Gestão Hoteleira - O produto, o serviço e as técnicas
A hotelaria é uma das principais atividades económicas e sociais do mundo e a gestão hoteleira a mais apaixonante das profissões turísticas. Em 2019, as unidades de alojamento em Portugal receberam praticamente 27 milhões de hóspedes (mais 7,3% do que no ano anterior) e, após a quase suspensão das atividades face à pandemia de COVID-19, espera-se uma recuperação a partir do segundo semestre de 2020.
Gestão Hoteleira - O produto, o serviço e as técnicas dirige-se a estudantes, podendo servir como um manual para várias disciplinas dos cursos nesta área, professores, investigadores e formadores. Destina-se também a todos os profissionais que desenvolvem o turismo e a hotelaria minuto a minuto, entre os quais se incluem operadores turísticos, colaboradores de agências de viagens, companhias aéreas e empresas de animação turística e organização de eventos, players públicos e privados com intervenção turística e/ou responsabilidades no desenvolvimento local, fornecedores e demais entidades que trabalham regularmente com os hotéis. Todos podem agora conhecer melhor as operações e estratégias que estes estabelecimentos desenvolvem e a importância do acolhimento hoteleiro no panorama turístico.
Ao abordar aspetos fundamentais para que os hotéis continuem a disponibilizar um produto de qualidade e a prestar um serviço e um atendimento personalizados, esta obra visa motivar todos estes intervenientes a promoverem intervenções de excelência nas operações hoteleiras, gerindo-as com eficácia e diferenciando-se dos demais. Assume-se, assim, como um importante contributo para o atual contexto hoteleiro, para a sua evolução qualitativa e para a sua efetiva recuperação na era pós-COVID-19, incluindo um capítulo sobre a gestão de crise na hotelaria.
Os temas abordados incluem:
·Turismo versus hotelaria
·O planeamento
·Gestão financeira
·O orçamento e o controlo de gestão
·Revenue management
·A manutenção, a segurança e a acessibilidade
·A qualidade
·Recursos humanos e equipas
·Marketing e vendas
·A direção hoteleira
·A gestão do produto e do serviço
·Gestão de crise na hotelaria
| Editora | Lidel |
|---|---|
| Categorias | |
| Editora | Lidel |
| Negar Chronopost e Cobrança | Não |
| Autores | Anabela Elias Almeida, Mafalda Almeida, Nuno Abranja |
-
Gestão de Agências de Viagem e TurismoOs produtores turísticos têm vindo a reduzir as comissões, provocando o consequente aumento dos preços praticados pelos intermediários. Por outro lado, esta redução de comissões prende-se também com as unidades de alojamento turístico, que veem nas novas tecnologias oportunidades de se aproximarem do cliente final, prescindindo dos intermediários.Face a esta situação aparentemente insustentável, surge a necessidade de conceptualizar, caracterizar e estudar a problemática do turismo, da viagem e do produto turístico, o exercício dos operadores turísticos e das agências de viagens tradicionais, o novo paradigma das agências de viagens virtuais e centrais de reservas. Aprofunda-se, também, as novas tecnologias de comunicação e informação adaptadas ao turismo, bem como a informação, a qualidade e o aproveitamento da internet, o e-Commerce e as redes sociais digitais ao serviço do turismo.São apresentadas opiniões de sete profissionais de turismo sobre a política de produto/serviço, de recursos humanos, parcerias, relações de negócios, comunicação social e formação, sobre a crise atual, as novas tecnologias e o futuro das agências de viagens e turismo. -
Veja em Si a Melhor Mulher do MundoVeja em Si A Melhor Mulher do Mundo pretende, em primeiro lugar, ser um hino para as mulheres, um cântico angelical dedicado a todas nós, um enorme grito de liberdade da nossa voz interior. Através de técnicas de coaching de vida e de coaching executivo, e finalmente, com a utilização de técnicas de PNL - Programação Neurolinguística - vai poder praticar exercícios de reflexão e chegar a conclusões fantásticas sobre o ser maravilhoso que já é. Os exercícios e os exemplos deste livro, ajudá-la-ão a entender o seu valor, a perceber que não está sozinha e, sobretudo, a estabelecer um plano de ação que a ajude a criar a sua (ainda) melhor versão. Com os testemunhos de mulheres reais perceberá que estamos todas no mesmo cruzeiro, que todas seremos sempre melhores, imperfeitamente lindas e maravilhosas à nossa maneira. A melhor mulher do mundo não é perfeita, mas é feliz.Deseja ser feliz?Decida agir e assumir a mulher maravilhosa que já é!
