The book is composed by six chapters which cover the topics usually addressed in a course of Mathematics of Finance: value of money in time; interest rates; equations of value; annuities; amortization of loans and sinking funds; and bonds.
In addition to the basic theoretical principles related to each topic, all the Chapters include a set of solved exercises, explained in a direct and simple mode.
Therefore, this book must be helpful for all the individuals dealing with financial matters.
Ana Paula Quelhas currently teaches Mathematics of Finance, Financial Risk Analysis, and Portfolio Management at Polytechnic Institute of Coimbra.
She has a graduation in Economics, a Master degree in Social Policy, and a PhD in Management with specialization in Finance.
She had published several monographs and some papers in scientific journals. The longevity and investment risk of pension funds is her main topic of research.
Licenciada em Economia e mestre em Sociologia pela Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra.
É professora adjunta no ISCAC, onde leciona unidades curriculares da área das Finanças aos cursos de licenciatura do ISCAC, à pós-graduação em Gestão da Actividade Imobiliária e ao mestrado em Análise Financeira.
É membro de comissões coordenadoras de cursos leccionados no ISCAC. Já editou várias monografias e apresentou trabalhos científicos em eventos de âmbito internacional.
No presente, desenvolve investigação na área dos fundos de pensões, tendo em vista a realização de doutoramento em Gestão especialização em Finanças.
No passado recente, ao embalo da tendência observada na generalidade dos países da Europa Ocidental, foram introduzidas, no nosso país, modificações profundas no sistema de Segurança Social, mormente no que concerne à metodologia de cálculo do valor das pensões. A adopção de tais medidas deixa antever a redução significativa dos rendimentos futuros e o consequente desenvolvimento dos esquemas privados de previdência, a título de complemento das prestações de reforma auferidas no âmbito do sistema público. Porém, o denominado risco de longevidade - consequência do envelhecimento demográfico que, grosso modo, se observa desde meados da década de 80 do século XX -, afecta tanto a sustentabilidade dos sistemas públicos como a solvência dos esquemas de pensões privados.O presente texto tem como objectivo apresentar e discutir os aspectos financeiros e actuariais subjacentes a alguns dos produtos financeiros que se inserem no segmento da previdência privada, a saber, as rendas de capitalização, os seguros de vida e os planos e os fundos de pensões.Cremos, assim, que poderá constituir um instrumento de interesse para estudantes, profissionais da Banca e dos Seguros, bem como para todos aqueles que se dedicam à área das finanças.ÍndiceCapítulo I - Noções fundamentaisCapítulo II - Rendas vitalíciasCapítulo III - Seguros de vidaCapítulo IV - Prémios, reservas e gestão do riscoCapítulo V - Fundos de pensões