Descobrindo a Linguagem Escrita - Uma Experiência de Aprendizagem da Leitura e da Escrita numa Escola de Intervenção Prioritária
"Descobrindo a Linguagem Escrita" é um relato e uma reflexão sobre a forma como um grupo de crianças de uma escola de intervenção prioritária foi descobrindo e analisando a linguagem escrita ao longo do 1Q ano de escolaridade. Pretende ser um contributo para a compreensão dos processos e das estratégias que podem conduzir as crianças dos meios sócio-económicos desfavorecidos ao sucesso na aprendizagem da leitura e da escrita.
| Editora | Escolar Editora |
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| Categorias | |
| Editora | Escolar Editora |
| Negar Chronopost e Cobrança | Não |
| Autores | Manuela Castro Neves |
Professora do 1º Ciclo, reformada do Ensino Público, trabalha atualmente no apoio a crianças que se atrasaram no percurso escolar.
Tem desenvolvido muito trabalho na formação de professores, nas áreas de Língua Portuguesa e de Matemática.
Ao longo da sua carreira, participou, em diversos projetos centrados nas problemáticas da relação escola/meios populares e promoção do sucesso escolar em zonas de Intervenção Prioritária.
É coautora de diversas publicações, de que se destaca:
«Descobrindo a Linguagem Escrita» (Escolar Editora, 1ª edição, 1992, 2ª edição 1998).
«Do Outro Lado da Escola» (1ª edição, Editora Rolim, 2ª edição, Editora Teorema, 1991. Publicado na Suíça em 1993 por Peter Lange, com o título «De l’Autre Coteé de l’École»).
«Era uma vez a Escola» — Banda Desenhada (Editora Rolim, 1990).
Materiais de Apoio — Língua Portuguesa (Direção Geral do Ensino Básico, 1993).
«Criar o Gosto pela Escrita» — Formação de Professores, Departamento de Educação Básica (Ministério da Educação, 1998).
É autora dos livros:
«Da Vida na Escola» (Edições Asa, 2006)
«Pedagogia Intercultural» (Departamento de Educação Básica, Ministério da Educação, 1992)
«Organização de Trabalho na Sala de Aula — Uma Prática Alternativa» — Projecto Gulbenkian R3 (Edição Fundação Gulbenkian, 2007)
«Um Elefante Diferente» — literatura para a infância, (Ed. Caminho/Leya, 2009)
«Uma Cadela Amarela» — literatura para a infância, (Ed. Caminho/Leya, 2012)
Pertence ao Movimento da Escola Moderna.
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Uma Cadela Amarela e Vários Amigos DelaQuantos são os amigos da Cadela Amarela? E quem são? Porque é que, naquele dia, se juntaram todos à beira-mar? Uma história divertida, ternurenta e potenciadora de muitas aprendizagens. -
Não os Desiludas - Histórias da EscolaA rapariga que sonhava com um Excelente, a criança que vivia preocupada com o pai, o filho da família mais odiada do bairro, o convencido de que era o melhor aluno da turma, as paixões e assédios entre alunos de 6 anos, a morte de uma avó ou a discussão sobre o sentido da multiplicação, são algumas das muitas dezenas de histórias que começam como um problema e para as quais Manuela Castro Neves, com a ajuda dos seus alunos, sempre encontra uma solução criativa. Um livro destinado a todas as pessoas que se interessam por questões educativas, mas em especial aos professores que estão a entrar na profissão. -
