidade, ferramentas caras à «coisa mais preciosa que possuímos» [Einstein]. Este livro introduz-nos, através da ciência, numa demanda que acena com uma gratificante recompensa: reconhecer o nosso verdadeiro lugar no mundo natural. «A consciência parece sobrenatural. A identidade, o espanto, (...) o amor – como se forma a transcendência a partir da tabela periódica dos elementos? Se quisermos perceber de que modo a matéria se transformou em consciência, teremos de recuar até aos primeiros seres unicelulares que surgiram nos oceanos.» Ann Druyan -
Desafios MatemáticosNeste livro o leitor ver-se-á confrontado com desafios em cinco domínios da matemática: aritmética, geometria, lógica, probabilidades e álgebra. Cada capítulo é iniciado por uma brevíssima contextualização histórica, seguindo-se diferentes secções de desafios matemáticos cujas soluções são imediatamente descritas ou então reveladas no final do livro. Pelo meio encontrará sugestões de jogos para desenvolver com outras pessoas e, também, algumas curiosidades interessantes. • Melhore a sua capacidade de reflexão e o seu espírito lógico. • Desenvolva as suas capacidades de concentração. • Aprenda a perseverar. • Torne a matemática e os números mais úteis para si. • Desenvolva a sua memória. • Desenvolva novos hábitos de pensar. • Exercite o seu cérebro, mantenha-o poderoso, ágil e adaptável. • Divirta-se com a família e os amigos. -
A Mecânica Quântica Explicada a Quem Pensava Que Nunca a PerceberiaA mecânica quântica prova que a realidade infinitamente pequena é no mínimo surpreendente, onde diversas noções familiares sobre o espaço, o movimento ou a natureza dos objetos parecem ter saído mais da imaginação de um autor de ficção científica, do que do espírito analítico de um cientista. Partindo da ideia de que qualquer propriedade física está limitada a um conjunto de valores discretos, bem definidos e quantificáveis, não podendo assumir valores intermédios (entre 1 e 2 não existe nada), as fórmulas e as leis da mecânica quântica permitiram chegar ao laser, ao transístor, aos relógios atómicos e a muitas outras espantosas invenções.Surpreendido? Então este livro é para si. Cuidadosamente redigido, é uma obra acessível a todos os leitores que pretendam iniciar-se nos segredos dos átomos, da natureza da luz ou da organização da matéria viva. Apesar de o autor recorrer a algumas expressões matemáticas, o acento tónico é colocado nas ideias e nos conceitos gerais, sendo estes explicados com recurso a muitas ilustrações e comentários meticulosamente formulados. Para aqueles que pensavam que nunca perceberiam a mecânica quântica, este livro é um excelente ponto de partida, apresentando no final um glossário e, ao longo das suas páginas, notas que facilitarão a sua leitura.
Top Vendas da categoria
Ver Todos
-
Estatística Descritiva e Probabilidades - Problemas Resolvidos e Propostos com Aplicações em REstatística Descritiva e Probabilidades - Problemas resolvidos e propostos com Aplicações em R destina-se a contribuir para uma componente prática e aplicada da formação em Estatística, servindo em primeiro lugar para o apoio ao ensino desta disciplina a nível introdutório em áreas como Economia, Gestão, Engenharia, Matemática, Biologia, Psicologia, Sociologia, Medicina, Enfermagem, etc.O seu cariz marcadamente aplicado confere-lhe também grande utilidade para utilizadores como, por exemplo, técnicos de institutos e gabinetes de estatística ou da Administração Pública, empresas de consultadoria e de sondagens, empresas com departamentos de investigação e desenvolvimento ou empresas farmacêuticas.Este livro trata os tópicos de Estatística Descritiva e Análise Exploratória de Dados, Probabilidades, Variáveis Aleatórias Unidimensionais e Bidimensionais (discretas e contínuas) e Distribuições de Probabilidade mais Importantes. Todos os capítulos incluem um resumo dos conceitos e resultados mais importantes, seguindo-se um conjunto de problemas resolvidos e um outro conjunto de problemas propostos e acompanhados da solução. Uma vez que o recurso a software apropriado é actualmente indispensável no tratamento de dados, é feita uma intensa utilização da linguagem R."Vários -
Álgebra Linear - Teoria, Exercícios Resolvidos e Exercícios Propostos com SoluçõesOs autores deste livro são professores universitários com doutoramento em Matemática, especialidade de Álgebra.Tendo uma experiência de leccionação de Álgebra Linear a milhares de alunos de diversas licenciaturas, este livro constitui o fruto dessa experiência.Neste livro a Álgebra Linear é apresentada, ao nível de um primeiro curso, num texto autocontido, com início pelo estudo das Matrizes, tema que a experiência de leccionação dos autores ditou ser de compreensão privilegiada. Consequentemente os restantes capítulos têm uma abordagem que explora esse tema.Este livro visa conciliar rigor científico com uma apresentação da matéria de uma forma motivadora, ilustrada por mais de 150 exemplos/exercícios resolvidos estrategicamente intercalados ao longo do texto e por mais de 1000 exercícios propostos com as respectivas soluções. -
