A magia não como especulação ou produto religioso, mas como forma primeira do pensamento humano, é o tema deste estudo clássico de Marcel Mauss. Ao investigar o uso da magia nas sociedades ditas primitivas e sua sobrevivência na atualidade como enquadramento de muitos dos nossos pensamentos e ações, Mauss propõe uma teoria geral da magia cuja influência e fascínio não pararam de aumentar desde a sua publicação em 1904. Uma viagem ao longo dos tempos, das civilizações, dos ritos, dos mitos e dos sacrifícios, «Esboço de Uma Teoria Geral da Magia» revela, como Claude Lévi-Strauss afirmou, a extraordinária modernidade da mente de um dos pensadores mais importantes do século XX.
Marcel Mauss apresenta-nos um estudo do fenómeno da dádiva entre os indígenas das Trobriand e os índios da América do Norte. Este ensaio, considerado justamente um clássico da antropologia, é precedido de um estudo introdutório à obra de Marcel Mauss elaborado por Claude Lévi-Strauss.
A magia não como especulação ou produto religioso, mas como forma primeira do pensamento humano, é o tema deste estudo clássico de Marcel Mauss. Ao investigar o uso da magia nas sociedades ditas primitivas e sua sobrevivência na atualidade como enquadramento de muitos dos nossos pensamentos e ações, Mauss propõe uma teoria geral da magia cuja influência e fascínio não pararam de aumentar desde a sua publicação em 1904.Uma viagem ao longo dos tempos, das civilizações, dos ritos, dos mitos e dos sacrifícios, Esboço de Uma Teoria Geral da Magia revela, como Claude Lévi-Strauss afirmou, a extraordinária modernidade da mente de um dos pensadores mais importantes do século XX.