O Tribunal Penal Internacional e a Ordem Jurídica Portuguesa

12,72 €

Apresentação de Mário Soares

NOTA INTRODUTÓRIA


Os textos que ora se publicam versam uma temática de grande interesse e actualidade jurídica e até política: "O Tribunal Penal Internacional e a Jurisdição Nacional". No fundo, representam as actas, se assim lhe podemos chamar, do colóquio sobre o Tribunal Penal Internacional, organizado pelo Instituto de Direito Penal Económico Europeu e pelo Ius Gentium Conimbrigae da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, com a cooperação da Fundação Mário Soares, que teve lugar em fins de Setembro de 2002, tendo como director científico, alma e inspirador o Prof. Vital Moreira, ilustre Director do Centro de Direitos Humanos do lus Gentium Conimbrigae. Participaram nesse colóquio, que julgo ter marcado um momento alto e original de reflexão, não isento de polémica: o Juiz Conselheiro e hoje Presidente do Tribunal Constitucional, Luís Nunes de Almeida, o Prof. Vital Moreira, o insigne penalista, Prof. Figueiredo Dias, a Dr.a Leonor Assunção, da Universidade do Minho, o Dr. Almiro Rodrigues, ex-juiz do T.P.I. para a Ex-Jugoslávia, o Dr. Pedro Caeiro, da Universidade de Coimbra, a Conselheira do Tribunal Constitucional, Prof.a Fernanda Palma, a Dr.a Ana Luisa Riquito da Universidade de Coimbra, tendo sido encerrado pelo Dr. João Mota de Campos, Secretário de Estado Adjunto da Senhora Ministra da Justiça e pelo subscritor destas breves palavras.

Os trabalhos do colóquio estiveram repartidos por sucessivas sessões, duas de manhã e duas de tarde, tratando, respectivamente: TPI e Constituição; TPI, legislação penal e processo penal; cooperação com o TPI; princípio da complementaridade: Tribunais Nacionais e TPI. Foram muito participados, tendo uma assistência atenta e especializada, havendo ainda a registar inúmeras questões formuladas à mesa, que deram lugar a vivos e esclarecedores debates.

A Fundação Mário Soares honra-se de ter acolhido tão importante colóquio e agradece ao Prof. Vital Moreira todo o imenso esforço realizado na sua organização e direcção científica. Também se honra — e agradece — com a colaboração que pôde prestar ao Instituto de Direito Económico Europeu e ao lus Gentium Conimbriagae da Universidade de Coimbra.

Lisboa, 5 de Fevereiro de 2004

Mário Soares



ÍNDICE


Mário Soares — Nota introdutória

Notas biográficas dos Autores

Vital Moreira — O Tribunal Penal Internacional e a Constituição

Leonor Assunção — TPI e lei penal e processual penal portuguesa

Pedro Caeiro — O procedimento de entrega previsto no Estatuto de Roma e a sua incorporação no Direito Português

Ana Luísa Riquito — O Direito Internacional Penal entre o risco de Cila e o de Caríbdes (Complementaridade do Tribunal Penal Internacional)

Detalhes
Editora Coimbra Editora
Categorias
Editora Coimbra Editora
Negar Chronopost e Cobrança Não
Autores Ana Luísa Riquito, Leonor Assunção, Pedro Caeiro, Vital Moreira
Ana Luísa Riquito
Leonor Assunção
Pedro Caeiro
Vital Moreira

Vital Moreira é professor catedrático jubilado da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra (FDUC), sendo também professor na Universidade Lusíada - Norte (Porto). Conhecido como constitucionalista, entre os seus projetos de investigação em curso destacam-se os ligados à história da Revolução Liberal de 1820 e da Constituição de 1822, à história do constitucionalismo eleitoral e à história constitucional portuguesa em geral, todos em parceria com o Professor José Domingues. É consultor da Câmara Municipal do Porto para as comemorações municipais do bicentenário da Revolução Liberal de 1820.

Partilhar
Book Search
Livros dos mesmos Autores Ver Todos
Top Vendas da categoria Ver Todos