Nas últimas décadas, na saúde, têm ocorrido progressos muito significativos, sendo a medicina das mulheres particularmente beneficiada pelos avanços da tecnologia no diagnóstico muito precoce, multiplicando, desta forma, as hipóteses de sucesso na prevenção e no tratamento.
Obstetrícia Fundamental apresenta conhecimentos fundamentais, indispensáveis para a compreensão da Saúde Materna e Perinatal. Os diferentes capítulos centram-se em temas diretamente relacionados com a gravidez, o parto e o puerpério, desde a semiologia, a conceção, a embriologia e o desenvolvimento fetal, salientando a importância da avaliação imagiológica, do diagnóstico pré-natal, da deteção precoce das doenças mais comuns durante a gravidez – incluindo as doenças mentais –, até à gravidez múltipla, às alterações da placentação, ao parto pré-termo e as intervenções obstétricas.
Esta obra conta com a colaboração de autores de diferentes instituições nacionais que, pela sua formação e atividade, compõem uma fonte extremamente útil de experiências nesta área, contribuindo, assim, para a formação de alunos de Medicina, médicos internos de Ginecologia e Obstetrícia e médicos de família; e para a atualização de outros profissionais de saúde envolvidos nos cuidados prestados às mulheres e seus filhos, desde a preconceção ao puerpério.
§Semiologia
§Conceção, implantação e embriologia
§Desenvolvimento e crescimento fetal
§Vigilância e cuidados pré-natais
§Adaptações maternas na gravidez
§Avaliação imagiológica e complementaridade pré-natal de bem-estar fetal
§Diagnóstico pré-natal
§Hemorragias, diabetes e HTA na gravidez
§Gravidez múltipla
§Isoimunização Rh
§Alterações da placentação
§Doenças médicas e infeções na gravidez
§Parto pré-termo e prematuridade
§Intervenções e emergências em Obstetrícia
§Puerpério: alterações fisiológicas e complicações
§Fármacos e substâncias ilícitas na gravidez e no puerpério
Com enfase nos aspetos multidisciplinares relacionados com a mulher em pós-menopausa, visa esclarecer e atualizar os profissionais de saúde, promovendo a abordagem preventiva e a intervenção precoce.
Dirigido a médicos de Medicina Geral e Familiar, internos da especialidade e outros profissionais de saúde, este livro é uma ferramenta indispensável a todos os que lidam com as doenças ginecológicas.
A área da Ginecologia tem apresentado evoluções constantes nos seus conceitos, na abordagem, na intervenção médica – ao nível dos exames complementares de diagnóstico, atos cirúrgicos menos invasivos, novas tecnologias – e na relevância dada aos aspetos psicológicos. Os progressos claros a todos estes níveis estão associados a uma redução das principais patologias ginecológicas.
A obra apresenta conhecimentos fundamentais relativos ao sistema genital feminino, incluindo a mama, a Endocrinologia ginecológica e a Uroginecologia, indispensáveis para a compreensão das doenças ginecológicas, anomalias do desenvolvimento pubertário, infertilidade e menopausa. Conta com a colaboração de autores de diferentes instituições do país, constituindo-se assim como uma base pedagógica para alunos de Medicina, médicos internos de Ginecologia e Obstetrícia e médicos de família; também outros profissionais de saúde encontrarão neste livro uma fonte de aquisição e atualização de conhecimentos.
· Semiologia · Vulva e vagina
· Colo do útero
· Corpo do útero
· Trompas de Falópio
· Ovários
· Mama
· Aspetos psicológicos em ginecologia
· Endocrinologia em ginecologia
· Uroginecologia
· Imagiologia em ginecologia
· Endoscopia em ginecologia
· Aspetos éticos em ginecologia
A epidemiologia é, atualmente, uma área fundamental na formação na área das ciências da saúde. Seja a nível laboratorial ou de saúde pública, as aplicações da epidemiologia são variadas, ajudando a compreender como se distribuem os fenómenos relacionados com a saúde e a doença e os seus determinantes. Resultado da prática de ensino da epidemiologia, este livro abrange os aspectos essenciais da epidemiologia, nomeadamente no que diz respeito ao método epidemiológico e aos seus pressupostos, aos principais desenhos de estudo e às medidas de frequência e de associação e risco. Aborda, ainda, as questões da causalidade em saúde. Com uma maior preponderância da epidemiologia observacional, analisam-se, ainda, as questões éticas inerentes à investigação epidemiológica e apresenta-se um guia prático para a elaboração de projetos de investigação tendo por base as orientações internacionais mais recentes.
Visando retraçar, analisar e compreender a relação entre Bissaya-Barreto, a Medicina e Cirurgia, a presente tese parte de um quadro teórico e conceptual, incluindo o tema, a problemática, o objeto de estudo, a historiografia, fontes e metodologia, delimitação cronológica e estrutura.
A avaliação da ingestão alimentar requer a quantificação da porção de cada alimento consumido. Obteve-se a porção média de alimentos a partir de pesagens efetuadas por um grupo constituído por cinco nutricionistas.À semelhança da segunda, a presente edição do manual resulta da necessidade de adicionar novos alimentos e de reformular alguns valores de alimentos já apresentados. Adicionalmente, são apresentadas outras formas de apresentação, visando responder às necessidades demonstradas por utilizadores das edições anteriores, nas diferentes áreas de aplicação deste manual.