Prefácio de Samuel G. Armistead e Joseph H. Silyerman
Introdução
A. Romances Vários
Épico (Derivado do Cantar de Gesta Peninsular)
Carolíngios (Derivados do Cantar de Gesta Francês)
Históricos
Clássicos
Presos e Cativos
Regresso do Marido
Amor Fiel
Amor Desgraçado
Esposa Desgraçada
Adúltera
Mulheres Matadoras
Raptos e Violadores
Incesto
Mulheres Sedutoras
Várias Aventuras Amorosas
Morte Personificada
Animais
Assuntos Vários
Canções Cumulativas
B. Romances e Canções Infantis
C. Romances Picarescos e Despiques
D. Romances Sacros e Orações Narrativas
Santos Particulares
O Natal
Nossa Senhora
Paixão de Nosso Senhor
Jesus e a Alma
Confissão
Assuntos Vários
E. Romances de Cego Popularizados
Apêndice: Orações, Ensalmos e outros Textos Poéticos
Índices
Obra constituida por 2 TomosÍNDICE GERAL TOMO IPrefácio de Samuel G. Armistead e Joseph H. Silverman Introdução A. Romances Vários Épicos Carolíngios Histórico Bíblicos Clássicos Mocidade do Herói Presos e Cativos Regresso do Marido Amor Fiel Amor Desgraçado Esposa Desgraçada Adúltera Mulheres Matadoras Raptos e Violadores Incesto Mulheres Sedutoras Mulheres Seduzidas Várias Aventuras Amorosas Burlas e Astúcias Religiosos Morte Personificada Animais Assuntos Vários Canções Cumulativas Canções Infantis TOMO II B. Pastoreias e Despiques Pastoreias Despiques C. Romances de Cego Popularizados Bíblico Amor Fiel Mulher Seduzida Amor Desgraçado Suicídio Incesto Assassinato Conjugal Pais que Matam os Filhos Filhos que Matam os Pais Outras Mortes Violentas Acidente Animais Assuntos Vários Picarescos Apêndice: Orações, Ensalmos, Anfiguris, Trechos do Teatro Popular e Cancioneiro A. Orações Natal A Paixão Jesus e a Alma Outras Orações Sobre Nosso Senhor Nossa Senhora Dia de Juízo As Almas Na Igreja Santos Particulares Ao Deitar Ao Levantar Assuntos Vários B. Ensalmos C. Anfiguris D. Trechos do Teatro Popular E. Cancioneiro Religiosas Históricas Baladas Natureza: A Água, a Fonte, as Árvores e as Flores Morena Namoros Canções de Trabalho Profissões Laços dos Pauliteiros Picarescas Assuntos Vários Cantigas ao Desafio Índices Bibliografia Abreviaturas Índice Geral
Índice Geral
Introdução
I. Os Portugueses na Nova Inglaterra
II. Os Informadores e os Romances
A. Romances Vários
B. Romances e Canções Infantis
C. Romances Picarescos
D. Romances Sacros e Orações Narrativas
E. Romances de Cego Popularizados
F. A Experiência do Imigrante
Apêndice: Orações, Ensalmos e Outros Textos Poéticos
Índices
ÍNDICE GERAL
Prefácio de Samuel G. Armistead e Joseph H. Silverman
Introdução
Nota final
A. Romances Vários
Carolíngios (Derivados do Cantar de Gesta Francês)
Históricos
Presos e Cativos
Regresso do Marido
Amor Fiel
Amor Desgraçado
Esposa Desgraçada
Adúltera Mulheres Matadoras
Raptos e Violadores
Incesto
Mulheres Seduzidas
Várias Aventuras Amorosas
Morte Personificada
Assuntos Vários
Canções Cumulativas
B. Romances e Canções Infantis
C. Romances Picarescos
D. Romances Sacros e Orações Narrativas
E. Romances de Cego Popularizados
Índices
I. Índice de Temas
II. Correspondências com El Romancero judeo-espanol en el Archivo Menéndez Pidal
III. Índice de Informadores
IV. O Romanceiro Português na América do Norte: Índice Temático e Bibliográfico
Com este livro, dá-se início a um trabalho de recolha e estudo das Lendas e Contos Populares Transmontanos com a participação marcante de um vasto número de “Narradores da Memória”, que transmitiram de viva voz as suas narrações tal como as ouviram aos antepassados. Ao todo, um corpus de 215 lendas e contos.
No espólio recolhido, sobressaem as lendas de lugares, de capelas, alminhas e cruzeiros, milagres, aparições da Virgem, tesouros em ruínas de castros e castelos, mouros guerreiros e mouras encantadas, lobisomens, bruxas, almas penadas, trasgos e demónios; a par de um rol vastíssimo de contos populares, classificados de acordo com os catálogos internacionais, onde figuram os contos religiosos, contos de animais, contos de encantamento, contos jocosos e anticlericais.
São histórias fantásticas, que voaram no tempo nas asas da memória dos seus narradores. Galgaram países, montanhas, cidades e aldeias, numa viagem imparável na voz de romeiros, jograis, corsários, meirinhos, amoladores e almocreves. Entraram e saíram em palácios, nos lares humildes das serras, nas choupanas dos pastores, tornando-se hoje um acervo importante da cultura e identidade de um povo.
A cerâmica figurativa de Barcelos constitui uma das mais belas e intrigantes manifestações da cultura e da identidade portuguesas. Delirante, quase alucinada, parece confirmar a cada boneco, a cada esgar dos seus desorbitados olhos, a ideia segundo a qual as mãos dos artesãos das freguesias de Galegos São Martinho e Galegos Santa Maria possuem um misterioso poder demiúrgico, singular ao ponto de combinar as mais arreigadas manifestações de religiosidade com figuras de feição pagã, quase demoníacas.Se o galo de Barcelos se transformou há muito num dos mais incontestáveis ícones do nosso país, o gene criativo surgido com a figura tutelar de Rosa Ramalho tem sido contraído e mantido por sucessivas gerações das famílias Ramalho, Côta e Mistério, apenas para referir os expoentes máximos desta manifestação artística.Seja pelo seu exotismo excêntrico — ao mesmo tempo infantil, expressionista e monstruoso —, ou pela sua pura condição de arte, os bonecos de Barcelos têm atraído o interesse de inúmeros colecionadores ou de simples devotos daqueles mistérios. Foi também esse o caso dos arquitetos Alexandre Alves Costa e Sergio Fernandez, docentes da nossa Faculdade de Arquitetura e obreiros da coleção de 600 peças que em 2022 doaram ao Museu de História Natural e da Ciência da Universidade do Porto.A exposição que acolhemos no edifício-sede da reitoria e a produção deste catálogo, que doravante documentará o rigor e a riqueza daquela coleção, constituem, pois, um gesto de reconhecimento e de gratidão, mas também a manifestação de um compromisso: ao zelo, à dedicação, à confiança e à generosidade dos arquitetos Alexandre Alves Costa e Sergio Fernandez, retribuirá a Universidade do Porto com a firme determinação de tudo fazer para preservar e continuar a divulgar o extraordinário acervo que nos legaram.António de Sousa Pereira, Reitor da Universidade do Porto