Polémicas da Igreja Católica portuguesa dos últimos 20 anos
O pecado é tão antigo quanto a Igreja pois esta é feita de homens com as mesmas tentações e fraquezas de todos os outros. E a Igreja Portuguesa não é exceção.
Com um estilo ligeiro mas sustentado numa investigação meticulosa, Secundino Cunha revela-nos os acontecimentos que marcaram negativamente a Igreja portuguesa nos últimos 20 anos, abalando populações e incendiando o país.
Casos de padres que cederam à tentação do amor, narrativas de desventuras e vinganças, histórias de revoltas populares e fugas atribuladas por paixão que deram origem a calvários sem fim. E, claro, não poderiam faltar os famosos contos do vigário.
Venha descobrir e deleitar-se com uma Igreja Católica Portuguesa que nunca imaginou, e os desafios diários que ela enfrenta na luta eterna entre a virtude e o pecado.
O pecado é tão antigo quanto a Igreja pois esta é feita de homens com as mesmas tentações e fraquezas de todos os outros.E a Igreja Portuguesa não é exceção.Com um estilo ligeiro mas sustentado numa investigação meticulosa, Secundino Cunha revela-nos os acontecimentos que marcaram negativamente a Igreja portuguesa nos últimos 20 anos, abalando populações e incendiando o país.Casos de padres que cederam à tentação do amor, narrativas de desventuras e vinganças, histórias de revoltas populares e fugas atribuladas por paixão que deram origem a calvários sem fim. E, claro, não poderiam faltar os famosos contos do vigário.Venha descobrir e deleitar-se com uma Igreja Católica Portuguesa que nunca imaginou, e os desafios diários que ela enfrenta na luta eterna entre a virtude e o pecado.
Teixeira de Pascoaes continua a ser um dos mais marcantes nomes da Literatura Portuguesa, isto por intermédio de uma obra diversa e riquíssima que vai da ficção à biografia, e com presença marcante na Poesia.Teixeira de Pascoaes é por muitos considerado como um dos renovadores mais importantes da linguagem literária, tendo beneficiando a sua obra de uma aceitação internacional nunca antes dele conseguida por outro Autor português. Foi traduzido em várias línguas, como o espanhol, alemão, inglês, holandês, italiano...Folheando este álbum, com texto de Secundino Cunha (e que reúne ainda fotografias antigas e atuais sobre a Casa de Gatão, onde Teixeira de Pascoaes escreveu a maior parte da sua obra e onde viveu a maior parte da sua vida), podemos vivenciar o seu mundo muito particular e extraordinariamente preenchido.
"Casas de Escritores no Minho" é um livro que, por intermédio da palavra e da imagem, evoca a vida e as vivências de alguns dos mais importantes autores portugueses e dos seus lares (neste caso no Minho), como sejam Sá de Miranda, Aquilino Ribeiro, Ruben A, Camilo Castelo Branco, Raul Brandão, Tomaz de Figueiredo, etc.Trata-se de um livro da autoria do jornalista Secundino Cunha, com fotografias antigas e actuais (estas da autoria do fotógrafo Sérgio Freitas).
Esta obra é composta por textos que mostram o progresso das reflexões sobre a problemática da identidade da Ciência da Religião. Os ensaios garantem o acesso à sua interrelação temática e lógica subjacente, algo que não se revela pela leitura individual dos textos. Aqui serão esclarecidos e exemplificados os princípios que caracterizam a Ciência da Religião desde o início da sua institucionalização nas últimas décadas do século XIX. Além disso, será discutido em que sentido esses princípios qualificam a disciplina para sua funcionalidade extra-acadêmica. Essa atualização do livro Constituintes da Ciência da Religião (Paulinas, 2006) se entende como uma reação ao desconhecimento das especificidades da Ciência da Religião, não apenas por parte do público em geral, mas também entre estudantes e, até mesmo, docentes da área no Brasil.