Normas para Apresentação de Trabalhos Científicos
Presença
1997
7,90 €
Envio previsto até
Um guia funcional para a elaboração e apresentação de trabalhos de natureza científica (teses de licenciatura, mestrado e doutoramento, ensaios literários, trabalhos específicos de cadeira, obras para publicação, etc.), dirigido a investigadores, docentes e discentes.
Particularmente útil para quem pretenda redigir um trabalho científico, com todas as suas exigências, no que respeita à estrutura e composição de teses, especificidades de expressão escrita e estilo e referenciação bibliográfica.
| Editora | Presença |
|---|---|
| Coleção | Ensinar e Aprender |
| Categorias | |
| Editora | Presença |
| Negar Chronopost e Cobrança | Não |
| Autores | Carlos Ceia |
Carlos Ceia
CARLOS CEIA
Professor associado com agregação da Universidade Nova de Lisboa, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Departamento de Línguas, Culturas e Literaturas Modernas, na Secção de Estudos Ingleses e Norte-Americanos. Doutor em Hispanic Studies (Cardiff, 1993); Agregado em Teoria da Literatura (Universidade Nova de Lisboa, 1999). É docente de Teoria da Literatura e Literatura Inglesa Contemporânea. É investigador do Centre for English, Translation and Anglo-Portuguese Studies, da FCSH/UNL e FLP/UP, onde dirige o grupo de investigação Literature, Media and Discourse Analysis, que inclui o projecto de E-Dicionário de Termos Literários, com vasta equipa de académicos portugueses e brasileiros. Foi vice-presidente do Conselho Científico da FCSH (2001-2003). Foi o primeiro coordenador do Departamento de Línguas, Culturas e Literaturas Modernas (2004-06). Os seus livros mais recentes incluem: De Punho Cerrado - Ensaios de Hermenêutica Dialéctica da Literatura Portuguesa Contemporânea (1997), O Que É Afinal o Pós-modernismo? (1998), A Literatura Ensina-se? Estudos de Teoria Literária (1999) O Que É Ser Professor de Literatura? (2002), Comparative Readings of Poems Portraying Symbolic Images of the Creative Genius (2002), O Estranho Caminho de Delphos: Uma Leitura da Poesia de Sophia de Mello Breyner Andresen (2003) e Sexualidade e Literatura (2003), A Construção do Romance - Ensaios de Literatura Comparada no Campo dos Estudos Anglo-Portugueses (2007). Publicou em 2004 o seu primeiro romance: O Professor Sentado: Um Romance Académico. Coordena os mestrados em ensino de Inglês e de formação inicial de professores da FCSH. É director do Instituto de Línguas da UNL (ILNOVA), de que é seu fundador (2006).
Livros dos mesmos Autores
Ver Todos
-
A Construção do Romance - Ensaios de Literatura Comparada no Campo dos Estudos Anglo-PortuguesesÍndice I. A Construção do Ficcionismo na Literatura II. A Construção do Anti-Romance: Tristram Shandy (1760-1767), de Laurence Sterne e Viagens na Minha Terra (1846), de Almeida Garrett III. O Modo Auto-Reflexivo no Romance Modernista: Ulysses (1922), de James Joyce, e Nome de Guerra (1938), de Almada Negreiros IV. Para além do Princípio do Realismo no Romance Distópico: Gravity s Rainbow(1973), de Thomas Pynchon, e O Meu Anjo Catarina (1998), de Alexandre Pinheiro Torres V. As Estratégias Parodísticas do Discurso Metaficcional: Small World (1984), de David Lodge. e Era Bom Que Trocássemos umas Ideias Sobre o Assunto (1995), de Mário de Carvalho VI. Modos de Contar uma História no Romance de Formação - Escola do Paraíso, de José Rodrigues Migueis e The Prime of Miss Jean Brodie e The Finishing School, de Muriel Spark -
Professor na Caverna de PlatãoTrata-se de uma reflexão sobre as recentes políticas para a formação de professores, do futuro desta profissão e do impacto que todas estas mudanças têm na identidade do professor e na sua imagem social. Desde o processo de Bolonha às leis que regulamentam a carreira dos professores. O autor apresenta soluções e correcções possíveis a um desenlace positivo a esta profissão -
