O Lado Bom da Irracionalidade
Já algum dia montou uma peça de mobiliário comprado no IKEA? Se o
fez, sabe que às vezes a montagem é um exasperante quebra-cabeças.
Na verdade, porém, o facto de montá-la muda-lhe
completamente a percepção da peça que tem em frente. Em vez de
ver (por exemplo) um armário baratucho, acha que está a olhar para
uma obra de arte do design. Porquê? O "efeito IKEA" desafia toda a
lógica, e ainda bem. O consumidor entretem-se, usa os neurónios
(onde é que encaixa o raio do parafuso!?), compra barato, e ainda por
cima fica contente com o resultado. É aquilo a que o cientista social
Dan Ariely chama de O Lado Bom da Irracionalidade. No seu novo
livro - que sucede ao bestseller internacional Previsivelmente Irracional - o autor retoma alguns temas do primeiro livro, para a partir
daí rumar para novas e fascinantes experiências no campo da
economia comportamental. Na obra anterior o autor focava-se nas
consequências nefastas de agir irracionalmente (sobretudo ao tomar
decisões). Nesta observa como alguns comportamentos ilógicos são
na verdade benéficos para nós - a nível profissional e pessoal. Ao
explorar a falibilidade da natureza humana, O Lado bom da
Irracionalidade oferece-nos uma surpreendente ferramenta para a
auto-transformação - pois as "falhas" do nosso sistema, quando
entendidas, podem jogar a nosso favor.
| Editora | Lua de Papel |
|---|---|
| Categorias | |
| Editora | Lua de Papel |
| Negar Chronopost e Cobrança | Não |
| Autores | Dan Ariely |
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Previsivelmente Irracional [Ed.Revista]Porque é que as dores de cabeça persistem depois de tomar uma aspirina barata, mas passam quando tomamos uma aspirina cara?Porque comemos o sushi todo quando estamos sozinhos, mas deixamos sempre um pedaço quando comemos acompanhados?Dan Ariely, provavelmente o mais brilhante cientista do mundo a trabalhar em Economia Comportamental, demonstra neste livro, por A + B, duas verdades surpreendentes. Primeiro, a maior parte das pessoas é absolutamente irracional a tomar decisões; segundo, é Previsivelmente Irracional. Por outras palavras, qualquer pessoa ou empresa que identifique os nossos comportamentos tipicamente irracionais consegue manipular-nos (e pior, nem damos por ela). Neste edição revista e aumentada (inclui dois capítulos novos), Dan Ariely usa uma série de experiências científicas para provar até que ponto nos enganamos (ou nos deixamos enganar), pelas forças de mercado. Mas não só. Como veremos, o ser humano comete erros crassos de avaliação em coisas tão diversas como a compra de um carro ou a escolha de um parceiro amoroso.E não o faz por acaso, nem por ser desprovido de inteligência. Erra porque está “programado” para errar. E comete os mesmos erros de forma sistemática e previsível. Por isso, antes de tomar qualquer decisão importante, leia este premiadíssimo livro. -
Previsivelmente IrracionalPorque é que as dores de cabeça persistem depois de tomar uma aspirina barata, mas passam quando tomamos uma aspirina cara? Porque comemos o sushi todo quando estamos sozinhos, mas deixamos sempre um pedaço quando comemos acompanhados? Dan Ariely, provavelmente o mais brilhante cientista do mundo a trabalhar em Economia Comportamental, demonstra neste livro, por A + B, duas verdades surpreendentes. Primeiro, a maior parte das pessoas é absolutamente irracional a tomar decisões; segundo, é Previsivelmente Irracional. Por outras palavras, qualquer pessoa ou empresa que identifique os nossos comportamentos tipicamente irracionais consegue manipular-nos (e pior, nem damos por ela).Neste edição revista e aumentada (inclui dois capítulos novos), Dan Ariely usa uma série de experiências científicas para provar até que ponto nos enganamos (ou nos deixamos enganar), pelas forças de mercado. Mas não só. Como veremos, o ser humano comete erros crassos de avaliação em coisas tão diversas como a compra de um carro ou a escolha de um parceiro amoroso. E não o faz por acaso, nem por ser desprovido e inteligência. Erra porque está programado para errar. E comete os mesmos erros de forma sistemática e previsível. Por isso, antes de tomar qualquer decisão importante, leia este premiadíssimo livro.
