Marketing Verde
16,40 €
Envio previsto até
Veja este livro por dentro
O final do século XX pautou-se por uma maior tomada de consciência das questões ecológicas e do desenvolvimento sustentável. Neste início de século, os consumidores, mais atentos e informados do que nunca, escolhem as marcas que melhor compatibilizam os seus interesses com os do ambiente/sociedade que o rodeia.
Os novos «consumidores verdes» constituem um mercado em crescimento que importa caracterizar e satisfazer. Mas como? Como identificar esses consumidores e perceber o que querem? Como podem as marcas veicular urna mensagem e imagem adequadas? O que tem falhado em certas «estratégias verdes» e quais os grandes casos de sucesso? Que ferramentas tem o «marketing verde» à sua disposição?
Neste livro, os autores esboçam o contexto do aparecimento desta tendência, sistematizam os dados que actualmente possuímos e oferecem diversas respostas a questões prementes.
| Editora | Actual Editora |
|---|---|
| Coleção | Marketing |
| Categorias | |
| Editora | Actual Editora |
| Negar Chronopost e Cobrança | Não |
| Autores | Reinaldo Proença, Teresa Paiva |
Reinaldo Proença
REINALDO PROENÇA é doutorado em Marketing/Comportamento do Consumidor pela Universidade de Glasgow. No âmbito do programa doutoral, foi galardoado na 26th European Marketing Academy Conference (EMAC), em 1997, com o "Award for the Best Thesis Proposal", sendo, até à data, o único português a obter tal prémio.
Licenciou-se no ISCTE, onde, em 1989/90, já como docente de diversas disciplinas de Marketing, concluiu a parte escolar do seu mestrado em Ciências Empresariais (1.ª edição), tendo defendido a sua dissertação no ano seguinte.
Nos diversos cargos de coordenação académica que desempenhou nas últimas duas décadas no ISCTE, é de destacar a criação, implementação e direcção do primeiro doutoramento em Gestão/Especialização em Marketing existente no país. Autor de diversos escritos científicos e empresariais, tem sido convidado para apresentar comunicações na área de Marketing, em Portugal e no estrangeiro.
Teresa Paiva
TERESA PAIVA é doutorada em Gestão, pelo ISCTE, sendo a sua área de especialidade o Marketing/ comportamento do consumidor. Dirige actualmente a Unidade de Investigação para o Desenvolvimento do Interior (UDI) do Instituto Politécnico da Guarda (IPG), onde é docente desde 1991 na Unidade Técnico Científica de Gestão e Economia. No campo do ensino tem desenvolvido diferentes actividades para além da leccionação de unidades curriculares na área da Gestão e do Marketing. É a co-
responsável do Laboratório de Marketing do IPG, centro de âmbito científico, pedagógico e de prestação de serviços na área, e é a responsável pela TrendsAcademy observatório de inovação e tendências em parceria com a empresa AYR.
Investigadora no campo do comportamento do «consumidor verde», colabora desde 2005 com a imprensa online como colunista sobre esta temática. Tem publicado diversos trabalhos científicos e foi oradora em diferentes conferências nacionais e internacionais neste âmbito, participando em 2010 na TEDx Coimbra.
