Este livro pretende contribuir para um aumento do conhecimento e compreensão de todos os interessados na evolução das organizações e das economias, resultante das contínuas revoluções industriais que o mundo enfrenta, com particular destaque para a atual 5ª revolução industrial, mais conhecida por indústria 5.0, que desenvolvem as suas funções em diferentes áreas de atividade, nomeadamente ao nível do ensino e investigação (estudantes de graduação e pós graduação), negócios, produção/manufatura, saúde, bem como outras áreas do setor dos serviços e da indústria.
CAROLINA MACHADO é Doutorada em Ciências Empresariais pela Universidade do Minho, onde é Professora Associada, Diretora do Departamento de Gestão e Responsável pela Área de Organização e Políticas Empresariais. É Editora Chefe do International Journal of Applied Management Sciences and Engineering, editora e autora de livros, capítulos de livros e artigos, nacionais e internacionais, na área da Gestão de Recursos Humanos.
J. Paulo Davim
J. PAULO DAVIM é Doutorado em Engenharia Mecânica pela Universidade do Porto (FEUP), Agregado pela Universidade de Coimbra e Doctor of Science (DSc) pela London Metropolitan University. É Eur Ing pela FEANI-Bruxelas e Fellow (FIET) pela IET-Londres. Actualmente é Professor na Universidade de Aveiro com interesse nas áreas da Engenharia Mecânica e Industrial.
O presente livro pretende descrever os fundamentos da ciência e tecnologia da maquinagem (corte por arranque de apara) de uma forma simples mas precisa. A maquinagem tem grande aplicação no fabrico dos moldes para plásticos, no fabrico de componentes para a indústria automóvel e em muitas outras indústrias de ponta. O conhecimento profundo da maquinagem é sem duvida uma aposta actual e de futuro para o desenvolvimento tecnológico.
Este livro pretende ajudar todos os que se interessam pela maquinagem. Alunos do ensino superior Universitário e Politécnico, de escolas tecnológicas e técnicos da indústria encontram aqui um texto em Português com os fundamentos da maquinagem.
Na obra 'Governança, ESG e Estrutura Organizacional', Rubens Ifraim Filho e Agliberto Alves Cierco confeccionaram um verdadeiro manual prático de implementação e manutenção da Governança e ESG aliadas aos aspectos da Estrutura Organizacional: dos princípios norteadores, contexto e explicações, à inserção nos mais variados desenhos, estruturas e novos arranjos e transformações organizacionais. Propõe-se, portanto, uma análise à luz de inovadora perspectiva tripartite. Do inglês, ESG consiste em Governança Ambiental, Social e Corporativa, conceito que avalia as operações das principais empresas conforme o impacto em três eixos da sustentabilidade - o Meio Ambiente, o Social e a Governança. Este livro atende claramente a uma demanda ferramental urgente da comunidade empresarial e demais stakeholders, pois pormenoriza um tema contemporâneo e absolutamente necessário, uma vez que as corporações são consistentemente avaliadas conforme o comprometimento mediante a tríade do acrônimo.