Livro de referência sobre o Cinema Português, aqui se encontra repertoriada, para o período 1895-1961, a totalidade dos filmes de longa-metragem de ficção, bem como as principais curtas e médias- metragens. O Dicionário comporta ainda entradas traçando a carreira dos mais destacados realizadores, atores, diretores de fotografia, produtores, compositores musicais, argumentistas e outros técnicos. Num trabalho que se quer factual e rigoroso, o autor não esqueceu um olhar crítico sobre os objetos em análise. Um livro imprescindível a todos quantos se interessam pelo cinema ou pelas artes do espetáculo em geral.
Na geração de realizadores do Cinema Novo, José Fonseca e Costa foi aquele que melhor
soube equilibrar a vontade de um cinema de autor com a vontade de ter público. E foi um
grande cineasta de mulheres, mulheres que, no seu cinema, sempre tiveram um lugar de
destaque e de afecto, de paixão, de respeito e de fascínio, mesmo quando não tinham o
papel principal.
Livro de referência sobre o Cinema Português, aqui se encontram repertoriados, para o período 1989-2003, a totalidade dos filmes de longa-metragem de ficção, bem com as principais curtas e médias-metragens, quer as produzidas para cinema quer para televisão. O Dicionário comporta ainda entradas traçando a carreira dos mais destacados realizadores, actores, directores de fotografia, produtores, compositores musicais, argumentistas e outros técnicos. Num trabalho que se quer factual e rigoroso, o autor não esqueceu um olhar crítico sobre os objectos em análise. Um livro imprescindível a todos quantos se interessam pelo cinema ou pelas artes do espectáculo em geral.
Livro de referência sobre o Cinema Português, aqui se encontra repertoriada, para o período 1895-1961, a totalidade dos filmes de longa-metragem de ficção, bem como as principais curtas e médias metragens. O Dicionário comporta ainda entradas traçando a carreira dos mais destacados realizadores, atores, diretores de fotografia, produtores, compositores musicais, argumentistas e outros técnicos. Num trabalho que se quer factual e rigoroso, o autor não esqueceu um olhar crítico sobre os objetos em análise. Um livro imprescindível a todos quantos se interessam pelo cinema ou pelas artes do espetáculo em geral.