Livros dos mesmos Autores
Ver Todos
-
Dormir é Bom, Dormir Faz BemPlano Nacional de Leitura Livro recomendado para o 2º ano de escolaridade, destinado a leitura orientada. Há dezenas de estudos que comprovam aquilo que a professora Helena Rebelo Pinto e a neurologista Teresa Paiva há muito vêm dizendo: o sono é bom e faz bem. Mais. Segundo as autoras deste livro, a questão do sono é uma questão da maior importância, não só ao nível da saúde, mas também do sucesso escolar e da sociabilidade. Feito de lengas-lengas, por ser uma modalidade de fácil apreensão e retenção por parte das crianças, e de imagens que surpreendem a cada página, este é um livro destinado a todos os pais e educadores preocupados com a boa prática de ter sempre o sono em dia. -
Bom Sono, Boa Vida - Edição RevistaTeresa Paiva estuda o sono há mais de vinte anos e desde então tem dedicado a sua vida a estudar e a ensinar a dormir melhor. As doenças do sono são universais e com grande impacto socioeconómico numa cultura que valoriza o trabalho e despreza o dormir bem, fundamental para uma vida equilibrada e saudável. Da simples insónia, um dos problemas mais comuns das sociedades actuais, às síndromes mais raras como as pernas inquietas ao acto de comer nocturno, aos casos de violência durante o sono, Teresa Paiva guia-nos por uma viagem à volta de noites em branco, das suas consequências e dos resultados positivos, possíveis quando são tratados medicamente. É possível, e fundamental, dormir melhor. Aprenda como. -
O Meu Sono e Eu - Mitos e FactosA experiência individual e coletiva do sono tem conduzido, ao longo de séculos, a múltiplas interpretações empíricas. As crenças e os mitos são por isso inevitáveis. Numa época de conhecimento teoricamente globalizado observa-se que o crescimento de uma maior literacia sobre o sono cresce a par de falsas verdades, falsas soluções absolutas e, pior ainda, erros difundidos como verdades.Como o sono é considerado o terceiro pilar da saúde, importa conhecer bem as suas funções, os riscos que resultam de ser mal gerido ou mal dormido, e também os enormes benefícios que nos traz.Um livro útil que vem desmistificar e clarificar muitas inverdades sobre o sono, que é um património inestimável. Durma bem para viver melhor!
Top Vendas da categoria
Ver Todos
-
As 48 Leis do PoderPara aqueles que querem ter poder, são espectadores do poder, ou querem escudar-se contra o poder…Há quem brinque com o poder e perca tudo num erro fatal. Há quem vá longe demais e quem não vá suficientemente longe. Há, no entanto, quem dê exactamente todos os passos certos e seja capaz de atrair a si o poder com uma perícia quase sobre-humana.Ao longo dos tempos, escritores e filósofos colocaram-se a seguinte pergunta: Quais as lições a aprender com os sucessos e fracassos dos nossos predecessores?Apesar de os vários escritos sobre poder a que hoje temos acesso se estenderem por um período de mais de três mil anos, constatamos que se repetem tendências e temas comuns - aqueles que apontam para uma essência de poder e que sugerem a existência de características capazes de regular o seu aumento. As 48 leis são intemporais e absolutas. -
Cálculo e Processamento SalarialEm Portugal não existe uma estabilização laboral e fiscal, obrigando os técnicos de processamento salarial a manter uma atualização constante de conhecimentos. Esta edição integra as mais significativas alterações ocorridas recentemente, como as que se referem ao Código do Trabalho, à Agenda do Trabalho Digno, em vigor desde 01 de maio de 2023, e ao OE 2024. Acompanhamos com especial atenção as regras e os cálculos das pensões para 2023 e 2024, o reforço de modalidades de trabalho (teletrabalho) com a introdução de meios digitais e toda a legislação de suporte na aplicação e contabilização de custos que as empresas podem ter a liquidar mensalmente com os trabalhadores, isentas de IRS e TSU.Esta 6.ª edição atualizada realça a relação das empresas com a entrada em vigor da Lei n.º 13/2023 de 03 de abril, entre outros diplomas. Foram criados mais casos práticos que possibilitassem a orientação prática na aplicação da lei. Contém as principais novidades fiscais com impacto no processamento salarial das empresas, nomeadamente o IRS jovem, o Programa Regressar, aumentos salariais com incentivos fiscais para os trabalhadores e empresas, novos limites de tributação para as ajudas de custo e pagamento ao quilómetro, subsidiação de rendas, pagamento de passes sociais e bilhética com majoração de IRC, entre outras. Aborda também as alterações ao Fundo de Compensação do Trabalho e ao Fundo de Garantia de Compensação do Trabalho.· Noções de Processamento Salarial· Contrato Individual de Trabalho e Desvinculação Laboral· Horários de Trabalho. Regime de Adaptabilidade. Banco de Horas. Trabalho Suplementar· Faltas Justificadas Com e Sem Remuneração versus Injustificadas/Férias/Feriados· Proteção Social no Âmbito da Segurança Social· Flexissegurança e as Alterações ao Código do Trabalho" -
