Ser Empreendedor - Pensar, Criar e Moldar a Nova Empresa
Quem não sonhou já um dia tornar-se o seu próprio patrão? Poder gerir o seu dia-a-dia, as finanças, as ideias, as escolhas de vida. a carreira, a independência financeira e a realização pessoal e profissional à sua maneira?
Qualquer que seja a dimensão do seu empreendimento ou o sector de actividade, da ideia de negócio ao projecto e ao sucesso, existe um caminho a percorrer. Os que triunfam fazem-no sonhar e são para si um incentivo para avançar? Está pronto a bater-se e a correr riscos? O sucesso não está forçosamente à mão, é necessário provocá-lo.
O objectivo deste livro é ser um suporte fiável, dar-lhe informações, conhecimentos, técnicas, exemplos e dicas para que a sua busca de independência e sucesso tenha um desfecho feliz. Desafia-o a ser empreendedor. Desafia-o a pensar, criar e moldar a sua nova empresa. Afinal, ser empreendedor não é só para os ricos, os jovens, os iluminados ou para aqueles que possuem qualquer tipo de qualidade inata. Pode-se aprender a ser empreendedor e a maior parte das vezes o triunfo deve muito à vontade, ao bom senso e à perspicácia do empreendedor. A maioria dos grandes empresários esteve na situação em que você está agora: do nada criaram e materializaram os seus sonhos e ambições. Esta obra pode ser utilizada por qualquer pessoa que pretenda criar uma nova empresa, independentemente da sua idade, formação ou experiência profissional. O seu futuro pode começar aqui.
| Editora | Edições Sílabo |
|---|---|
| Categorias | |
| Editora | Edições Sílabo |
| Negar Chronopost e Cobrança | Não |
| Autores | Fernando Ribeiro Serra, João Carvalho Santos, Manuel Portugal Ferreira |
Professor no Departamento de Gestão e investigador no CARME – Center of Applied Research in Management and Economics do Politécnico de Leiria, onde leciona estratégia e gestão/negócios internacionais. Pós-doutorado pela Universidade de São Paulo, Brasil, doutor em Gestão pela Universidade de Utah, EUA, mestre e MBA em Gestão pela Universidade Católica Portuguesa, Lisboa, e licenciado em Economia pela Universidade de Coimbra.
-
Gestão Estratégica - Conceitos e PráticaPensar estrategicamente a organização é essencial ao sucesso da empresa no mercado e face às empresas concorrentes. Mas, pensar estrategicamente requer a compreensão do que é a estratégia, do ambiente externo e interno, dos diversos níveis de estratégia - de negócio, funcional, corporativa e internacional -, e da sua implementação e controlo. Todas estas vertentes fazem com que a compreensão dos conceitos de estratégia e a sua aplicação não sejam tarefa fácil para os estudantes e executivos. Este livro vem contribuir para resolver estas dificuldades, apresentando os conceitos, mas também a prática da Gestão Estratégica, tão necessária tanto para profissionais, como para estudantes dos cursos de licenciatura e mestrado, diferenciando-se das demais obras que privilegiam essencialmente a teoria. Para além do cuidado de dotar os leitores de competências teórico-práticas fundamentais, a qualidade desta obra advém do facto dos autores, com uma vasta experiência académica e de mercado, se preocuparem em apresentar um texto adequado à realidade portuguesa com inúmeros exemplos práticos e casos nacionais. Para os gestores e os empresários de empresas de qualquer dimensão, esta obra ajuda-los-á a maximizar os seus resultados e a gerir melhor os seus negócios. Por sua vez, a escrita simples e prática auxiliará os que pretendem entrar no meio empresarial.
-
A Psicologia do DinheiroSer bem-sucedido com o dinheiro não tem necessariamente que ver com o que sabemos. E mudar hábitos é difícil, mesmo para pessoas muito inteligentes.O dinheiro - seja no investimento, nas finanças pessoais ou nas decisões de negócios - é normalmente explicado com base na matemática, em que fórmulas e dados nos dizem exatamente o que fazer. Mas na vida real as pessoas não tomam decisões financeiras a partir de uma folha de Excel. Fazem-no à mesa de jantar, numa sala de reuniões, e em tantas outras situações nas quais história pessoal - a nossa visão única do mundo -, ego, orgulho, marketing e incentivos estranhos se misturam.Em A Psicologia do Dinheiro, o multipremiado autor Morgan Housel partilha 19 histórias que exploram a estranha forma como as pessoas pensam sobre dinheiro e ensina-nos a compreender verdadeiramente um dos temas mais importantes das nossas vidas. -
Segredos da Mente Milionária - Aprenda a vencer transformando os seus conceitos sobre o dinheiro e adotando os hábitos das pessoas bem-sucedidas.Segredos da Mente Milionáriafoi escrito para todos aqueles que se questionam acerca do motivo pelo qual, certas pessoas trabalham arduamente durante anos para ganhar dinheiro e outras parecem enriquecer tão facilmente. Para o autor, tal não se deve a diferenças na educação, à inteligência,ao talento, a oportunidades, a métodos de trabalho, a contactos ou à sorte. A resposta está no modelo pessoal de dinheiro quetodos nós trazemos gravado no subconsciente.Para Eker, mesmo quando uma pessoa domina a área na qual se move profissionalmente, se o modelo de dinheiro que segue não estiver programado para um alto nível de sucesso, ele jamais enriquecerá.Neste livro, T. Harv Eker apresenta os princípios que regem uma mente milionária e um método infalível de administração do dinheiro. -
