Esta coleção de 5 volumes apresenta as fases da prescrição médica, do processo laboratorial (pré-analítico, analítico e pós-analítico) e da interpretação dos resultados analíticos. É explicada e evidenciada a importância da relação entre a clínica e o laboratório, cujo diálogo entre pares deve ser permanente, e clarificado o significado de muitos sinais do âmbito da Patologia Clínica, que são representados e se traduzem nas diferentes formas como os resultados dos parâmetros laboratoriais prescritos podem ser reportados e devem ser interpretados.
Destina-se a internos e especialistas em Patologia Clínica; estudantes de Medicina, médicos de diversas especialidades que, na prática clínica diária, prescrevem análises clínicas e interpretam os seus resultados; estudantes e profissionais das áreas de Ciências Farmacêuticas, Ciências Biomédicas, Biologia e Bioquímica em formação e especialistas em Análises Clínicas; interessa também a técnicos de análises clínicas e saúde pública.
Neste livro, Hematologia, são abordados os aspetos mais importantes da hematologia geral, designadamente do hemograma, do estudo morfológico do sangue periférico, da classificação e diagnóstico das anemias e das hemoglobinopatias, assim como das hemoparasitoses, da imuno-hematologia e da hemóstase, trombofilia e fibrinólise. São caracterizados, ao longo dos diferentes capítulos, os parâmetros laboratoriais (mesurandos) com maior valor semiológico no âmbito do rastreio, do diagnóstico, da monitorização da evolução clínica e da resposta ao tratamento, e da estratificação do risco (prognóstico) das diferentes entidades nosológicas, assim como a sua sensibilidade e especificidade.
Licenciado em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa; Assistente Hospitalar de Patologia Clínica; Especialista em Patologia Clínica pela Ordem dos Médicos; Consultor de Patologia Clínica da Carreira Médica Hospitalar; Responsável pela Coordenação do Controlo da Qualidade Analítica e pela Área Core Laboratorial no Dr. Joaquim Chaves, Laboratório de Análises Clínicas SA; Diretor Técnico Substituto do Dr. Joaquim Chaves, Laboratório de Análises Clínicas SA.
A epidemiologia é, atualmente, uma área fundamental na formação na área das ciências da saúde. Seja a nível laboratorial ou de saúde pública, as aplicações da epidemiologia são variadas, ajudando a compreender como se distribuem os fenómenos relacionados com a saúde e a doença e os seus determinantes. Resultado da prática de ensino da epidemiologia, este livro abrange os aspectos essenciais da epidemiologia, nomeadamente no que diz respeito ao método epidemiológico e aos seus pressupostos, aos principais desenhos de estudo e às medidas de frequência e de associação e risco. Aborda, ainda, as questões da causalidade em saúde. Com uma maior preponderância da epidemiologia observacional, analisam-se, ainda, as questões éticas inerentes à investigação epidemiológica e apresenta-se um guia prático para a elaboração de projetos de investigação tendo por base as orientações internacionais mais recentes.
Os três grandes fundamentos para se conseguir
qualquer coisa são: primeiro, trabalho árduo;
segundo, perseverança; terceiro: senso comum!
Thomas Edison
A linha condutora desta obra enquadra-se bem
nesta citação de Thomas Edison pois reúne um
conjunto de saberes e experiências dos vários
autores, numa simbiose entre o ensino e a prática
profissional, com o objetivo de ser um contributo
para o reconhecimento da profissão. Os últimos
trinta anos têm marcado as tecnologias da saúde
pelo grande avanço que permitiram, nomeadamente na área da radiologia.
A diversidade de técnicas radiográficas e as diferentes aplicações clínicas
justificam uma descrição dos procedimentos e técnicas radiográficas mais
comummente usadas na prática clínica. Daí a necessidade de uma obra em
língua portuguesa que descreva os princípios fundamentais para a execução
de exames radiográficos e explique as considerações técnicas com vista à
melhoria da qualidade das imagens radiográficas. O conhecimento é
apresentado de forma lógica e sequencial, de modo a facilitar a
compreensão das diferentes técnicas radiográficas. Além de uma descrição
teórica, todas as incidências descritas são demonstradas através de um
amplo leque de figuras organizadas por regiões anatómicas. Inclui a
descrição dos procedimentos necessários para a execução de
incidências radiográficas do foro osteoarticular, com ilustrações
quer do posicionamento quer da imagem radiográfica resultante.
Estamos certos de que este livro será uma importante ferramenta auxiliar
quer para o ensino da técnica radiológica quer para consulta de todos os
técnicos de radiologia que necessitem destes conhecimentos para o
desempenho da sua atividade profissional diária.
Pretende-se com esta obra fornecer um instrumento de trabalho a todos os que necessitam de adquirir ou aprofundar os conhecimentos de Gastrenterologia. Foi com base numa perspetiva didática que este livro foi construído, sem a intenção de proceder a uma revisão exaustiva de todos os temas, mas visando facilitar o acesso a informação de caráter eminentemente prático. Neste contexto, incluiuse uma abordagem da semiologia, bem como da patologia mais frequente de todos os segmentos do tubo digestivo, fígado, pâncreas e vias biliares. A nutrição, a patologia digestiva na criança, na grávida e no idoso, bem como a endoscopia digestiva, não foram esquecidas, merecendo individualização em capítulos próprios. Incluiu-se um extratexto a cores para as imagens em que a cor é fundamental.
A edição de 2003 do Guia Climepsi de Clínica Geral é uma referência concisa, sem igual, para a actuação face a situações correntes da clínica geral.
Os autores elaboraram uma edição actualizada, de modo a incluir as
linhas orientadoras mais recentes, baseadas na evidência, sobre a asma, diabetes, hipertensão e cardiopatia coronária. A abordagem é pragmática, tratando o diagnóstico e actuação terapêutica de uma maneira acessível. Usam-se caixas de chamada de atenção para os pontos mais importantes, tornando este guia essencial, de fácil utilização, para o médico de clínica geral, e também para o pessoal de enfermagem. Trata-se de um guia portátil de referência com o qual uma tomada de decisão importante deixará de ser um acto solitário.Um livro adequado para: cuidados primários/clínica geral
enfermagem
Visando retraçar, analisar e compreender a relação entre Bissaya-Barreto, a Medicina e Cirurgia, a presente tese parte de um quadro teórico e conceptual, incluindo o tema, a problemática, o objeto de estudo, a historiografia, fontes e metodologia, delimitação cronológica e estrutura.
A avaliação da ingestão alimentar requer a quantificação da porção de cada alimento consumido. Obteve-se a porção média de alimentos a partir de pesagens efetuadas por um grupo constituído por cinco nutricionistas.À semelhança da segunda, a presente edição do manual resulta da necessidade de adicionar novos alimentos e de reformular alguns valores de alimentos já apresentados. Adicionalmente, são apresentadas outras formas de apresentação, visando responder às necessidades demonstradas por utilizadores das edições anteriores, nas diferentes áreas de aplicação deste manual.