O eletrocardiograma (ECG) é um exame fundamental e transversal a várias especialidades médicas e outras áreas da saúde. A sua correta interpretação permite a identificação precoce de várias patologias, desencadeando investigações adicionais e a implementação de terapêuticas com impacto clínico e prognóstico. Apesar de a interpretação do ECG ser, por vezes, desafiante, exigindo um elevado nível de diferenciação e experiência, existem algumas red flags que não podem passar despercebidas. O presente livro visa constituir uma ferramenta prática e que permita simplificar a interpretação do ECG em diversos contextos clínicos.
Neste sentido, a metodologia adotada neste livro pretende ser útil a um amplo espectro de público, nomeadamente alunos de Medicina, alunos de outros cursos da área da Saúde, médicos internos em formação e especialistas de várias especialidades, sobretudo Cardiologia, Medicina Interna, Medicina Geral e Familiar, Medicina Desportiva, enfermeiros, técnicos de Cardiopneumologia, entre outros.
Especialista em Cardiologia; Cardiologista do Hospital da Luz Lisboa, onde é responsável pela Cardiologia Desportiva, médico do Human Performance Department do Sport Lisboa e Benfica e diretor clínico da Corsport; Professor Auxiliar Convidado do Departamento de Fisiopatologia da NOVA Medical School | Faculdade de Ciências Médicas da Universidade NOVA de Lisboa; Investigador do Chronic Diseases Research Center e do Comprehensive Health Research Centre da NOVA Medical School | Faculdade de Ciências Médicas da Universidade NOVA de Lisboa.
A epidemiologia é, atualmente, uma área fundamental na formação na área das ciências da saúde. Seja a nível laboratorial ou de saúde pública, as aplicações da epidemiologia são variadas, ajudando a compreender como se distribuem os fenómenos relacionados com a saúde e a doença e os seus determinantes. Resultado da prática de ensino da epidemiologia, este livro abrange os aspectos essenciais da epidemiologia, nomeadamente no que diz respeito ao método epidemiológico e aos seus pressupostos, aos principais desenhos de estudo e às medidas de frequência e de associação e risco. Aborda, ainda, as questões da causalidade em saúde. Com uma maior preponderância da epidemiologia observacional, analisam-se, ainda, as questões éticas inerentes à investigação epidemiológica e apresenta-se um guia prático para a elaboração de projetos de investigação tendo por base as orientações internacionais mais recentes.
Fornece conhecimentos integrados sobre o coração e o pulmão, integrando transversalmente as perspetivas médico-cirúrgicas e de intervenção para cada entidade clínica.
Visando retraçar, analisar e compreender a relação entre Bissaya-Barreto, a Medicina e Cirurgia, a presente tese parte de um quadro teórico e conceptual, incluindo o tema, a problemática, o objeto de estudo, a historiografia, fontes e metodologia, delimitação cronológica e estrutura.
A avaliação da ingestão alimentar requer a quantificação da porção de cada alimento consumido. Obteve-se a porção média de alimentos a partir de pesagens efetuadas por um grupo constituído por cinco nutricionistas.À semelhança da segunda, a presente edição do manual resulta da necessidade de adicionar novos alimentos e de reformular alguns valores de alimentos já apresentados. Adicionalmente, são apresentadas outras formas de apresentação, visando responder às necessidades demonstradas por utilizadores das edições anteriores, nas diferentes áreas de aplicação deste manual.