António - Em Portalegre CidadeNa primeira metade do século XX, em Portalegre, António é um homem comum, canastreiro de profissão, habitando nas Covas de Belém com a sua mulher e seus doze filhos, que vai fazendo a sua vida igualmente comum, sem história alguma vez contável por via erudita; ao mesmo tempo, assistimos ao quotidiano da cidade dita “branca”, num registo oposto à mítica “Toada de Portalegre”, porque a cidade cresceu também sem poesia. É desse mundo longe dos olhares idílicos dos poetas que se dá a conhecer a vida real de quem também construiu a cidade com suor, fome, trabalho duro e com pouca indulgência. António teve doze filhos bons, mas ele conseguiu ser um exemplo de um homem mau e é também a história da construção dessa maldade genuína, sem dissimulações nem jogos de poder, que podemos perceber em todos os locais da cidade e do campo em volta de Portalegre. Ao mesmo tempo, este é também um romance histórico, em que precisamente a cidade de Portalegre é a protagonista. A Portalegre de Régio é a que todos guardam na memória, mas esta memória não tem nada a ver com aquilo que foi a vida real na cidade durante a Ditadura. Por isso, este romance é sobre a cidade de que Régio nunca falou. Por aqui passaram reis e ditadores da Nação e escritores como Fernando Pessoa, e deles se dará notícia romanceada, mas é o povo, esse anti-herói da vida real que toma o palco quase sempre, mostrando o seu saber sem vaidade, a sua linguagem vernácula, a sua fome e a sua sobrevivência sem desculpas, porque mesmo os homens maus podem conseguir morrer com dignidade. -
Textualidade - Uma IntroduçãoAs teorias pós-estruturalistas tomaram o estudo da natureza e significado do texto literário como ponto de partida das suas especulações. Este livro dá conta das principais propostas neste campo recente da teoria da literatura, propõe a adopção da textualidade como disciplina teórica e avalia aspectos do ensino actual da literatura entre nós.
Top Vendas da categoria
Ver Todos
-
Gramática de Português - Ensino SecundárioEsta Gramática de Português - Ensino Secundário foi elaborada de acordo com as Aprendizagens Essenciais e o Programa e Metas Curriculares. e constitui um instrumento de trabalho completo e de fácil consulta. Organiza-se em duas partes: uma parte teórica com a apresentação clara e objetiva dos conteúdos, sempre acompanhada de exemplos. uma parte prática com inúmeros exercícios com níveis de complexidade crescente que permitem uma consolidação eficaz dos conhecimentos gramaticais. Inclui ainda um apêndice final de conjugações verbais e soluções para todos os exercícios. -
Português XXI 2 - Pack Livro do Aluno + Caderno de ExercíciosEmbora mantendo a mesma estrutura e conteúdos, esta nova edição do manual visa uma melhor adaptação à atualidade, pelo que surge com um novo design muito mais atrativo e moderno, apresentando novas fotografias e novas gravações áudio. Este método, estruturado em 3 níveis, tem como objetivo a aprendizagem da língua portuguesa, de forma ativa e participativa, apresentando uma grande preocupação pelo desenvolvimento da compreensão e da expressão oral do aluno, estimulando o debate e a troca de opinião, sem esquecer a importância da compreensão e da expressão escrita. Português XXI – Elementar destina-se a alunos que pretendem aprofundar os seus conhecimentos na língua portuguesa.Livro do Aluno – é constituído por 12 Unidades que propõem atividades linguísticas, comunicativas e a nível fonético, não esquecendo o desenvolvimento da capacidade de compreensão oral e escrita. De 3 em 3 Unidades há uma Unidade de Revisão que permite a consolidação do que foi previamente adquirido. O aperfeiçoamento da capacidade de compreensão oral e da pronúncia é promovido pelo complemento áudio. Caderno de Exercícios – permite que o aluno trabalhe as áreas gramaticais e lexicais das aulas e poderá ser utilizado em casa, como trabalho de revisão complementar das matérias. No final do livro encontram-se as soluções da maioria dos exercícios propostos. -
