Desigualdades Sociais: Portugal e a Europa
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O presente livro tem como objetivo principal alcançar uma perspetiva multidimensional na análise dos processos e dos resultados produtores de desigualdade. Para tal, organizaram-se quatro grandes temas a partir dos quais se pretende abarcar uma multiplicidade de estudos diferenciados. Os vinte e dois capítulos que se reúnem nesta publicação abordam o problema das desigualdades sociais considerando uma análise comparada que enquadra a realidade da sociedade portuguesa no contexto do espaço europeu. Os textos resultam de investigações desenvolvidas no Centro de Investigação e Estudos de Sociologia (CIES-IUL) do Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL). Todos os autores e autoras estão ligados ao centro como investigadores, provenientes de diferentes ciências sociais e detendo trajetos institucionais diversificados. Para além da grande diversidade científica, reúnem-se nesta publicação várias gerações de investigadores que não só comungam preocupações e reflexões sobre a sociedade contemporânea, como partilham patrimónios teóricos e metodológicos que decorreram de uma profícua acumulação de conhecimento científico ocorrida no CIES ao longo das últimas três décadas. Neste sentido, trata-se de uma publicação de longo fôlego feita do cruzamento entre muitos percursos e múltiplas experiências profissionais e de vida.
| Editora | Mundos Sociais |
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| Editora | Mundos Sociais |
| Negar Chronopost e Cobrança | Não |
| Autores | António Firmino da Costa, Joana Azevedo, João Sebastião, Renato Miguel do Carmo, Susana da Cruz Martins |
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Desigualdades em Portugal - Problemas e PropostasEsta obra reflete sobre a ideia de que as desigualdades interferem num conjunto de dimensões sociais, económicas e políticas, Desenvolve particularmente a relação entre as desigualdades e as práticas de cidadania no que diz respeito à participação política, à ação coletiva e às questões de género. Aborda ainda o fenómeno do trabalho, salientando a artigos publicados no jornal e textos inéditos, a coleção procura oferecer ao leitor conhecimentos e reflexões fundamentais para o desenvolvimento de uma perspetiva informada sobre as sociedades contemporâneas. sua importância económica e a necessidade de uma melhor regulação laborai. Na área da educação e da saúde, são analisadas as diferentes dimensões sociais do insucesso escolar e o problema da obesidade, enquadrando-se as desigualdades enquanto fator a ter em conta no desenvolvimento e crescimento económico. -
Portugal, Uma Sociedade de Classes - Polarização Social e VulnerabilidadeBreve apresentação Embora não se trate de um livro puramente académico, a maior parte dos contributos reunidos neste volume resultam de reflexões e investigações recentes desenvolvidas em contexto de atividade científica. Trata-se de uma compilação de artigos originariamente publicados no jornal Le Monde Diplomatique - Edição Portuguesa, no âmbito do qual se foi desafiando uma nova geração de investigadores em ciências sociais a escrever sobre diferentes realidades sociais da sociedade portuguesa tendo como ponto de ancoragem as classes sociais. -
O Que é SociologiaO objectivo fundamental deste livro é proporcionar uma visão de conjunto do que é a Sociologia e dos problemas a que os sociólogos procuram dar resposta. Neste sentido, e fazendo a ponte entre teoria e prática, combinam-se exemplos das obras dos principais autores clássicos e contemporâneos com estudos de pesquisa sociológica levados a cabo em Portugal. Os conceitos e as interrogações aliam-se à apresentação de trabalhos de campo numa exposição, breve mas elucidativa, daquilo que é verdadeiramente a actividade dos sociólogos. -
