Nelson Tratado de Pediatria há mais de 70 anos é a obra de referência para a pediatria no mundo todo. Mantendo a tradição, a nova edição foi completamente atualizada e teve acréscimo significativo de conteúdo para garantir que o estudante e o profissional de saúde tenham acesso ao conhecimento mais recente e confiável para melhor diagnosticar e tratar seus pacientes.
A pediatria é uma especialidade com inúmeras particularidades regionais. Por isso, a Elsevier desenvolveu esta nova edição com adaptações para a realidade brasileira. Acreditamos que uma obra relevante e de porte internacional como o Nelson Tratado de Pediatria poderá agregar ainda mais valor aos pediatras brasileiros neste novo formato.
A nova edição brasileira inova, portanto, ao adaptar o conteúdo deste texto de referência internacional a importantes particularidades da realidade brasileira. As adaptações foram feitas em tópicos relevantes do ponto de vista clínico e epidemiológico, como a abordagem de crianças com necessidades especiais, nutrição, calendário de vacinas, doenças infecciosas prevalentes em nosso meio, riscos ambientais à saúde, entre outros.
Department of Pediatrics, Director, Center for Pediatric Research, and Senior Vice-President for Academic Affairs, Eastern Virginia Medical School and Children's Hospital of the King's Daughters, Norfolk, VA
Robert M. Kliegman
Professor and Chair
Department of Pediatrics
Medical College of Wisconsin
Pediatrician-in- Chief
Pamela and Leslie Muma Chair in Pediatrics
Children's Hospital of Wisconsin
Milwaukee, Wisconsin
Richard E. Behrman
Senior Vice President for Medical Affairs
Lucile Packard Foundation for Children's Health and
Clinical Professor of Pediatrics
Stanford University
Stanford, California
and the University of California, San Francisco
San Francisco, California
A epidemiologia é, atualmente, uma área fundamental na formação na área das ciências da saúde. Seja a nível laboratorial ou de saúde pública, as aplicações da epidemiologia são variadas, ajudando a compreender como se distribuem os fenómenos relacionados com a saúde e a doença e os seus determinantes. Resultado da prática de ensino da epidemiologia, este livro abrange os aspectos essenciais da epidemiologia, nomeadamente no que diz respeito ao método epidemiológico e aos seus pressupostos, aos principais desenhos de estudo e às medidas de frequência e de associação e risco. Aborda, ainda, as questões da causalidade em saúde. Com uma maior preponderância da epidemiologia observacional, analisam-se, ainda, as questões éticas inerentes à investigação epidemiológica e apresenta-se um guia prático para a elaboração de projetos de investigação tendo por base as orientações internacionais mais recentes.
O desenvolvimento da Perinatologia e da Medicina Neonatal nos últimos anos implica uma atualização constante de conhecimentos teóricos e de competências técnicas, com necessidade de formação científica e treino específico.Este manual pretende atualizar e aprofundar os conceitos essenciais dos vários domínios da Neonatologia, em capítulos escritos de forma clara e esclarecedora.Foi elaborado por especialistas com reconhecido mérito nos diversos temas abordados, sendo um livro bastante profundo e abrangente que certamente contribuirá para a formação contínua de internos, neonatologistas, bem como pediatras que pretendam aprofundar os seus conhecimentos nesta área.· Neurologia e neurodesenvolvimento· Genética e dismorfologia neonatal· Patologia infeciosa e imunologia neonatal· Erros inatos do metabolismo· Patologia endócrina do recém-nascido· Nutrição, estado nutricional e patologia digestiva neonatal· Patologia nefrourológica e técnicas de substituição renal em Neonatologia· Problemas respiratórios e ventilação em Neonatologia· Cardiologia Perinatal· Princípios básicos de Hematologia em Neonatologia· Prematuridade, viabilidade e questões éticas em Neonatologia· Patologia cirúrgica no período neonatal"
Visando retraçar, analisar e compreender a relação entre Bissaya-Barreto, a Medicina e Cirurgia, a presente tese parte de um quadro teórico e conceptual, incluindo o tema, a problemática, o objeto de estudo, a historiografia, fontes e metodologia, delimitação cronológica e estrutura.
A avaliação da ingestão alimentar requer a quantificação da porção de cada alimento consumido. Obteve-se a porção média de alimentos a partir de pesagens efetuadas por um grupo constituído por cinco nutricionistas.À semelhança da segunda, a presente edição do manual resulta da necessidade de adicionar novos alimentos e de reformular alguns valores de alimentos já apresentados. Adicionalmente, são apresentadas outras formas de apresentação, visando responder às necessidades demonstradas por utilizadores das edições anteriores, nas diferentes áreas de aplicação deste manual.
Este é um livro que mostra como o bebé é o verdadeiro manual de instruções e que conhecer a sua perspetiva é fundamental para o compreender. É um mapa para a ocitocina, essa hormona milagrosa que vai transformar as dificuldades em recordações felizes. É uma ajuda para que cada mãe, cada pai, possa descobrir e libertar o seu instinto, ligando-se profundamente ao seu bebé.