Marketing de Televisão, Rádio e Audiovisual
O setor dos media é um dos sectores fortemente afectados pelas mutações do mercado, enfrentando atualmente um conjunto de desafios que se prendem, fundamentalmente, com a passagem dos meios tradicionais para o digital e com a atual conjuntura económica desfavorável, numa era de grande fusão de informação.
Neste contexto, as empresas ligadas aos meios de comunicação audiovisuais têm de se adaptar às alterações do mercado e encontrar soluções inovadoras que lhes permitam captar o interesse dos anunciantes e da audiência, encontrando novas formas de financiamento para além da publicidade. O marketing surge assim como uma ferramenta imprescindível ao sucesso das empresas de media, pois uma empresa que implemente uma filosofia de gestão baseada no marketing consegue alcançar vantagens competitivas face à concorrência, lança produtos/serviços inovadores que representam uma proposta de valor para o cliente, tem maio probabilidade de obter a fidelização dos clientes e de atrair novos clientes. Desta forma, as estratégias de marketing podem ser decisivas para o sucesso e sustentabilidade do negócio das empresas de media.
| Editora | Media XXI |
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| Editora | Media XXI |
| Negar Chronopost e Cobrança | Não |
| Autores | Paulo Faustino |
João Paulo de Jesus Faustino tem um pós-doutoramento na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa e é investigador visitante da Tele-Information da Universidade de Columbia (NY). É cofundador do Mestrado em Comunicação e Gestão das Indústrias Criativas (iniciado no ano letivo 2017/2018) e professor do Departamento de Jornalismo e Comunicação Científica da Universidade do Porto (nestas faculdades leciona Marketing Cultural, Marketing Turístico, Media e Marketing de Indústrias Criativas, Gestão e Modelos de Negócios em Indústrias Criativas); é também codiretor, com Terry Flew, do JOURNAL OF CREATIVE INDUSTRIES AND CULTURAL STUDIES – JOCIS. É presidente não executivo da Formalpress/Media XXI - Publishing & Consulting Company - www.mediaxxi.com.
É também professor convidado da Escola Superior de Comunicação e Media, Instituto Politécnico de Lisboa, responsável pela disciplina de Gestão de Media (Mestrado em Jornalismo), fundador e codiretor do curso de pós-graduação em Indústrias Criativas - Estratégias, Políticas e Empreendedorismo. Paulo Faustino é professor convidado do Instituto Politécnico de Leiria, lecionando aulas de Gestão de Projetos de Empresas e Comunicação, Técnicas de Marketing e Publicidade (Licenciatura em Comunicação Social e Educação Multimédia); Marketing e Publicidade (Licenciatura em Recursos Humanos e Comunicação Organizacional); Marketing Cultural (Licenciatura em Turismo e Património); Comunicação de Marketing (Licenciatura em Marketing). Cofundador e diretor assistente do Mestrado em Media e Comunicação (neste curso ensina Administração e Empreendedorismo em Indústrias Criativas e Media).
Paulo Faustino é presidente da International Media Management Academic Association (IMMAA: www.immaa.org) e investigador visitante em várias universidades europeias e norte-americanas, a saber: Universidade de Stanford (EUA), Universidade do Norte do Texas (EUA), Universidade Fordham (EUA), Universidade de Suffolk (EUA), Universidade de Jönköping (Suécia), Universidade de Oxford (Reino Unido), Universidade de Manchester (Reino Unido), Universidade de Navarra (Espanha) e Universidade Complutense de Madrid (Espanha). Paulo Faustino ensina Marketing de Media, Gestão, Economia e Políticas Públicas em programas de licenciatura, mestrado e doutoramento em universidades nacionais e internacionais.
É Professor Visitante em várias universidades internacionais, nomeadamente no Brasil (Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Universidade do Rio do Vale do Sinos), Macau/China (Instituto Politécnico de Macau e Universidade de San José), Rússia (Universidade Estadual de Lomonsov; Universidade Nacional de Pesquisa), Suíça (Universidade de Friburgo). Foi professor de Economia Mediática Portuguesa, integrado no Mestrado em Comunicação pela Universidade Católica de Lisboa (aqui coordenou também um Mestrado em Media e Entretenimento). Concluiu o seu PhD em Gestão de Media na Universidade Complutense de Madrid, Faculdade de Comunicação (com Cum Laude) em cooperação com a Universidade de Jönköping (Suécia). Paulo Faustino é Mestre em Sociologia Económica e Organizacional pela Universidade Técnica de Lisboa e licenciado em Gestão de Recursos Humanos. Também concluiu Cursos Avançados em Administração de Media e Entretenimento (da Anderson School of Management - Universidade da Califórnia, Los Angeles) e Gestão de Publicações (Universidade de Stanford, onde foi membro do Conselho Consultivo de Ex-Alunos).