-
A Psicologia do DinheiroSer bem-sucedido com o dinheiro não tem necessariamente que ver com o que sabemos. E mudar hábitos é difícil, mesmo para pessoas muito inteligentes.O dinheiro - seja no investimento, nas finanças pessoais ou nas decisões de negócios - é normalmente explicado com base na matemática, em que fórmulas e dados nos dizem exatamente o que fazer. Mas na vida real as pessoas não tomam decisões financeiras a partir de uma folha de Excel. Fazem-no à mesa de jantar, numa sala de reuniões, e em tantas outras situações nas quais história pessoal - a nossa visão única do mundo -, ego, orgulho, marketing e incentivos estranhos se misturam.Em A Psicologia do Dinheiro, o multipremiado autor Morgan Housel partilha 19 histórias que exploram a estranha forma como as pessoas pensam sobre dinheiro e ensina-nos a compreender verdadeiramente um dos temas mais importantes das nossas vidas. -
Segredos da Mente Milionária - Aprenda a vencer transformando os seus conceitos sobre o dinheiro e adotando os hábitos das pessoas bem-sucedidas.Segredos da Mente Milionáriafoi escrito para todos aqueles que se questionam acerca do motivo pelo qual, certas pessoas trabalham arduamente durante anos para ganhar dinheiro e outras parecem enriquecer tão facilmente. Para o autor, tal não se deve a diferenças na educação, à inteligência,ao talento, a oportunidades, a métodos de trabalho, a contactos ou à sorte. A resposta está no modelo pessoal de dinheiro quetodos nós trazemos gravado no subconsciente.Para Eker, mesmo quando uma pessoa domina a área na qual se move profissionalmente, se o modelo de dinheiro que segue não estiver programado para um alto nível de sucesso, ele jamais enriquecerá.Neste livro, T. Harv Eker apresenta os princípios que regem uma mente milionária e um método infalível de administração do dinheiro. -
Bons HábitosMelhore como trabalha e se sente, criando bons hábitos.Todos temos hábitos. Alguns foram cuidadosamente construídos; outros simplesmente caímos neles. Alguns deles podem ajudar-nos a fazer o nosso trabalho ou a equilibrar os diversos aspetos das nossas vidas. Outros, contudo, podem atrasar-nos.Este livro explora como avaliar o seu comportamento para ver onde pode melhorar o seu humor e produtividade a um nível granular. Com recurso às mais recentes investigações psicológicas e conselhos práticos de especialistas em liderança, aprenderá a estabelecer hábitos saudáveis, a largar comportamentos tóxicos que o esgotam e a superar quaisquer bloqueios mentais que estejam a impedir a mudança. -
O Factor Humano na Decisão EmpresarialAs teorias financeiras ortodoxas ignoram as características pessoais dos gestores na tomada de decisões na empresa.Mas, quem já contactou com a realidade empresarial sabe que a personalidade dos gestores é fundamental nas escolhas realizadas. Na verdade, não são as empresas que tomam decisões; quem decide são os gestores que nelas trabalham.Neste livro mostra-se como o perfil psicológico e as experiências de vida dos gestores influenciam as suas decisões:- porque cometem erros de gestão?- porque se endividam?- porque distribuem dividendos?- porque adquirem outras empresas?- porque manipulam a informação e cometem fraudes?Conhecer a psicologia do gestor é essencial para compreender as suas escolhas e também para prever as decisões tomadas nas empresas concorrentes. -
As 48 Leis do PoderPara aqueles que querem ter poder, são espectadores do poder, ou querem escudar-se contra o poder…Há quem brinque com o poder e perca tudo num erro fatal. Há quem vá longe demais e quem não vá suficientemente longe. Há, no entanto, quem dê exactamente todos os passos certos e seja capaz de atrair a si o poder com uma perícia quase sobre-humana.Ao longo dos tempos, escritores e filósofos colocaram-se a seguinte pergunta: Quais as lições a aprender com os sucessos e fracassos dos nossos predecessores?Apesar de os vários escritos sobre poder a que hoje temos acesso se estenderem por um período de mais de três mil anos, constatamos que se repetem tendências e temas comuns - aqueles que apontam para uma essência de poder e que sugerem a existência de características capazes de regular o seu aumento. As 48 leis são intemporais e absolutas. -
Desistir - O Poder de Saber Quando Ir EmboraO sucesso não reside em insistir nas coisas. Reside em escolher a coisa certa na qual insistir, desistindo das restantes.Lancemos mãos à obra. Está na altura de reabilitar a desistência.Ao ler este livro, ficamos a saber porque é que a desistência deve ser celebrada e como é que esta pode transformar-se numa capacidade para desenvolver e enriquecer a nossa vida. -
Cálculo FinanceiroEsta obra tem por objectivo apresentar a lógica do raciocínio matemático na análise das operações financeiras de curto, médio ou longo prazo. As diversas matérias abordadas no livro são tratadas com a adequada profundidade teórica exigida à leccionação destas matérias no ensino superior, sem no entanto descuidar a vertente prática, tendo em atenção a sua utilização por um público menos exigente no desenvolvimento dos aspectos teóricos da matéria.Trata-se de uma obra didáctica que cobre as matérias fundamentais da disciplina de Cálculo Financeiro, o que a torna útil para a aprendizagem ou aprofundamento de conhecimentos dos responsáveis pela gestão financeira das organizações.Em todos os capítulos são apresentados exemplos retirados da realidade empresarial, por forma a facilitar uma melhor compreensão dos assuntos abordados.Inclui ainda dois formulários de consulta rápida, um para o cálculo financeiro e outro para o cálculo actuarial, a que se juntam as correspondentes tabelas, ainda muito úteis, apesar do desenvolvimento e fácil acesso aos meios computacionais. -
Gestão das OrganizaçõesAs organizações, em particular as empresas, defrontam-se actualmente com um ambiente global em permanente mudança, cada vez mais complexo, instável e imprevisível. Inovação, gestão do conhecimento, novas competências, descentralização, autonomia e colaboração são alguns dos vocábulos associadas às características da nova gestão que, em complexidade crescente, se traduz em novos desafios para os novos gestores, mas também para os docentes, alunos e candidatos a funções de gestão. Procurando ir ao encontro da nova realidade, nesta nova edição, além da actualização ou sistematização de alguns dos temas tratados em edições anteriores (com destaque para o planeamento, a motivação e as estruturas organizacionais) introduziu-se um novo capítulo sobre as tendências em gestão no século XXI e as competências exigidas aos novos gestores. Fundamentalmente pretende-se contribuir, ainda que modestamente, para uma melhor preparação dos interessados em atingir os melhores resultados nos crescentes, mas aliciantes, desafios colocados pela nova gestão. Edição totalmente a cores.