Cinco Pais Natais e Tudo o MaisCinco Pais Natais de chocolate apareceram em cima da mesa da sala de jantar do André. Quem é que os teria colocado lá? Ninguém sabia, mas em vez de se preocuparem muito com isso, as pessoas da família empenharam-se em equipá-los com aquilo que, tradicionalmente, acompanha um Pai Natal: sacos, renas, trenós, presentes, etc. No dia seguinte, os amigos do André ajudaram-no também a criar na sua casa, um verdadeiro contexto de Natal. Tudo estava a correr muito bem, quando um novo personagem surge, a situação sofre uma reviravolta e os Pais Natais, para enorme espanto de todos os presentes, assumem um papel determinante. Uma divertida história que, entre a prosa e o verso rimado em jeito de lengalenga, faz um levantamento dos símbolos de Natal, não deixando de comunicar, de modo breve, algumas mensagens. -
Na Minha Rua - Um Menino Bateu-me à PortaUma coleção com a chancela RTP, de autores e ilustradores portugueses de renome, e temas atuais junto das famílias portuguesas. Nesta rua, um dia, um menino bateu à porta. Falava uma língua desconhecida e o seu único amigo era um gato. Foi acolhido, acarinhado e encontrou um lar. Foi no conforto desse lar que esperou por quem procurava. Esta é uma história comovente sobre um menino perdido, que conseguiu fugir a uma guerra e nunca perdeu a esperança de encontrar os pais. -
Uma Cadela Amarela e Vários Amigos DelaQuantos são os amigos da Cadela Amarela? E quem são? Porque é que, naquele dia, se juntaram todos à beira-mar? Uma história divertida, ternurenta e potenciadora de muitas aprendizagens.Ver por dentro: -
Matemática das patas à cabeçaColeção Histórias PLIM!Apresenta histórias com Matemática para o 2.º e os 3.º anos -
Bichos do Meu Quintal e Algumas Gotas de ChuvaUm passarinho muito especial, dez abelhas que reclamam um pequeno almoço, uma pomba que floresce após ter comido as sementes de um canteiro, uma lagarta que não suporta a escuridão do figo dentro do qual vive, uma carochinha, num incessante e intrigante vaivém são alguns dos vários bichos que habitam este quintal, todos personagens de breves histórias de carácter insólito e divertido. A ilustração, muito colorida, sublinha tais características. Por tudo isso, acreditamos que este livro poderá proporcionar bons momentos de leitura a crianças de várias idades, abrindo pistas para diversas explorações pedagógicas. -
Histórias PLIM! Tantos ParesComeça a época dos saldos. À porta daquela sapataria, forma-se uma grande fila de clientes, cada qual com suas particularidades. A dona, senhora Montês, atende-os com enorme simpatia e eficácia, tendo para isso de realizar alguns cálculos. Porém a certa altura, surge uma cliente especial que a deixa muito atrapalhada. É que não consegue perceber quantos pares de sapatos serão necessários para a calçar. Decide então, fechar a loja. Uma história rimada que, de forma bastante lúdica, aborda a questão dos números pares e indiretamente, desafia as crianças a ultrapassarem as capacidades de cálculo da vendedora. -
Caderno A4Podem os pais, os educadores, os profissionais do ensino ou outros interessados aprender através da escuta atenta à voz das crianças? Manuela Castro Neves entende que sim. Ao longo de vários anos, a autora reuniu um conjunto de relatos de episódios vividos por ela com crianças entre os quatro e os dez anos de idade e que designou por «histórias». Ocorridas em sessões de apoio individualizado à aprendizagem, ou em encontros com os seus ouvintes em escolas e bibliotecas, ou ainda noutros lugares e tempos sem ligação entre si, estas «histórias» afloram questões pedagógicas, ao mesmo tempo que abrem pistas para o seu aprofundamento. Uma obra de grande sensibilidade, que coloca a criança no centro do processo de crescimento e de aprendizagem, com as suas interrogações e descobertas, e que aborda o papel do erro e da motivação como 'leitmotive' desse processo. Uma obra profundamente humana, que irá certamente regalar e enternecer, mas também surpreender o leitor.