A Origem do TempoComo foi possível o universo ter criado condições perfeitas para o aparecimento da vida?Stephen Hawking e Thomas Hertog trabalharam juntos durante vinte anos, desenvolvendo uma nova teoria do cosmos para o explicar.Hawking estudou a origem do big-bang que criou o universo, mas o seu trabalho inicial foi posto em causa quando um modelo matemático previu vários big-bangs dando origem a um multiverso - incontáveis universos diferentes, a maioria dos quais demasiado bizarros para serem compatíveis com a vida. Recolhidos no Departamento de Matemática Aplicada e Física Teórica de Cambridge, Stephen Hawking e o seu amigo e colaborador Thomas Hertog trabalharam neste problema durante vinte anos, desenvolvendo uma nova teoria do cosmos com o objetivo de explicar o aparecimento da vida. Juntos, encontraram um nível mais profundo de evolução, no qual as próprias leis físicas se transformam e simplificam até as partículas, as forças e o próprio tempo. Esta descoberta levou-os a uma ideia revolucionária: as leis da física não são imutáveis; nascem e coevoluem à medida que o universo que elas governam toma forma.A Origem do Tempo é a última teoria de Stephen Hawking, uma nova e impressionante visão do nascimento do universo que transformará profundamente a maneira como pensamos sobre o nosso lugar na ordem do cosmos. -
Breves Respostas às Grandes PerguntasO LEGADO DEFINITIVO DO ASTROFÍSICO MAIS RELEVANTE DO SÉCULO XXNova edição na chancela Crítica com uma nova capa.Este é o último livro deste muito admirado cientista e que já vendeu mais de 21 mil exemplares em Portugal.As derradeiras reflexões do conceituado cientista, em busca de respostas para as grandes perguntas e desafios da humanidade.Existe um Deus?Como começou tudo?Podemos prever o futuro?Viajar no tempo será possível?Existirá mais vida inteligente no universo?Ficará a Inteligência Artificial mais inteligente do que nós?...Respostas simples às grandes perguntas e desafios da humanidade.Um clássico da ciência de leitura obrigatória. -
Estatística DescritivaNuma linguagem simples e acessível os primeiros passos no estudo da Estatística Descritiva. A apresentação teórica é permanentemente ilustrada com exemplos e casos práticos de modo a estimular e a facilitar a aquisição/consolidação dos conhecimentos adquiridos. -
Probabilidades e Estatística para Ciências e TecnologiaEsta obra cobre o programa de uma disciplina semestral do primeiro ciclo universitário, dedicada à introdução das Probabilidades e Estatística, em que as palavras-chave são Probabilidades, Estatística, Estimação, Testes de hipóteses e Regressão linear. Dirige-se a estudantes de Ciências da Engenharia, Biociências, Economia e Gestão, e visa contribuir para uma formação académica capaz de descrever situações reais através de modelos matemáticos não deterministas. Apoiado em variados exemplos, cremos que o leitor ficará apto a aplicar a matéria exposta a problemas que envolvam a estimação de parâmetros de um modelo, testar a sua adequação e interpretar, prever e decidir sobre a situação em estudo. O último capítulo inclui a resolução de provas de avaliação que permitem ao estudante testar o seu desempenho. -
A Ordem do TempoEscrito no mesmo tom poético do bestseller “Sete Breves Lições de Física”, este livro apresenta uma nova interpretação dos mistérios do tempo de forma extraordinariamente inteligente.Por que nos lembramos do passado e não do futuro? O que significa o «fluxo» do tempo? Unindo ideias da Filosofia, da Ciência e da Literatura, o autor sugere que a nossa perceção de fluxo do tempo depende da nossa perspetiva, da estrutura do nosso cérebro e das nossas emoções, mais do que do universo físico. -
Sobre o FuturoUm olhar provocador e inspirador sobre o futuro da Humanidade e da CiênciaAtingimos um ponto crítico. O mundo como o conhecemos está a transformar-se depressa demais. Durante o próximo século enfrentaremos riscos existenciais com várias consequências, positivas e negativas. Contudo, a nossa abordagem ao futuro é caracterizada pelo pensamento a curto prazo, debates polarizados, retórica alarmista e pessimismo. Para Martin Rees, é necessária uma abordagem diferente no planeamento a longo prazo. O futuro da Humanidade está ligado ao futuro da ciência e depende dosucesso com que conseguirmos adaptar os avanços tecnológicos aos desafios. Se queremos utilizar a ciência para resolver os problemas enquanto evitamos os seus riscos distópicos, temos de pensar de forma racional, global e otimista a longo prazo. Os avanços na biotecnologia, cibertecnologia, robótica e inteligência artificial, se aplicados de forma sensata, podem ajudar a superar as ameaças que a Humanidade enfrenta na Terra, desde as alterações climáticas à guerra nuclear. Simultaneamente, novos avanços na ciência espacial permitirão ao ser humano explorar o sistema solar e ir mais além. Mas não existe “plano B” para a Terra – não há alternativa viável se não estivermos conscientes de que o planeta é a nossa casa.