O Futuro da Ciência e da Universidade
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Este livro é um apelo a que não nos acomodemos à ideia de que, na ciência e nas universidades, está tudo feito, sublinhando dois desafios que precisam de ser enfrentados. Primeiro, o da retoma do desenvolvimento do sistema científico, interrompido desde os tempos da Troika. É preciso recuperar os níveis de investimento em ciência, que regrediu para níveis de 1991, dar perspetivas de futuro aos investigadores e às unidades de investigação, reconhecer e reforçar o papel das universidades na investigação. Segundo, o da maior abertura da universidade ao mundo, usando as tecnologias digitais para inovar pedagogicamente e chegar mais longe, a novas geografias e novos públicos.
| Editora | Almedina |
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| Categorias | |
| Editora | Almedina |
| Negar Chronopost e Cobrança | Não |
| Autores | Jorge Rodrigues da Costa, Maria de Lurdes Rodrigues |
Jorge Rodrigues da Costa é vice-reitor para a Investigação e Modernização Tecnológica, do Iscte — Instituto Universitário de Lisboa
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A Escola Pública Pode Fazer a DiferençaO sucesso educativo de todos os alunos e a redução do abandono constituem o principal desafio das escolas e da política educativa. Não desistir de nenhum jovem, nem consentir que os jovens desistam de estudar, é uma responsabilidade que tem sido difícil de concretizar. Exige um esforço de valorização do estudo, do saber e do conhecimento, pelas famílias e pelos alunos. Exige a convicção de que todos podem aprender. Na resposta a este desafio, a escola pública pode e deve fazer a diferença. Para isso são indispensáveis políticas públicas de educação orientadas para a promoção da equidade, da eficiência e da qualidade. Índice Introdução 1 - Políticas para fazer a diferença I - Equidade 2. Escola a tempo inteiro 3. Universalização do pré-escolar 4. Escolaridade obrigatória ate aos 18 anos 5. Ensino profissional na escola pública 6. Reforço dos apoios sociais 7. Igualdade de acesso a sociedade de informação 8. Discriminação positiva das escolas 9. Inclusão na educação especial 10. Integração através do ensino do português II - Qualidade 11. Reconstrução das escolas secundárias 12. Modernização tecnológica das escolas 13. Recuperação e acompanhamento dos alunos 14. Plano para a matemática 15. Plano para a leitura 16. Ensino artístico da música e da dança 17. Segurança escolar III - Eficiência 18. Aulas de substituição 19. Avaliação externa das escolas 20. Gestão eficiente e participada 21. Disciplina na escolaridade obrigatória 22. Mais competências para as autarquias 23. Carreira docente com avaliação 24. Estabilização do corpo docente 25. Voz às escolas IV. A Escola Compensa 26. O programa "Novas Oportunidades" Bibliografia Documentos de ReferênciaOs documentos encontram-se organizados em pastas de acordo com a divisão encontrada no livro impresso. -
Profissões - Lições e EnsaiosO estudo das profissões é fundamental nos dias de hoje. Esta obra oferece-lhe um ensaio sobre as profissões e o interesse público, procurando uma resolução dos equilíbrios necessários à defesa deste mesmo interesse. Apresenta também uma reflexão sobre as profissões e a difusão do profissionalismo em Portugal, as condições do seu crescimento, designadamente na articulação com o sistema de ensino superior e o associativismo profissional. Conta ainda com um breve programa de estudo da Sociologia das Profissões em 10 lições onde, passo a passo, são sistematizados os contributos dos principais autores e os debates mais importantes. Trata-se de um programa de estudo destinado a todos os que se interessam pelo tema das profissões. Com este pequeno livro, volto, portanto, a este tema, uma vez mais com a preocupação de contribuir para o ensino e a aprendizagem da análise sociológica das profissões, dos fenómenos associados aos processos de emergência e de difusão do modelo profissional no mundo do trabalho e das organizações, bem como das condições da sua manutenção e sobrevivência. Maria de Lurdes Rodrigues -