Bons HábitosMelhore como trabalha e se sente, criando bons hábitos.Todos temos hábitos. Alguns foram cuidadosamente construídos; outros simplesmente caímos neles. Alguns deles podem ajudar-nos a fazer o nosso trabalho ou a equilibrar os diversos aspetos das nossas vidas. Outros, contudo, podem atrasar-nos.Este livro explora como avaliar o seu comportamento para ver onde pode melhorar o seu humor e produtividade a um nível granular. Com recurso às mais recentes investigações psicológicas e conselhos práticos de especialistas em liderança, aprenderá a estabelecer hábitos saudáveis, a largar comportamentos tóxicos que o esgotam e a superar quaisquer bloqueios mentais que estejam a impedir a mudança. -
O Factor Humano na Decisão EmpresarialAs teorias financeiras ortodoxas ignoram as características pessoais dos gestores na tomada de decisões na empresa.Mas, quem já contactou com a realidade empresarial sabe que a personalidade dos gestores é fundamental nas escolhas realizadas. Na verdade, não são as empresas que tomam decisões; quem decide são os gestores que nelas trabalham.Neste livro mostra-se como o perfil psicológico e as experiências de vida dos gestores influenciam as suas decisões:- porque cometem erros de gestão?- porque se endividam?- porque distribuem dividendos?- porque adquirem outras empresas?- porque manipulam a informação e cometem fraudes?Conhecer a psicologia do gestor é essencial para compreender as suas escolhas e também para prever as decisões tomadas nas empresas concorrentes. -
As 48 Leis do PoderPara aqueles que querem ter poder, são espectadores do poder, ou querem escudar-se contra o poder…Há quem brinque com o poder e perca tudo num erro fatal. Há quem vá longe demais e quem não vá suficientemente longe. Há, no entanto, quem dê exactamente todos os passos certos e seja capaz de atrair a si o poder com uma perícia quase sobre-humana.Ao longo dos tempos, escritores e filósofos colocaram-se a seguinte pergunta: Quais as lições a aprender com os sucessos e fracassos dos nossos predecessores?Apesar de os vários escritos sobre poder a que hoje temos acesso se estenderem por um período de mais de três mil anos, constatamos que se repetem tendências e temas comuns - aqueles que apontam para uma essência de poder e que sugerem a existência de características capazes de regular o seu aumento. As 48 leis são intemporais e absolutas. -
Desistir - O Poder de Saber Quando Ir EmboraO sucesso não reside em insistir nas coisas. Reside em escolher a coisa certa na qual insistir, desistindo das restantes.Lancemos mãos à obra. Está na altura de reabilitar a desistência.Ao ler este livro, ficamos a saber porque é que a desistência deve ser celebrada e como é que esta pode transformar-se numa capacidade para desenvolver e enriquecer a nossa vida. -
Cálculo FinanceiroEsta obra tem por objectivo apresentar a lógica do raciocínio matemático na análise das operações financeiras de curto, médio ou longo prazo. As diversas matérias abordadas no livro são tratadas com a adequada profundidade teórica exigida à leccionação destas matérias no ensino superior, sem no entanto descuidar a vertente prática, tendo em atenção a sua utilização por um público menos exigente no desenvolvimento dos aspectos teóricos da matéria.Trata-se de uma obra didáctica que cobre as matérias fundamentais da disciplina de Cálculo Financeiro, o que a torna útil para a aprendizagem ou aprofundamento de conhecimentos dos responsáveis pela gestão financeira das organizações.Em todos os capítulos são apresentados exemplos retirados da realidade empresarial, por forma a facilitar uma melhor compreensão dos assuntos abordados.Inclui ainda dois formulários de consulta rápida, um para o cálculo financeiro e outro para o cálculo actuarial, a que se juntam as correspondentes tabelas, ainda muito úteis, apesar do desenvolvimento e fácil acesso aos meios computacionais. -
Gestão das OrganizaçõesAs organizações, em particular as empresas, defrontam-se actualmente com um ambiente global em permanente mudança, cada vez mais complexo, instável e imprevisível. Inovação, gestão do conhecimento, novas competências, descentralização, autonomia e colaboração são alguns dos vocábulos associadas às características da nova gestão que, em complexidade crescente, se traduz em novos desafios para os novos gestores, mas também para os docentes, alunos e candidatos a funções de gestão. Procurando ir ao encontro da nova realidade, nesta nova edição, além da actualização ou sistematização de alguns dos temas tratados em edições anteriores (com destaque para o planeamento, a motivação e as estruturas organizacionais) introduziu-se um novo capítulo sobre as tendências em gestão no século XXI e as competências exigidas aos novos gestores. Fundamentalmente pretende-se contribuir, ainda que modestamente, para uma melhor preparação dos interessados em atingir os melhores resultados nos crescentes, mas aliciantes, desafios colocados pela nova gestão. Edição totalmente a cores.