Fundamentos de MarketingO marketing é uma técnica de gestão utilizada atualmente pela maior parte das empresas. Aquelas que se alheiam e não dominam esta prática correm o risco de se verem desfasadas das necessidades e interesses do mercado onde atuam, estagnado e perdendo a corrida no competitivo jogo empresarial. O que é exatamente o marketing, qual o seu domínio de ação, quais as suas principais variáveis, os seus objetivos, as suas estratégias e quais os meios e técnicas a que recorre são alguns dos temas que, em linguagem simples, clara e objetiva, este livro expõe. Aqui, os interessados poderão adquirir os conceitos e técnicas fundamentais, esclarecer as suas dúvidas e encontrar elementos de investigação que permitirão tomadas de decisão criteriosas nos desafios com que as empresas se confrontam no seu quotidiano na gestão de marketing. Este livro não se destina a especialistas na matéria, mas sim a todos aqueles que pretendam dar os primeiros passos no conhecimento e aprendizagem do marketing, em especial, alunos de gestão e de comunicação social, bem como dirigentes de pequenas e médias organizações que pretendam desenvolver as suas próprias iniciativas, controlando-as, medindo-as e quantificando os seus resultados.Vários -
Marketing de ServiçosA evolução das sociedades tem sido acompanhada pela diversificação das necessidades e dos comportamentos dos vários agentes económicos. Recentemente, os avanços estão essencialmente correlacionados com os impactos resultantes da globalização e da inovação tecnológica. Diferentes hábitos de consumo e novos modelos de gestão contribuem para que um número crescente de funções, originariamente desempenhadas pelos próprios indivíduos e organizações, sejam efetuadas por terceiros. Surgem, assim, outros agentes económicos que, ao desempenharem essas tarefas, as transformam em oportunidades de negócio, contribuindo deste modo para a proliferação de empresas de serviços e para a expansão e importância deste setor nas economias das sociedades modernas. Com efeito, os serviços apresentam atualmente um peso relevante no PIB destas economias, encontrando-se direta ou indiretamente presente na maioria das atividades económicas e relações de troca, mesmo quando o objeto destas relações não seja diretamente o serviço. Como objeto específico da transação, ou até mesmo como mero complemento diferenciador de um produto, os serviços e o marketing a estes associados têm sido alvo de estudo e atenção particular. De facto, dada a natureza e as características intrínsecas dos serviços, o marketing assumiu neste âmbito um estatuto de prática e de disciplina de estudo autónoma. Ao serem reconhecidas as características que distinguem os serviços dos bens de consumo, o Marketing de Serviços emerge por forma a proporcionar uma visão distinta e própria da gestão de marketing neste setor de atividade, através de um conjunto de princípios e de abordagens específicas e essenciais. Partindo dessa realidade observada, o presente livro pretende abordar de forma objetiva e rigorosa, os diversos aspetos relacionados com o Marketing de Serviços, constituindo um elemento de consulta para todos aqueles que se interessam pelo Marketing, particularmente pela problemática desta vertente específica cada vez mais relevante. -
Tudo O Que Pensar, Pense Ao ContrárioTudo o que pensar, pense o contrário é uma audaciosa abordagem ao modo como habitualmente encaramos o trabalho e o nosso mundo. Paul Arden apresenta neste livro observações espirituosas, aforismos e paradoxos ousados, deixando de lado qualquer concelho enfadonho, tudo isto com o objetivo de questionar o que se considera o «senso comum». -
Dar a Volta ao TextoEm Dar a volta ao texto, Martim Mariano reúne tudo o que aprendeu ao longo de 15 anos de experiência como copywriter e criador de conteúdos, e que ensina regularmente nos seus workshops: escrever bem, de modo eficaz e de forma persuasiva. -
O Controlo de Gestão- Ao Serviço da Estratégia e dos GestoresO sistema de controlo de gestão deve ser entendido como fator de desenvolvimento da empresa, na medida em que, afetando o comportamento dos gestores, os alinha no sentido da implementação da estratégia. Neste sentido, deve envolver todos os membros da organização por forma a melhorar os desempenhos individuais e organizacionais. Um adequado sistema de controlo de gestão ajuda a empresa a ter sucesso, pelo que urge divulgar os seus objetivos e as suas técnicas. É isso que nos propomos fazer com a publicação das ideias expressas neste livro. Consideramo-las como um contributo importante para o desenvolvimento da gestão e, que por isso, não poderíamos mantê-las num círculo restrito.