Português XXI 3 - Pack Livro do Aluno + Caderno de ExercíciosEmbora mantendo a mesma estrutura e conteúdos, esta nova edição do manual visa uma melhor adaptação à atualidade, pelo que surge com um novo design muito mais atrativo e moderno, apresentando novas fotografias e novas gravações áudio. Este método, estruturado em 3 níveis, tem como objetivo a aprendizagem da língua portuguesa, de forma ativa e participativa, apresentando uma grande preocupação pelo desenvolvimento da compreensão e da expressão oral do aluno, estimulando o debate e a troca de opinião, sem esquecer a importância da compreensão e da expressão escrita. Português XXI – Elementar destina-se a alunos que pretendem aprofundar os seus conhecimentos na língua portuguesa.Livro do Aluno – é constituído por 12 Unidades que propõem atividades linguísticas, comunicativas e a nível fonético, não esquecendo o desenvolvimento da capacidade de compreensão oral e escrita. De 3 em 3 Unidades há uma Unidade de Revisão que permite a consolidação do que foi previamente adquirido. O aperfeiçoamento da capacidade de compreensão oral e da pronúncia é promovido pelo complemento áudio. Caderno de Exercícios – permite que o aluno trabalhe as áreas gramaticais e lexicais das aulas e poderá ser utilizado em casa, como trabalho de revisão complementar das matérias. No final do livro encontram-se as soluções da maioria dos exercícios propostos. -
Pais à Maneira DinamarquesaUM GUIA INDISPENSÁVEL PARA EDUCAR PARA A FELICIDADE O livro oferece conselhos sobre como: - Incentivar jogos livres. - Potenciar a autenticidade e a confiança. - Fomentar a empatia. - Enfatizar o trabalho em equipa sobre as lutas de poder. - Celebrar a união. -
Passaporte para Português 1 - Pack (Livro do Aluno + Caderno de Exercícios)Passaporte para Português 1 é um Curso Inicial e Elementar de Português Língua Estrangeira concebido para cerca de 180 horas de aprendizagem.Ensina a comunicar rapidamente, com eficácia, confiança e competência a alunos principiantes absolutos, falsos principiantes e também àqueles que estudam português para lidar de forma flexível com a comunicação. Tem cerca de 1400 palavras e expressões indispensáveis para que o aluno possa comunicar de forma autónoma. Inclui vocabulário prático e relevante, de interesse a um aluno principiante, tal como todos os materiais necessários ao sucesso do professor e do aluno.Esta edição atualizada incorpora sugestões apresentadas por aprendentes e ensinantes, bem como atualizações de imagens e textos, mantendo as duas facetas cruciais do método: o carácter lúdico e o rigor na construção da competência de comunicação.Componentes de Passaporte para Português 1:Livro do Aluno: Inclui 40 unidades que podem ser usadas pelo professor como aulas pronto-a-ensinar; tarefas comunicativas e estruturais para uma aprendizagem progressiva e abrangente; temas e textos motivadores, estimulantes, diversificados, divertidos e práticos; progressão gramatical e lexical adequada às necessidades de comunicação; vocabulário controlado e coerente com as descrições do QECR para os níveis A1 e A2; cerca de 140 exercícios de gramática e 180 exercícios de pronúncia; 10 unidades para a compreensão e interação orais e 10 unidades de revisão; ficheiros áudio com as gravações dos textos disponíveis em www.lidel.pt/pt/download-conteudos/: para usar na sala de aula e apoiar o aluno fora da sala de aula.Caderno de Exercícios: Visa consolidar o material do Livro do Aluno, devendo ser utilizado pelo aluno, de preferência, fora da sala de aula e sem a ajuda do professor. Inclui as listas de vocabulário que o aluno deve adquirir em cada unidade, tal como as soluções para todos os exercícios. Contém ainda um glossário em alemão, chinês, espanhol, hindi, inglês, francês e russo. A versão em árabe está disponível em www.lidel.pt/pt/download-conteudos/.Livro do Professor: Ensina a ensinar através da descrição detalhada de como e o que fazer passo a passo em cada unidade. Ajuda a resolver os problemas de aprendizagem típicos dos nativos de várias línguas e apresenta estratégias para usar apenas o português na sala de aula. Inclui soluções para todas as tarefas do Livro do Aluno. -