Trajectórias Jovens - O Prémio Estímulo a Investigação 1994-2006A Fundação Calouste Gulbenkian, no âmbito de uma das suas vertentes fundamentais de intervenção - o apoio e incentivo às ciências, à investigação científica e à difusão da cultura científica - propôs-se, na primeira metade da passada década de 90, promover um prémio para jovens investigadores. O Programa Gulbenkian de Estímulo à Investigação, como foi então designado, revestiu-se da forma de concurso anual. O objectivo foi proporcionar a jovens com um projecto de investigação científica inovador e de qualidade, e idade não superior a 30 anos, condições para desenvolverem esse seu projecto com autonomia, durante um ano, no quadro de uma unidade de investigação. O que teria acontecido, entretanto, aos jovens investigadores que ganharam o prémio? Foi justamente esta a pergunta que originou o presente estudo. -
Escolas e Estudantes da EuropaLivro recomendado no ISCTE. A educação tem sido apontada como uma das áreas estratégicas para o desenvolvimento dos países e das sociedades contemporâneas. No entanto, verificamos que os vários sistemas educativos nem sempre têm caminhado ao mesmo passo e alcançado as mesmas metas quanto à qualificação das populações que servem.Então, o que os diferencia e aproxima? Que tipo de ensino prestam? De que recursos dispõem as escolas e os seus estudantes? Que instrumentos políticos partilham? Este livro pretende ser um contributo para a compreensão destas questões, através da análise e apuramento da variabilidade dos processos de escolarização, tendo em conta diferentes níveis de generalização e longevidade dos percursos escolares, no contexto da União Europeia. Tal acontece num cenário de relativa mudança e convergência das políticas educativas e de sistemas educativos com morfologias diversas do ponto de vista social, institucional e organizacional. A perspectiva comparada orienta, aqui, uma visão alargada sobre as dinâmicas de escolarização e a identificação de configurações educacionais, tendo por referência indicadores de tipo socioeducacional e político-institucional -
Desigualdades Sociais ContemporâneasAs desigualdades sociais voltaram a estar na ordem do dia. Neste livro faz-se um balanço das desigualdades no mundo atual, colocando em evidência tanto as suas múltiplas vertentes como o caráter global que hoje assumem. São abordados os aspetos teóricos e metodológicos da análise das desigualdades, assim como as relações entre desigualdades, justiça social e políticas públicas. O leitor encontrará neste livro numerosas ilustrações concretas de desigualdades relativas quer ao mundo como um todo, quer a continentes e países específicos.É objetivo deste livro proporcionar a professores e estudantes, investigadores e técnicos, políticos e jornalistas e a todos os cidadãos interessados um acesso abrangente, aprofundado e atualizado, em formato condensado e linguagem simples, a conceções teóricas, dados empíricos e análises relevantes sobre as desigualdades sociais contemporâneas. -
Desigualdades Sociais 2010 - Estudos e indicadoresEste livro é constituído por duas partes distintas, mas complementares. A primeira visa apresentar uma leitura extensiva de indicadores estatísticos que se debruçam sobre a realidade portuguesa e que, ao mesmo tempo, estabelecem uma comparação com os restantes países da União Europeia. Os dados analisados abordam diferentes temáticas relacionadas com as desigualdades sociais e são provenientes de diversos institutos nacionais e internacionais. A segunda parte é composta por quinze ensaios científicos e reflexivos. A maioria dos contributos refere-se a investigação desenvolvida nos três centros que formam o Observatório das Desigualdades, focando áreas tão diferenciadas como a pobreza, a educação (em vários ciclos de ensino), a saúde, a precariedade, o desemprego, a imigração, os territórios (incidindo sobre diferentes escalas), as desigualdades de género, ou as classes sociais.