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Pragmática LinguísticaUma visão comum sobre o que é uma língua diz-nos, simplificadamente, que ela é um conjunto de termos - um léxico - e um conjunto de regras para a formação de outros termos e de frases - uma gramática. Contudo, léxico e gramática são apenas as pedras e a estrutura de um edifício que fica inerte se não for usado. Uma língua só é viva na medida em que os falantes a usam. O Essencial sobre Pragmática Linguística debruça-se precisamente sobre o uso da língua, sobre as práticas linguísticas dos falantes e sobre a comunicação. O que está em observação são as actividades humanas em que entram as línguas. Muitas das acções humanas pressupõem o uso de uma língua. Ao perguntarmos, prometermos, pedirmos, afirmarmos, descrevermos, etc., usamos uma língua. O uso da linguagem está também presente nos actos de compra e venda, nos veredictos judiciais, na feitura das leis, no ensino, na publicidade e em todos os episódios da vida social. Mesmo o acto de votar é um acto linguístico: é dizer "sim" ou "não" a determinado partido ou questão política. Mas a observação dos actos linguísticos não esgota a pragmática linguística, pois esta ocupa-se ainda de outros grandes temas, como a diferença entre dizer e implicitar, a prática da delicadeza no uso da linguagem, a estrutura da conversação e a relação do acto linguístico com o seu contexto. -
Classificações Bibliográficas - Percurso de uma TeoriaNo mundo da globalização da informação, que se quer plural e imparcial, urge estudar as classificações bibliográficas como meios privilegiados de a organizar e veicular. Esta obra aborda as classificações bibliográficas como modelos dinâmicos de organização do conhecimento. Pretende avaliar as vantagens e as fragilidades deste tipo de linguagem, no que respeita à representação e à recuperação do conhecimento, criando novos pontos de referência, bem como na contextualização teórica e dinâmica estrutural. Este estudo apresenta dois eixos estruturantes: uma reflexão crítica sobre algumas questões teóricas que constituem este tipo de classificações e um estudo analítico-sintético de alguns sistemas de classificação mais utilizados em bibliotecas nacionais e internacionais. -
Sistema da ModaA moda é uma realidade já largamente analisada sob uma perspectiva jornalística, estética, sociológica e psicológica. Faltava, porém, uma análise semântica do vestuário feminino, coisa que o autor nos proporciona com este livro. Partindo da descrição e da classificação da moda escrita, tal como se apresenta nas revistas da especialidade, Barthes elabora uma análise estrutural do vestuário feminino. Analisa o contributo do discurso verbal para o sistema da moda, o qual motiva as pessoas a consumi-la. Por outro lado, debruça-se também sobre a estrutura e o “jogo” de significados desse próprio discurso. O livro, redigido entre 1957 e 1963, constitui hoje um clássico da semiologia aplicada. -
Dicionário de Verbos ConjugadosCONSIDERAÇÕES PRELIMIMARES: Relevância do verbo na estrutura da frase · Caracterização dos verbos FLEXÃO VERBAL: Modos e tempos · As pessoas e os números · Aspecto · Voz ESTRUTURA DA FORMA VERBAL: RADICAL e tema, característica e desinência · Formas rizotónicas e formas arrizotónicas · Conjugação · Formação dos tempos simples VERBOS AUXILIARES: Conjugação perifrásica · Voz activa · Voz passiva IRREGULARIDADE VERBAL CONJUGAÇÃO PRONOMINAL VERBOS CONJUGADOS (MODELOS) OS VERBOS PORTUGUESES PARTICÍPIOS DUPLOS -
Assim Nasceu Uma LínguaFernando Venâncio conta-nos a história da língua portuguesa com paixão, elegância e um fino humor. Com rigor e precisão de paleontólogo, Fernando Venâncio começa no primeiro gemido da nossa língua, que remonta há séculos, tão distantes que Portugal ainda nem existia, passando pelos primeiros escritos, até à fala contemporânea que ainda hoje conserva registos, em estado fóssil, dessa movimentação primordial. Máquina do tempo que nos permite recuar à época em que o idioma se formou, Assim Nasceu Uma Língua faz-nos peregrinos numa caminhada que toca a língua galega ou o português brasileiro, evidenciando as profundas derivas que deram forma ao nosso idioma, a que Fernando Venâncio chama «um idioma em circuito aberto».