O Homem vive, atualmente, rodeado de tecnologia. É ubíquo o uso de sistemas eletrónicos no nosso quotidiano, quer seja nas nossas casas e carros, quer seja no local de trabalho e em momentos de diversão. A ‘interface’ entre esses sistemas e o Mundo em que vivemos é realizada por sensores e atuadores.
Este livro explica o funcionamento de inúmeros dispositivos deste tipo, partindo do princípio físico ou químico utilizado, o que constitui uma abordagem diferente de outros livros nesta área. É ilustrado como estes se devem usar, quais os tipos adequados para cada aplicação e quais as particularidades e vicissitudes de cada um dos milhares de modelos diferentes que existem no mercado.
Para além dos exemplos práticos apresentados, são propostos vários exercícios para serem resolvidos.
O público alvo são os estudantes universitários que pretendem obter uma formação em engenharia eletrónica ou eletrotécnica. A maioria dos sistemas eletrónicos criados e utilizados contêm sensores e/ou atuadores. É, portanto, fundamental para um engenheiro nesta área saber como funcionam os sensores e atuadores e que também os saibam construir de raiz quando tal for necessário.
Francisco A. C. Alegria é doutorado em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores pelo Instituto Superior Técnico (2002) onde tem lecionado temas relacionados com Sensores e Atuadores, Instrumentação, Medidas e Eletrónica de Computadores.
É investigador no Instituto de Telecomunicações onde tem desenvolvido atividade de R&D em Sistemas de Medida e em Conversores Analógico/Digitais.
O objectivo desta obra é facultar a formação básica em Hidraulica (Mecânica dos Fluidos Incompressíveis e Turbomáquinas Hidráulicas) necessária para o exercício recorrente da profissão de engenheiro no domínio do planeamento, projecto e gestão dos sistemas destinados à utilização e ao domínio da água. Mais concretamente, essa formação deverá permitir: a resolução dos problemas hidráulicos correntes;
a identificação de problemas hidráulicos cuja complexidade requeira o recurso a especialistas de hidráulica;
o diálogo com tais especialistas.Do PrefácioSUMÁRIOCapítulo 1 - Propriedades de Líquidos Capítulo 2 - Hidrostática Capítulo 3 - Hidrocinemática Capítulo 4 - Conceitos e Princípios Fundamentais da Hidrodinâmica Capítulo 5 - Estudo Global dos Escoamentos Líquidos Capítulo 6 - Teoria da Semelhança. Parâmetros Adimensionais Capítulo 7 - Leis de Resistência dos Escoamentos Uniformes Capítulo 8 - Forças Hidrodinâmicas Sobre Corpos Imersos. Sedimentação Capítulo 9 - Escoamentos Permanentes sob Pressão Capítulo 10 - Escoamentos Variáveis sob Pressão Capítulo 11 - Escoamentos com Superfície Livre Capítulo 12 - Escoamentos por Orifícios e Descarregadores. Medições Hidráulicas Capítulo 13 - Escoamentos em Meios Porosos Capítulo 14 - Escoamentos em Canais de Leito MóvelCapítulo 15 - Turbomáquinas Hidráulicas Anexo - Breve Revisão de Análise Matemática e de Mecânica
Tudo o que precisa de saber para gerir a manutenção de qualquer organização que tenha a seu cargo ativos físicos e para organizar e implementar o seu sistema de gestão. Nesta 4.ª edição atualizam-se muitos normativos, nomeadamente o da terminologia e o dos indicadores de manutenção, e aprofundam-se temas-chave, como a gestão energética, o controlo sanitário e as novas tecnologias de informação. Com o contributo de novos autores, transmite-se uma visão moderna e atualizada da gestão da manutenção das organizações que se pretendem competitivas e sustentáveis. Abordam-se os conceitos fundamentais da manutenção moderna, com destaque para os mais recentes normativos da manutenção industrial, gestão de edifícios e áreas relacionadas, como a gestão da energia, ambiente, segurança anti-incêndio e anti-hostilidade, prevenção epidemiológica e Legionella, numa perspetiva objetiva e sustentada na experiência prática dos autores.Trata-se de uma obra de referência para qualquer interessado no tema da manutenção e uma ótima contribuição para o desempenho competente da gestão dos ativos das organizações.O livro cobre os seguintes temas:- Introdução à gestão da manutenção;- Indicadores de gestão;- Sistemas informáticos de apoio;- Organização do sistema de gestão da manutenção;- Organização, gestão e aprovisionamento dos materiais de manutenção;- Gestão dos trabalhos;- Gestão técnica de edifícios;- Controlo dos custos e orçamento;- Implementação do sistema de gestão.Esta obra inclui ainda um Glossário de Termos Correspondentes em português europeu e português do Brasil, bem como o respetivo termo em inglês.