Resumos de Clássicos - Os LusíadasEsta coleção apresenta a informação essencial sobre obras de Educação Literária indicadas pelo Programa e Metas Curriculares de Português do Ensino Secundário. Cada livro inclui o resumo de todos dos capítulos e proporciona ao aluno a aquisição e consolidação dos conhecimentos considerados fundamentais sobre o autor e a obra. Enquanto auxiliares de apoio à disciplina, os livros desta colecção são instrumentos que respondem de forma eficaz às necessidades dos alunos na preparação para testes e exame nacional. Resumo de todos os conteúdos essenciais.Linguagem clara e acessível.Indicado para a preparação de testes de avaliação e Exame Nacional. -
Português XXI 1 - Pack Livro do Aluno + Caderno de ExercíciosEmbora mantendo a mesma estrutura e conteúdos, esta nova edição do manual visa uma melhor adaptação à atualidade, pelo que surge com um novo design muito mais atrativo e moderno, apresentando novas fotografias e novas gravações áudio. Este método, estruturado em 3 níveis, tem como objetivo a aprendizagem da língua portuguesa, de forma ativa e participativa, apresentando uma grande preocupação pelo desenvolvimento da compreensão e da expressão oral do aluno, estimulando o debate e a troca de opinião, sem esquecer a importância da compreensão e da expressão escrita. Português XXI – Iniciação destina-se a alunos que pretendem aprofundar os seus conhecimentos na língua portuguesa. -
Compreensão Oral em Ação B1/B2 - Mais de 100 Exercícios com ÁudioCompreensão Oral em Ação B1/B2 – Mais de 100 Exercícios com Áudio é o segundo volume de um conjunto de três livros dirigidos a adolescentes e adultos aprendentes de português como língua estrangeira, podendo ser usado também em outros contextos, e está dividido em 12 unidades, tendo como principal objetivo o trabalho sistemático da compreensão oral.Foi concebido numa perspetiva de evolução na aquisição da língua, tendo em conta o momento de aprendizagem em que se encontra o utilizador e pressupõe que este tenha adquirido já um conjunto de conhecimentos prévios. Assim, o grau de complexidade dos conteúdos expostos vai evoluindo, estando os exemplos, exercícios e textos áudio de acordo com o momento específico de proficiência do aprendente.Os textos áudio foram produzidos e orientados de acordo com as exigências da pronúncia e prosódia necessárias para os níveis B1/B2. Ao longo das 12 unidades, apresentam-se textos de acordo com as temáticas previstas para os níveis B1/B2, sendo que cada uma delas permitirá que o aprendente desenvolva as competências relacionadas com a compreensão oral, quer através do trabalho com o texto áudio (onde as situações de comunicação são evidentes) quer através da explicitação dos atos de fala envolvidos nas tarefas orais propostas.Os atos de fala apresentados no livro estão de acordo com os atos de fala previstos para os níveis B1/B2, indicados pelo Quadro Europeu Comum de Referência para as línguas.Compreensão Oral em Ação B1/B2 – Mais de 100 Exercícios com Áudio tem:• Exercícios de preparação antes de cada texto áudio;• Audição de textos com exercícios lacunares;• Audição de textos com exercícios de verdadeiro e falso;• Audição de textos com frases para completar sentidos;• Audição de textos com perguntas de interpretação;• Soluções para todos os exercícios, o que permite quer um estudo em aula quer um estudoautónomo, e transcrição de todos os textos áudio;• Ficheiros áudio disponíveis em www.lidel.pt/pt/download-conteudos/.