40 Anos de Políticas de Educação em Portugal - Volume IEste livro trata os principais temas das políticas de educação dos últimos 40 anos. O olhar sobre a trajetória das medidas de política permite compreender o longo percurso que conduziu à construção do sistema democrático de ensino. Sucessivos governos procuraram responder aos objetivos de melhorar os níveis de qualificação da população portuguesa e de garantir a todos os alunos igualdade de oportunidades, no acesso e no sucesso escolares. A concretização da Reforma do Sistema Educativo, iniciada em 1986, depois da aprovação da Lei de Bases do Sistema Educativo, foi o elemento agregador do consenso e do compromisso entre as forças políticas, sindicais e sociais do país. A comemoração dos 40 anos do 25 de Abril é uma oportunidade, com especial significado, para assinalar a necessidade de construção de um novo compromisso através de um debate aberto, transparente e informado sobre o futuro das políticas de educação, envolvendo os partidos políticos, os parceiros sociais, as autarquias, os pais, as instituições de ensino superior e de ciência, os peritos e as escolas. -
40 Anos de Políticas de Educação em Portugal - Volume IIEste II volume da obra 40 Anos de Políticas de Educação em Portugal reúne um conjunto de textos sobre o papel de diferentes atores e instituições na construção do sistema democrático de ensino e sobre os recursos financeiros, físicos e tecnológicos mobilizados no seu desenvolvimento. O conhecimento, a informação e as práticas de avaliação são essenciais para a qualidade das políticas públicas. Com os dois volumes que constituem esta obra, pretendeu-se reunir e sistematizar o conhecimento e a informação sobre a evolução das políticas de educação nos últimos 40 anos, dando desta forma um contributo para um debate que está na ordem do dia: qual o futuro das políticas públicas de educação e qual o papel do Estado na definição e concretização de tais políticas? -
Exercícios de Análise de Políticas Públicas 2Este livro reúne exercícios de análise de políticas públicas realizados por alunos dos cursos de mestrado e de doutoramento em Políticas Públicas do ISCTE-IUL, desenvolvidos no âmbito da unidade curricular de Análise e Desenho de Políticas Públicas. Os casos estudados são reportados à realidade portuguesa e incidem sobre uma variedade de temas de grande atualidade e relevância no âmbito das políticas de educação, apoio social, emprego, ambiente, território e transporte, saúde e segurança. Espera-se que este livro possa ser inspirador para todos os que se interessam por estudar, intervir ativamente ou simplesmente participar no debate sobre políticas públicas em Portugal. -
40 Anos de Políticas de Educação em Portugal - Volume I - A construção do sistema democrático de ensinoEste livro trata os principais temas das políticas de educação dos últimos 40 anos. O olhar sobre a trajetória das medidas de política permite compreender o longo percurso que conduziu à construção do sistema democrático de ensino. Sucessivos governos procuraram responder aos objetivos de melhorar os níveis de qualificação da população portuguesa e de garantir a todos os alunos igualdade de oportunidades, no acesso e no sucesso escolares. A concretização da Reforma do Sistema Educativo, iniciada em 1986, depois da aprovação da Lei de Bases do Sistema Educativo, foi o elemento agregador do consenso e do compromisso entre as forças políticas, sindicais e sociais do país. A comemoração dos 40 anos do 25 de Abril é uma oportunidade, com especial significado, para assinalar a necessidade de construção de um novo compromisso através de um debate aberto, transparente e informado sobre o futuro das políticas de educação, envolvendo os partidos políticos, os parceiros sociais, as autarquias, os pais, as instituições de ensino superior e de ciência, os peritos e as escolas. (otimizado para Tablet e PC) VER POR DENTRO Ver página inteira