Paulo Faustino foi membro do conselho e cofundador da European Association of Media Management Education (EMMA), bem como parte dos conselhos científicos de eventos académicos internacionais relevantes, como a World Media Economics Conference, por exemplo. Anteriormente, trabalhou cerca de 20 anos em cargos relevantes na indústria de media e foi adjunto do secretário de Estado e ministro da Presidência do XV e XVI Governos Constitucionais. Realizou trabalhos de consultoria para várias instituições privadas e públicas, como o Banco Mundial e a Entidade Reguladora dos Media Portugueses; foi Secretário Geral da Confederação Portuguesa dos Media.
Foi também conselheiro executivo da Lusomundo Media (antigo grupo de media do grupo Portugal Telecom). Além disso, foi vice-presidente da Associação Portuguesa de Imprensa, presidente do Observatório da Comunicação e membro do conselho do Centro de Formação Profissional em Jornalismo (Cenjor). É autor e coautor de nove livros e cerca de vinte artigos científicos publicados em periódicos nacionais e internacionais, além de livros sobre economia mediática, políticas públicas e gestão. É membro do conselho editorial das seguintes revistas: The International Media Management Journal; Journal of Innovative Marketing; Journal of Spanish Language Media; Brands Trends Journal e Journal of Journalism and Mass Communication; Journal of Creative Industries and Cultural Studies.
Paulo Faustino participou em várias conferências e cursos internacionais como professor, orador, presidente, moderador e mesas redondas integradas nos seguintes países: Angola, Moçambique, Canadá, EUA, Brasil, China, Suíça, Alemanha, Sérvia, Japão, Reino Unido, Rússia, Hungria, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Espanha, França, Grécia, Polónia, África do Sul e Austrália. Faustino é um dos pesquisadores e professores internacionais mais dinâmicos no campo da Economia e Gestão de Media. A sua investigação centra-se nos Estudos das Indústrias dos Media e Criativas, nomeadamente: Concentração de Propriedade, Políticas Públicas, Economia, Empreendedorismo, Gestão e Marketing nas Indústrias Criativas e nos Negócios dos Media.
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Estratégias, Economia e Administração de Empresas de Mídia e CriativasO livro traz uma ampla análise do mercado de media feita por académicos portugueses e brasileiros e é de particular importância, pois ajuda a preencher uma lacuna existente no Brasil relacionada com o estudo da microeconomia e gestão de media. Interessante para profissionais, empresários e estudiosos de media e indústrias criativas, bem como para pessoas ligadas à atividade política na área de comunicação e cultura, a obra sugere uma abordagem atual e necessária de uma área que tem centralidade na produção simbólica e económica no cenário contemporâneo. Dividida em três partes, o livro é composto por 15 capítulos que tratam temas como o modelo de negócios de sites de notícias regionais, a migração para multiplataformas enquanto estratégia de sobrevivência dos impressos, pluralidade e regulação de media, a comunicação não comercial brasileira, a marca Rock in Rio, as estratégias do brand Globo Rural, o funcionamento das TVs Legislativas municipais do Estado do Rio de Janeiro, telejornalismo regional e blogs de moda feminina, entre outros. -
Economia e Concentração dos MediaOs anos de transição entre os séculos XX e XXI foram determinantes para os mercados de comunicação. Neste período, acentuou-se o poder dos grupos produtores e distribuidores de informação e de entretenimento, ao mesmo tempo que se expandiram os nichos de mercado, acompanhando o crescimento da Internet, a digitalização de conteúdos e as novas tecnologias. Por outro lado, intensificaram-se os movimentos de concentração da propriedade dos meios, permitindo a emergência de grandes conglomerados de media, resultantes de aquisições de empresas menores, de fusões e de investimentos em vários segmentos de mercado. Com um poder crescente, estes conglomerados atuam em diversos segmentos, centrando a sua ação em variados públicos e distribuindo conteúdos que geram lucros notáveis.Este livro reúne um conjunto de artigos que abordam temáticas estreitamente ligadas entre si - economia e concentração dos media, estratégias e dinâmicas do mercado e publicidade -, tentando expor o modo como as empresas têm vindo a ajustar-se ao novo panorama, como estão a reagir às novas tecnologias e como criam estratégias para superar as dificuldades que surgem. -