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As Lições dos MestresO encontro pessoal entre mestre e discípulo é o tema de George Steiner neste livro absolutamente fascinante, uma sólida reflexão sobre a interacção infinitamente complexa e subtil de poder, confiança e paixão que marca as formas mais profundas de pedagogia. Baseado em conferências que o autor proferiu na Universidade de Harvard, As Lições dos Mestres evoca um grande número de figuras exemplares, nomeadamente, Sócrates e Platão, Jesus e os seus discípulos, Virgílio e Dante, Heloísa e Abelardo, Tycho Brahe e Johann Kepler, o Baal Shem Tov, sábios confucionistas e budistas, Edmund Husserl e Martin Heidegger, Nadia Boulanger e Knute Rockne. Escrito com erudição e paixão, o presente livro é em si mesmo uma lição magistral sobre a elevada vocação e os sérios riscos que o verdadeiro professor e o verdadeiro aluno assumem e partilham. -
Novo Iluminismo RadicalNovo Iluminismo Radical propõe um olhar crítico e uma atitude combativa face à credulidade do nosso tempo. Perante os discursos catastrofistas e solucionistas que dominam as narrativas e uniformizam as linguagens, Marina Garcés interpela-nos: «E se nos atrevêssemos a pensar, novamente, na relação entre saber e emancipação?» Ao defender a capacidade de nos auto‑educarmos, relança a confiança na natureza humana para afirmar a sua liberdade e construir, em conjunto, um mundo mais habitável e mais justo. Uma aposta crítica na emancipação, que precisa de ser novamente explorada. -
Um Dedo Borrado de Tinta - Histórias de Quem Não Pôde Aprender a LerCasteleiro, no distrito da Guarda, é uma das freguesias nacionais com maior taxa de analfabetismo. Este livro retrata a vida e o quotidiano de habitantes desta aldeia que não tiveram oportunidade de aprender a ler e a escrever. É o caso de Horácio: sabe como se chama cada uma das letras do alfabeto, até é capaz de as escrever uma a uma, mas, na sua cabeça, elas estão como que desligadas; quando recebe uma carta tem de «ir à Beatriz», funcionária do posto dos correios e juntadora de letras. Na sua ronda, o carteiro Rui nunca se pode esquecer da almofada de tinta, para os que só conseguem «assinar» com o indicador direito. Em Portugal, onde, em 2021, persistiam 3,1% de analfabetos, estas histórias são quase arqueologia social, testemunhos de um mundo prestes a desaparecer. -
Sobre a Ganância, o Amor e Outros Materiais de ConstruçãoTextos de Francisco Keil do Amaral sobre o problema da habitação 1945-1973. Francisco Keil do Amaral (1910-1975), arquitecto português, com obra construída em Portugal e no estrangeiro, destacou-se com os grandes projectos para a cidade de Lisboa de parques e equipamentos públicos, dos quais se destacam o Parque de Monsanto e o Parque Eduardo VII. Foi também autor de diversos artigos que escreveu para a imprensa, obras de divulgação sobre a Arquitectura e o Urbanismo - "A arquitectura e a vida" (1942), "A moderna arquitectura holandesa" (1943) ou "Lisboa, uma cidade em transformação" (1969) - e livros de opinião e memórias - "Histórias à margem de um século de história" (1970) e "Quero entender o mundo" (1974). Apesar da obra pública projectada e construída durante o Estado Novo, Keil do Amaral foi um crítico do regime. Alguns dos textos mais críticos que escreveu e proferiu em público foram dedicados ao Problema da Habitação, título do opúsculo publicado em 1945 que reproduz o texto de uma palestra dada em 1943, e que surge novamente no título da comunicação que faz no 3º Congresso da Oposição Democrática em 1973. São dois dos textos reproduzidos nesta pequena publicação que reúne textos (e uma entrevista) de diferentes períodos da vida de Keil do Amaral. Apesar da distância que medeia os vários textos e aquela que os separa do presente, o problema da habitação de que fala Keil do Amaral parece ser constante, e visível não apenas em Lisboa, seu principal objecto de estudo, como noutras zonas do país e globalmente. -
