O actual contexto económico criou um forte incentivo para baixar custos. Os clientes estão cada vez mais hábeis a gerir o processo de compra em mercados B2B: pressionam as equipas de vendas e no momento seguinte exigem um desconto. Os vendedores que respondem com discursos vazios não conseguem lutar contra a inevitabilidade de vender o mesmo a um preço mais baixo. Os fornecedores que angariam dados tangíveis do valor económico que entregam aos seus clientes conseguem escapar da armadilha que implica discutir preço em ambientes fortemente competitivos.
Neste livro vamos aprender a fugir das armadilhas associadas à discussão do preço e iremos trabalhar para implementar uma nova filosofia de Marketing B2B que permite documentar e demonstrar o benefício entregue aos clientes. Esta abordagem permite dotar as empresas com uma vantagem competitiva efectiva e sustentável, que aumenta receitas e garante margem. Este processo de mudança procura, assim, assegurar a conversão de empresas que transaccionam bens indiferenciados em fornecedores de valor económico para os seus clientes.
A venda com base em valor económico tem sido adoptada com sucesso por muitas empresas de referência. Os resultados obtidos sugerem um conjunto de boas práticas que podem ser implementadas com sucesso em empresas que procuram activamente incrementar receitas provenientes dos seus clientes.
ANDRÉ VILARES MORGADO é Professor Associado de Marketing na AESE Business School. É Doutorado em Gestão pela Universidade de Lisboa, Executive MBA da AESE e Licenciado em Administração de Marketing pelo IPAM. Profissionalmente, trabalhou 10 anos na indústria das telecomunicações, em empresas como a Oni Telecom, a Siemens e a Nokia. É membro do Industrial Marketing and Purchasing Group.
O actual contexto económico criou um forte incentivo para baixar custos. Os clientes estão cada vez mais hábeis a gerir o processo de compra em mercados B2B: pressionam as equipas de vendas e no momento seguinte exigem um desconto. Os vendedores que respondem com discursos vazios não conseguem lutar contra a inevitabilidade de vender o mesmo a um preço mais baixo. Os fornecedores que angariam dados tangíveis do valor económico que entregam aos seus clientes conseguem escapar da armadilha que implica discutir preço em ambientes fortemente competitivos.
Neste livro vamos aprender a fugir das armadilhas associadas à discussão do preço e iremos trabalhar para implementar uma nova filosofia de Marketing B2B que permite documentar e demonstrar o benefício entregue aos clientes. Esta abordagem permite dotar as empresas com uma vantagem competitiva efectiva e sustentável, que aumenta receitas e garante margem. Este processo de mudança procura, assim, assegurar a conversão de empresas que transaccionam bens indiferenciados em fornecedores de valor económico para os seus clientes.
A venda com base em valor económico tem sido adoptada com sucesso por muitas empresas de referência. Os resultados obtidos sugerem um conjunto de boas práticas que podem ser implementadas com sucesso em empresas que procuram activamente incrementar receitas provenientes dos seus clientes.
Escrito numa linguagem acessível e objetiva, este manual pode ser usado em cursos de pós-graduação ou formação executiva em marketing internacional, mas também por empresários, gestores e público em geral que procurem ampliar os seus conhecimentos nesta área e estar a par dos desenvolvimentos mais recentes no campo do marketing e internacionalização. O manual foi pensado tendo em vista o desenvolvimento de programas de marketing globais eficazes e orientados para a ação.
O valor da abordagem usada reside em oferecer ao leitor um quadro analítico orientado para as decisões e para o desenvolvimento e implementação de programas globais de marketing, através da exposição, análise e avaliação dos referenciais teóricos mais relevantes e das decisões práticas relacionadas com o processo de internacionalização das empresas.VER POR DENTRO Ver página inteira