Pluralismo dos Media Indicadores de Mercado e Grupos EmpresariaisO pluralismo, encarado como um ideal do mundo contemporâneo, incide sobre diversas esferas da sociedade actual. Contudo, adquire especial importância quando aplicado ao âmbito dos media, uma vez que funciona como base do direito à informação e da liberdade de imprensa. O pluralismo dos media contribui para uma sociedade mais igualitária e mais justa, tornando-se, deste modo, um imperativo democrático da sociedade contemporânea, sobretudo tendo em consideração o contexto da atual era digital. Este livro começa por abordar, na Parte I, os novos media e a evolução do pluralismo, passando de seguida, na Parte II, para a análise do quadro regulador europeu. A parte III diz respeito ao quadro analítico da situação em alguns países europeus, como o Reino unido, França e Itália. A parte IV é referente ao quadro regulador do sector dos media em Portugal, enquanto a Parte V estuda a caracterização e propriedade dos media no contexto nacional. Por último, na Parte VI é feita uma síntese analítica dos índices de concentração dos media portugueses, de forma a aferir a situação do pluralismo em Portugal. -
Políticas e Dinâmicas no Mercado Ibero-Americano dos MediaÀ medida que as dinâmicas de mercado se intensificam, o tema da economia e gestão dos media ganha uma importância crescente, sendo cada vez mais estudado a nível internacional. Este livro, coordenada por Paulo Faustino, constitui o primeiro de três volumes, e resulta da compilação de vários artigos, da autoria de conceituados investigadores da área da Economia dos Media, apresentados no Painel Ibérico e Latino-Americano da 8ª Conferência Mundial de Economia e Gestão dos Media (WMEMC), decorrida em Lisboa, em 2008. Os capítulos do livro estão estruturados por país de origem (Portugal, Espanha e Brasil). Esta obra representa um passo em frente na divulgação dos estudos na área da Economia e Gestão dos Media, campo ainda com um longo caminho a percorrer. -
Indústrias Criativas, Media e ClustersAs indústrias culturais ao estimularem, por um lado, a democratização da cultura e da arte, e por outro, o desenvolvimento da economia, assumem uma importância crescente. Apesar de carecerem de uma definição rígida, as indústrias criativas congregam, entre outras áreas, as actividades relacionadas com cinema, teatro, publicidade, artes plásticas, rádio, TV, Museus, etc. A indústria livreira ou jornalística é parte integrante das indústrias criativas, sendo que os Media estabelecem com as indústrias criativas uma relação de dependência mútua. -
Políticas Públicas, Estado e MediaNeste contexto de constante transformação, em que os Media tradicionais têm vindo a perder o seu anteriormente incontestado poder de influência e em que o consumidor tem vindo a tornar-se cada vez mais activo, emergem algumas questões fundamentais: qual o papel do Estado na comunicação social? Que tipo de políticas públicas têm sido aplicadas num sector altamente competitivo, como o dos media? Francisco Rui Cádima e Paulo Faustino apresentam-nos nesta obra uma reflexão sobre o papel que as instituições públicas desempenham na actividade dos Media, quer numa perspectiva de apoio directo, através de subsídios, quer através de legislação e de políticas sectoriais, com vista a facilitar as sucessivas transformações que vão ocorrendo neste sector altamente volátil e intervindo no debate que está agora aberto na sociedade portuguesa. -
Managing Media EconomyThis book analyses the media industry’s external and internal environment that includes the economic, managerial and marketing environment of the media business and industry as well as online media credibility, digital convergence, social media platform, media production, content and usability. This is intended to underline the complex and multifaceted nature of media economics, business and industry. Moreover, the major premise of this book is twofold: To point out that there is the need for all media firms and consumers to strategize in response to the arrival of new, digital, broadband, web, wireless and mobile media. The focus means a more realistic, detailed, integrated and holistic approach to media industry studies; To adopt and appropriately adapt relevant business frameworks and concepts for the economic and technological analysis of media markets. -