Problemas de GéneroVinte e sete anos após a sua publicação original, Gender Trouble está finalmente disponível em Portugal. Trata-se de um dos textos mais importantes da teoria feminista, dos estudos de género e da teoria queer. Ao definir o conceito de género como performatividade – isto é, como algo que se constrói e que é, em última análise uma performance – Problemas de Género repensou conceitos do feminismo e lançou os alicerces para a teoria queer, revolucionando a linguagem dos activismos. -
Redes Sociais - Ilusão, Obsessão e ManipulaçãoAs redes sociais tornaram-se salas de convívio global. A amizade subjugou-se a relações algorítmicas e a vida em sociedade passou a ser mediada pela tecnologia. O corpo mercantilizou-se. O Instagram é uma montra de corpos perfeitos e esculpidos, sem espaço para rugas ou estrias. Os influencers tornaram-se arautos da propagação do consumo e da felicidade. Nas redes sociais, não há espaço para a tristeza. Os bancos do jardim, outrora espaços privilegiados para as relações amorosas, foram substituídos pelo Tinder. Os sites de encontros são o expoente de uma banalização e superficialidade de valores essenciais às relações humanas. As nudes são um sinal da promoção do corpo e da vulgarização do espaço privado. Este livro convida o leitor para uma viagem pelas transformações nas relações de sociabilidade provocadas pela penetração das redes sociais nas nossas vidas. O autor analisa e foca-se nos novos padrões de comportamento que daí emergem: a ilusão da felicidade, a obsessão por estar ligado e a ligeireza como somos manipulados pelos gigantes tecnológicos. Nas páginas do livro que tem nas mãos é-lhe apresentada uma visão crítica sobre a ilusão, obsessão e manipulação que ocorre no mundo das redes sociais. -
Manual de Investigação em Ciências SociaisApós quase trinta anos de sucesso, muitas traduções e centenas de milhares de utilizadores em todo o mundo, a presente edição foi profundamente reformulada e complementada para responder ainda melhor às necessidades dos estudantes e professores de hoje.• Como começar uma investigação em ciências sociais de forma eficiente e formular o seu projecto? • Como proceder durante o trabalho exploratório para se pôr no bom caminho?• Quais os princípios metodológicos essenciais que deve respeitar?• Que métodos de investigação escolher para recolher e analisar as informações úteis e como aplicá-las?• Como progredir passo a passo sem se perder pelo caminho?• Por fim, como concluir uma investigação e apresentar os contributos para o conhecimento que esta originou?Estas são perguntas feitas por todos os estudantes de ciências sociais, ciências políticas, comunicação e serviço social que se iniciam na metodologia da investigação e que nela têm de se lançar sozinhos.Esta edição ampliada responde ainda melhor às actuais necessidades académicas: • Os exemplos e as aplicações concretas incidem sobre questões relacionadas com os problemas da actualidade.• A recolha e a análise das informações abrangem tanto os métodos quantitativos como os métodos qualitativos.• São expostos procedimentos indutivos e dedutivos. -
Gramsci - A Cultura, os Subalternos e a EducaçãoGramsci, já universalmente considerado como um autor clássico, foi um homem e um pensador livre. Livre e lúcido, conduzido por uma racionalidade fria e implacável, por um rigor e uma disciplina intelectual verdadeiramente extraordinários. Toda a história da sua vida, a sua prisão nos cárceres fascistas, onde ficou por mais de dez anos, as terríveis provações físicas e morais que suportou até à morte, os confrontos duríssimos com os companheiros de partido, na Itália e na Rússia, o cruel afastamento da mulher e dos filhos, tudo isso é um testemunho da sua extraordinária personalidade e, ao mesmo tempo, da agitada e dramática página da história italiana, que vai do primeiro pós-guerra até à consolidação do fascismo de Mussolini. Gramsci foi libertado em 1937, após um calvário de prisões e graves doenças, que o levaram a morrer em Roma, no dia seguinte ao da sua libertação. Só anos mais tarde, no fim da segunda guerra e com o regresso da Itália à democracia, a sua obra começou a ser trabalhada e publicada.