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As Lições dos MestresO encontro pessoal entre mestre e discípulo é o tema de George Steiner neste livro absolutamente fascinante, uma sólida reflexão sobre a interacção infinitamente complexa e subtil de poder, confiança e paixão que marca as formas mais profundas de pedagogia. Baseado em conferências que o autor proferiu na Universidade de Harvard, As Lições dos Mestres evoca um grande número de figuras exemplares, nomeadamente, Sócrates e Platão, Jesus e os seus discípulos, Virgílio e Dante, Heloísa e Abelardo, Tycho Brahe e Johann Kepler, o Baal Shem Tov, sábios confucionistas e budistas, Edmund Husserl e Martin Heidegger, Nadia Boulanger e Knute Rockne. Escrito com erudição e paixão, o presente livro é em si mesmo uma lição magistral sobre a elevada vocação e os sérios riscos que o verdadeiro professor e o verdadeiro aluno assumem e partilham. -
Novo Iluminismo RadicalNovo Iluminismo Radical propõe um olhar crítico e uma atitude combativa face à credulidade do nosso tempo. Perante os discursos catastrofistas e solucionistas que dominam as narrativas e uniformizam as linguagens, Marina Garcés interpela-nos: «E se nos atrevêssemos a pensar, novamente, na relação entre saber e emancipação?» Ao defender a capacidade de nos auto‑educarmos, relança a confiança na natureza humana para afirmar a sua liberdade e construir, em conjunto, um mundo mais habitável e mais justo. Uma aposta crítica na emancipação, que precisa de ser novamente explorada. -
Um Dedo Borrado de Tinta - Histórias de Quem Não Pôde Aprender a LerCasteleiro, no distrito da Guarda, é uma das freguesias nacionais com maior taxa de analfabetismo. Este livro retrata a vida e o quotidiano de habitantes desta aldeia que não tiveram oportunidade de aprender a ler e a escrever. É o caso de Horácio: sabe como se chama cada uma das letras do alfabeto, até é capaz de as escrever uma a uma, mas, na sua cabeça, elas estão como que desligadas; quando recebe uma carta tem de «ir à Beatriz», funcionária do posto dos correios e juntadora de letras. Na sua ronda, o carteiro Rui nunca se pode esquecer da almofada de tinta, para os que só conseguem «assinar» com o indicador direito. Em Portugal, onde, em 2021, persistiam 3,1% de analfabetos, estas histórias são quase arqueologia social, testemunhos de um mundo prestes a desaparecer. -
Os Lugares (Im)Possíveis da Cidadania - Estado e Risco num Mundo Globalizado"No caso de acontecimentos extremos ou de situações perigosas permanentes há uma maior legitimação para a intervenção do Estado e para a suspensão das normas e regulações sociais e económicas, para a criação de um estado de exceção que revela a inelutável presença do Estado. A crescente escala global dos riscos e o papel central das agências de regulação transnacionais, e a consequente dissociação da nação e do Estado, desvia as atenções dos mecanismos materiais e simbólicos que operam no terreno da política interna dos Estados e na luta política que emerge em resultado da ocorrência de acontecimentos extremos e das situações perigosas permanentes. Os acontecimentos extremos e as situações perigosas permanentes mostram o trabalho político incessante para colocar os grupos e os indivíduos descartáveis fora das redes sociais e das comunidades nacionais imaginadas. A alternativa é o delinear de tecnologias sociais de participação que conduzam à construção de epistemologias cívicas que permitam a presença informada e crítica dos cidadãos no espaço público. Estas epistemologias cívicas definem como as sociedades democráticas adquirem um conhecimento comum para objetivos de ação coletiva, sendo aquelas moldadas pelas diferentes culturas políticas e pelos contextos nacionais." -
Problemas de GéneroVinte e sete anos após a sua publicação original, Gender Trouble está finalmente disponível em Portugal. Trata-se de um dos textos mais importantes da teoria feminista, dos estudos de género e da teoria queer. Ao definir o conceito de género como performatividade – isto é, como algo que se constrói e que é, em última análise uma performance – Problemas de Género repensou conceitos do feminismo e lançou os alicerces para a teoria queer, revolucionando a linguagem dos activismos. -