A Imprensa em PortugalEste livro marca o início da edição de livros da Colecção Media XXI sobre a área da comunicação e sociedade da informação. Aborda alguns aspectos característicos das principais mudanças ocorridas, nos últimos trinta anos, em Portugal (mas inseridas num contexto global), com impactos ao nível das empresas e dos produtos jornalísticos. Contudo, os conteúdos do livro centram-se mais em temas actuais relacionados não só com a actividade jornalística e empresarial da imprensa, mas também com a sociedade em geral, nomeadamente o processo e conteúdo das mudanças (políticas, sociais, económicas, tecnológicas, entre outras) com impactos na actividade dos media e na estrutura da sociedade. Este livro dirige-se a quem pretende conhecer e aprofundar aspectos particularmente relevantes, inerentes à vertente jornalística e empresarial dos media. Os públicos–alvo deste livro são não só os profissionais e estudantes da área da comunicação, como também os consumidores de informação – especialmente os leitores de jornais e de revistas – que desejam acompanhar e compreender melhor a complexa e importante actividade dos media. Neste contexto, o livro pode suscitar interesse profissional e intelectual a todos aqueles que desejam completar os seus conhecimentos sobre o fascinante mundo da comunicação, não porque lhes traga respostas concretas para o sucesso profissional ou empresarial, mas sobretudo porque é importante que todos os cidadãos, governos, empresas, profissionais e estudantes do sector estejam cada vez mais conscientes de que os meios de comunicação podem, efectivamente, contribuir para a existência de uma sociedade mais livre e solidária. -
Inovação, Gestão, Marketing e Tendências no Mercado do LivroEste livro de Paulo Faustino pretende fazer-nos perceber que o mundo do livro estará sempre presente. Existirá sempre, seja nas relações entre editores e leitores ou distribuidores entre outras relações que se estabelecem na produção de um livro até chegar às mãos do destinatário. Diversas são as etapas, mas também diversos são os desafios a enfrentar no dia-a-dia e com a evolução dos tempos. Uma editora tem de ter sempre a capacidade de adaptação inovando o seu produto, o marketing e a distribuição.
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A Psicologia do DinheiroSer bem-sucedido com o dinheiro não tem necessariamente que ver com o que sabemos. E mudar hábitos é difícil, mesmo para pessoas muito inteligentes.O dinheiro - seja no investimento, nas finanças pessoais ou nas decisões de negócios - é normalmente explicado com base na matemática, em que fórmulas e dados nos dizem exatamente o que fazer. Mas na vida real as pessoas não tomam decisões financeiras a partir de uma folha de Excel. Fazem-no à mesa de jantar, numa sala de reuniões, e em tantas outras situações nas quais história pessoal - a nossa visão única do mundo -, ego, orgulho, marketing e incentivos estranhos se misturam.Em A Psicologia do Dinheiro, o multipremiado autor Morgan Housel partilha 19 histórias que exploram a estranha forma como as pessoas pensam sobre dinheiro e ensina-nos a compreender verdadeiramente um dos temas mais importantes das nossas vidas. -
Segredos da Mente Milionária - Aprenda a vencer transformando os seus conceitos sobre o dinheiro e adotando os hábitos das pessoas bem-sucedidas.Segredos da Mente Milionáriafoi escrito para todos aqueles que se questionam acerca do motivo pelo qual, certas pessoas trabalham arduamente durante anos para ganhar dinheiro e outras parecem enriquecer tão facilmente. Para o autor, tal não se deve a diferenças na educação, à inteligência,ao talento, a oportunidades, a métodos de trabalho, a contactos ou à sorte. A resposta está no modelo pessoal de dinheiro quetodos nós trazemos gravado no subconsciente.Para Eker, mesmo quando uma pessoa domina a área na qual se move profissionalmente, se o modelo de dinheiro que segue não estiver programado para um alto nível de sucesso, ele jamais enriquecerá.Neste livro, T. Harv Eker apresenta os princípios que regem uma mente milionária e um método infalível de administração do dinheiro. -
NovidadeBons HábitosMelhore como trabalha e se sente, criando bons hábitos.Todos temos hábitos. Alguns foram cuidadosamente construídos; outros simplesmente caímos neles. Alguns deles podem ajudar-nos a fazer o nosso trabalho ou a equilibrar os diversos aspetos das nossas vidas. Outros, contudo, podem atrasar-nos.Este livro explora como avaliar o seu comportamento para ver onde pode melhorar o seu humor e produtividade a um nível granular. Com recurso às mais recentes investigações psicológicas e conselhos práticos de especialistas em liderança, aprenderá a estabelecer hábitos saudáveis, a largar comportamentos tóxicos que o esgotam e a superar quaisquer bloqueios mentais que estejam a impedir a mudança. -
