O Mito e o Homem

16,40 €
Envio previsto até
Nesta obra, Roger Caillois procura definir a natureza e a função do mito, analisando as diferentes determinações que contribuem para fazer das representações coletivas de caráter mítico uma manifestação privilegiada da vida imaginativa.
Detalhes
Editora Edições 70
Coleção Perspectivas do Homem
Categorias
Editora Edições 70
Negar Chronopost e Cobrança Não
Autores Roger Caillois
Roger Caillois

Sociólogo e antropólogo francês, Roger Caillois (1913-1978), distribuiu a sua atenção e atividade por variadas áreas, desde o jornalismo até à literatura ou à intervenção política. Formado na École Pratique de Hautes Études, em Paris, Caillois desde cedo se inclinou para o estudo do sagrado, desenvolvendo o seu trabalho nas áreas da Sociologia e da Antropologia da Religião. Deste interesse resultariam as obras O Mito e o Homem (1938) e O Homem e o Sagrado (1939).
A atividade académica de Caillois estender-se-ia depois ao Colégio de Sociologia, nos anos anteriores à Segunda Guerra Mundial, onde defendeu uma sociologia politicamente empenhada e ativa, liberta de amarras «cientificizantes». Ativista político da extrema-esquerda anti-fascista, Caillois seria obrigado a sair da França em 1939, e durante toda a guerra viveria na Argentina. No seu regresso a França, após a guerra, inicia uma campanha contra o que considerava serem os dois grandes imperialismos intelectuais do seu tempo: o marxismo e a psicanálise.   
Toda a obra de Caillois se caracteriza por uma grande versatilidade e abrangência, tocando diversos ramos do conhecimento e das artes, e sendo percorrida por um estilo e uma filosofia extremamente próprios e inspirados. Intelectual e homem da cultura respeitado internacionalmente, Callois seria ainda funcionário da UNESCO, a partir de 1948, empreendendo inúmeras viagens na difusão das suas obras e publicações, até à data da sua morte, 21 de dezembro de 1978. 


Partilhar
Ler Amostra Book Search
Livros dos mesmos Autores Ver Todos
Top Vendas da categoria Ver Todos