Português XXI 3 - Pack Livro do Aluno + Caderno de ExercíciosEmbora mantendo a mesma estrutura e conteúdos, esta nova edição do manual visa uma melhor adaptação à atualidade, pelo que surge com um novo design muito mais atrativo e moderno, apresentando novas fotografias e novas gravações áudio. Este método, estruturado em 3 níveis, tem como objetivo a aprendizagem da língua portuguesa, de forma ativa e participativa, apresentando uma grande preocupação pelo desenvolvimento da compreensão e da expressão oral do aluno, estimulando o debate e a troca de opinião, sem esquecer a importância da compreensão e da expressão escrita. Português XXI – Elementar destina-se a alunos que pretendem aprofundar os seus conhecimentos na língua portuguesa.Livro do Aluno – é constituído por 12 Unidades que propõem atividades linguísticas, comunicativas e a nível fonético, não esquecendo o desenvolvimento da capacidade de compreensão oral e escrita. De 3 em 3 Unidades há uma Unidade de Revisão que permite a consolidação do que foi previamente adquirido. O aperfeiçoamento da capacidade de compreensão oral e da pronúncia é promovido pelo complemento áudio. Caderno de Exercícios – permite que o aluno trabalhe as áreas gramaticais e lexicais das aulas e poderá ser utilizado em casa, como trabalho de revisão complementar das matérias. No final do livro encontram-se as soluções da maioria dos exercícios propostos. -
Sobre a Ganância, o Amor e Outros Materiais de ConstruçãoTextos de Francisco Keil do Amaral sobre o problema da habitação 1945-1973. Francisco Keil do Amaral (1910-1975), arquitecto português, com obra construída em Portugal e no estrangeiro, destacou-se com os grandes projectos para a cidade de Lisboa de parques e equipamentos públicos, dos quais se destacam o Parque de Monsanto e o Parque Eduardo VII. Foi também autor de diversos artigos que escreveu para a imprensa, obras de divulgação sobre a Arquitectura e o Urbanismo - "A arquitectura e a vida" (1942), "A moderna arquitectura holandesa" (1943) ou "Lisboa, uma cidade em transformação" (1969) - e livros de opinião e memórias - "Histórias à margem de um século de história" (1970) e "Quero entender o mundo" (1974). Apesar da obra pública projectada e construída durante o Estado Novo, Keil do Amaral foi um crítico do regime. Alguns dos textos mais críticos que escreveu e proferiu em público foram dedicados ao Problema da Habitação, título do opúsculo publicado em 1945 que reproduz o texto de uma palestra dada em 1943, e que surge novamente no título da comunicação que faz no 3º Congresso da Oposição Democrática em 1973. São dois dos textos reproduzidos nesta pequena publicação que reúne textos (e uma entrevista) de diferentes períodos da vida de Keil do Amaral. Apesar da distância que medeia os vários textos e aquela que os separa do presente, o problema da habitação de que fala Keil do Amaral parece ser constante, e visível não apenas em Lisboa, seu principal objecto de estudo, como noutras zonas do país e globalmente. -
Português XXI 2 - Pack Livro do Aluno + Caderno de ExercíciosEmbora mantendo a mesma estrutura e conteúdos, esta nova edição do manual visa uma melhor adaptação à atualidade, pelo que surge com um novo design muito mais atrativo e moderno, apresentando novas fotografias e novas gravações áudio. Este método, estruturado em 3 níveis, tem como objetivo a aprendizagem da língua portuguesa, de forma ativa e participativa, apresentando uma grande preocupação pelo desenvolvimento da compreensão e da expressão oral do aluno, estimulando o debate e a troca de opinião, sem esquecer a importância da compreensão e da expressão escrita. Português XXI – Elementar destina-se a alunos que pretendem aprofundar os seus conhecimentos na língua portuguesa.Livro do Aluno – é constituído por 12 Unidades que propõem atividades linguísticas, comunicativas e a nível fonético, não esquecendo o desenvolvimento da capacidade de compreensão oral e escrita. De 3 em 3 Unidades há uma Unidade de Revisão que permite a consolidação do que foi previamente adquirido. O aperfeiçoamento da capacidade de compreensão oral e da pronúncia é promovido pelo complemento áudio. Caderno de Exercícios – permite que o aluno trabalhe as áreas gramaticais e lexicais das aulas e poderá ser utilizado em casa, como trabalho de revisão complementar das matérias. No final do livro encontram-se as soluções da maioria dos exercícios propostos.