O Factor Humano na Decisão EmpresarialAs teorias financeiras ortodoxas ignoram as características pessoais dos gestores na tomada de decisões na empresa.Mas, quem já contactou com a realidade empresarial sabe que a personalidade dos gestores é fundamental nas escolhas realizadas. Na verdade, não são as empresas que tomam decisões; quem decide são os gestores que nelas trabalham.Neste livro mostra-se como o perfil psicológico e as experiências de vida dos gestores influenciam as suas decisões:- porque cometem erros de gestão?- porque se endividam?- porque distribuem dividendos?- porque adquirem outras empresas?- porque manipulam a informação e cometem fraudes?Conhecer a psicologia do gestor é essencial para compreender as suas escolhas e também para prever as decisões tomadas nas empresas concorrentes. -
As 48 Leis do PoderPara aqueles que querem ter poder, são espectadores do poder, ou querem escudar-se contra o poder…Há quem brinque com o poder e perca tudo num erro fatal. Há quem vá longe demais e quem não vá suficientemente longe. Há, no entanto, quem dê exactamente todos os passos certos e seja capaz de atrair a si o poder com uma perícia quase sobre-humana.Ao longo dos tempos, escritores e filósofos colocaram-se a seguinte pergunta: Quais as lições a aprender com os sucessos e fracassos dos nossos predecessores?Apesar de os vários escritos sobre poder a que hoje temos acesso se estenderem por um período de mais de três mil anos, constatamos que se repetem tendências e temas comuns - aqueles que apontam para uma essência de poder e que sugerem a existência de características capazes de regular o seu aumento. As 48 leis são intemporais e absolutas. -
NovidadeDesistir - O Poder de Saber Quando Ir EmboraO sucesso não reside em insistir nas coisas. Reside em escolher a coisa certa na qual insistir, desistindo das restantes.Lancemos mãos à obra. Está na altura de reabilitar a desistência.Ao ler este livro, ficamos a saber porque é que a desistência deve ser celebrada e como é que esta pode transformar-se numa capacidade para desenvolver e enriquecer a nossa vida. -
Cálculo FinanceiroEsta obra tem por objectivo apresentar a lógica do raciocínio matemático na análise das operações financeiras de curto, médio ou longo prazo. As diversas matérias abordadas no livro são tratadas com a adequada profundidade teórica exigida à leccionação destas matérias no ensino superior, sem no entanto descuidar a vertente prática, tendo em atenção a sua utilização por um público menos exigente no desenvolvimento dos aspectos teóricos da matéria.Trata-se de uma obra didáctica que cobre as matérias fundamentais da disciplina de Cálculo Financeiro, o que a torna útil para a aprendizagem ou aprofundamento de conhecimentos dos responsáveis pela gestão financeira das organizações.Em todos os capítulos são apresentados exemplos retirados da realidade empresarial, por forma a facilitar uma melhor compreensão dos assuntos abordados.Inclui ainda dois formulários de consulta rápida, um para o cálculo financeiro e outro para o cálculo actuarial, a que se juntam as correspondentes tabelas, ainda muito úteis, apesar do desenvolvimento e fácil acesso aos meios computacionais. -
Gestão das OrganizaçõesAs organizações, em particular as empresas, defrontam-se actualmente com um ambiente global em permanente mudança, cada vez mais complexo, instável e imprevisível. Inovação, gestão do conhecimento, novas competências, descentralização, autonomia e colaboração são alguns dos vocábulos associadas às características da nova gestão que, em complexidade crescente, se traduz em novos desafios para os novos gestores, mas também para os docentes, alunos e candidatos a funções de gestão. Procurando ir ao encontro da nova realidade, nesta nova edição, além da actualização ou sistematização de alguns dos temas tratados em edições anteriores (com destaque para o planeamento, a motivação e as estruturas organizacionais) introduziu-se um novo capítulo sobre as tendências em gestão no século XXI e as competências exigidas aos novos gestores. Fundamentalmente pretende-se contribuir, ainda que modestamente, para uma melhor preparação dos interessados em atingir os melhores resultados nos crescentes, mas aliciantes, desafios colocados pela nova gestão. Edição totalmente a cores.