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A Psicologia do DinheiroSer bem-sucedido com o dinheiro não tem necessariamente que ver com o que sabemos. E mudar hábitos é difícil, mesmo para pessoas muito inteligentes.O dinheiro - seja no investimento, nas finanças pessoais ou nas decisões de negócios - é normalmente explicado com base na matemática, em que fórmulas e dados nos dizem exatamente o que fazer. Mas na vida real as pessoas não tomam decisões financeiras a partir de uma folha de Excel. Fazem-no à mesa de jantar, numa sala de reuniões, e em tantas outras situações nas quais história pessoal - a nossa visão única do mundo -, ego, orgulho, marketing e incentivos estranhos se misturam.Em A Psicologia do Dinheiro, o multipremiado autor Morgan Housel partilha 19 histórias que exploram a estranha forma como as pessoas pensam sobre dinheiro e ensina-nos a compreender verdadeiramente um dos temas mais importantes das nossas vidas. -
Segredos da Mente Milionária - Aprenda a vencer transformando os seus conceitos sobre o dinheiro e adotando os hábitos das pessoas bem-sucedidas.Segredos da Mente Milionáriafoi escrito para todos aqueles que se questionam acerca do motivo pelo qual, certas pessoas trabalham arduamente durante anos para ganhar dinheiro e outras parecem enriquecer tão facilmente. Para o autor, tal não se deve a diferenças na educação, à inteligência,ao talento, a oportunidades, a métodos de trabalho, a contactos ou à sorte. A resposta está no modelo pessoal de dinheiro quetodos nós trazemos gravado no subconsciente.Para Eker, mesmo quando uma pessoa domina a área na qual se move profissionalmente, se o modelo de dinheiro que segue não estiver programado para um alto nível de sucesso, ele jamais enriquecerá.Neste livro, T. Harv Eker apresenta os princípios que regem uma mente milionária e um método infalível de administração do dinheiro. -
Bons HábitosMelhore como trabalha e se sente, criando bons hábitos.Todos temos hábitos. Alguns foram cuidadosamente construídos; outros simplesmente caímos neles. Alguns deles podem ajudar-nos a fazer o nosso trabalho ou a equilibrar os diversos aspetos das nossas vidas. Outros, contudo, podem atrasar-nos.Este livro explora como avaliar o seu comportamento para ver onde pode melhorar o seu humor e produtividade a um nível granular. Com recurso às mais recentes investigações psicológicas e conselhos práticos de especialistas em liderança, aprenderá a estabelecer hábitos saudáveis, a largar comportamentos tóxicos que o esgotam e a superar quaisquer bloqueios mentais que estejam a impedir a mudança. -
O Factor Humano na Decisão EmpresarialAs teorias financeiras ortodoxas ignoram as características pessoais dos gestores na tomada de decisões na empresa.Mas, quem já contactou com a realidade empresarial sabe que a personalidade dos gestores é fundamental nas escolhas realizadas. Na verdade, não são as empresas que tomam decisões; quem decide são os gestores que nelas trabalham.Neste livro mostra-se como o perfil psicológico e as experiências de vida dos gestores influenciam as suas decisões:- porque cometem erros de gestão?- porque se endividam?- porque distribuem dividendos?- porque adquirem outras empresas?- porque manipulam a informação e cometem fraudes?Conhecer a psicologia do gestor é essencial para compreender as suas escolhas e também para prever as decisões tomadas nas empresas concorrentes. -
As 48 Leis do PoderPara aqueles que querem ter poder, são espectadores do poder, ou querem escudar-se contra o poder…Há quem brinque com o poder e perca tudo num erro fatal. Há quem vá longe demais e quem não vá suficientemente longe. Há, no entanto, quem dê exactamente todos os passos certos e seja capaz de atrair a si o poder com uma perícia quase sobre-humana.Ao longo dos tempos, escritores e filósofos colocaram-se a seguinte pergunta: Quais as lições a aprender com os sucessos e fracassos dos nossos predecessores?Apesar de os vários escritos sobre poder a que hoje temos acesso se estenderem por um período de mais de três mil anos, constatamos que se repetem tendências e temas comuns - aqueles que apontam para uma essência de poder e que sugerem a existência de características capazes de regular o seu aumento. As 48 leis são intemporais e absolutas. -
Desistir - O Poder de Saber Quando Ir EmboraO sucesso não reside em insistir nas coisas. Reside em escolher a coisa certa na qual insistir, desistindo das restantes.Lancemos mãos à obra. Está na altura de reabilitar a desistência.Ao ler este livro, ficamos a saber porque é que a desistência deve ser celebrada e como é que esta pode transformar-se numa capacidade para desenvolver e enriquecer a nossa vida. -
Cálculo FinanceiroEsta obra tem por objectivo apresentar a lógica do raciocínio matemático na análise das operações financeiras de curto, médio ou longo prazo. As diversas matérias abordadas no livro são tratadas com a adequada profundidade teórica exigida à leccionação destas matérias no ensino superior, sem no entanto descuidar a vertente prática, tendo em atenção a sua utilização por um público menos exigente no desenvolvimento dos aspectos teóricos da matéria.Trata-se de uma obra didáctica que cobre as matérias fundamentais da disciplina de Cálculo Financeiro, o que a torna útil para a aprendizagem ou aprofundamento de conhecimentos dos responsáveis pela gestão financeira das organizações.Em todos os capítulos são apresentados exemplos retirados da realidade empresarial, por forma a facilitar uma melhor compreensão dos assuntos abordados.Inclui ainda dois formulários de consulta rápida, um para o cálculo financeiro e outro para o cálculo actuarial, a que se juntam as correspondentes tabelas, ainda muito úteis, apesar do desenvolvimento e fácil acesso aos meios computacionais. -
Gestão das OrganizaçõesAs organizações, em particular as empresas, defrontam-se actualmente com um ambiente global em permanente mudança, cada vez mais complexo, instável e imprevisível. Inovação, gestão do conhecimento, novas competências, descentralização, autonomia e colaboração são alguns dos vocábulos associadas às características da nova gestão que, em complexidade crescente, se traduz em novos desafios para os novos gestores, mas também para os docentes, alunos e candidatos a funções de gestão. Procurando ir ao encontro da nova realidade, nesta nova edição, além da actualização ou sistematização de alguns dos temas tratados em edições anteriores (com destaque para o planeamento, a motivação e as estruturas organizacionais) introduziu-se um novo capítulo sobre as tendências em gestão no século XXI e as competências exigidas aos novos gestores. Fundamentalmente pretende-se contribuir, ainda que modestamente, para uma melhor preparação dos interessados em atingir os melhores resultados nos crescentes, mas aliciantes, desafios colocados pela nova gestão. Edição totalmente a cores.