Ética para Engenheiros
Lidel
2017
31,47 €
Envio previsto até
O livro inclui dezenas de casos práticos e códigos de ética e deontológicos de diversas especialidades e países. Sugere livros, revistas e recursos da web para aprofundamento. Nesta edição, revista e atualizada, são inseridos novos casos (e.g., Volkswagen, GM, Toyota, Edward Snowden), nova literatura e novos recursos. É também inserido o Estatuto da Ordem dos Engenheiros (contendo normas de “Deontologia Profissional”), atualizado pela Lei n.º 123/2015. Desta forma, os autores procuram manter a obra (ativamente) viva.
| Editora | Lidel |
|---|---|
| Categorias | |
| Editora | Lidel |
| Negar Chronopost e Cobrança | Não |
| Autores | Arménio Rego, Jorge Braga |
Arménio Rego
ARMÉNIO REGO (armenio.rego@ua.pt) é doutorado e mestre em Organização e Gestão de Empresas. Ensina na Universidade de Aveiro.
É autor e co-autor de 27 livros, em áreas como as organizações positivas, a liderança, a comunicação, a ética e responsabilidade social das organizações, e a gestão internacional de recursos humanos.
Publicou várias dezenas de artigos em revistas nacionais e internacionais, incluindo Journal of Business Research, Journal of Organizational Change Management, Creativity and Innovation Management Journal, Journal of Happiness Studies, Journal of Humanistic Psychology e Service Industries Journal.
Tem desenvolvido consultoria em comportamento organizacional e gestão de recursos humanos, e realizado dezenas de conferências, seminários, workshops e eventos de formação de executivos nas mesmas áreas.
Foi agraciado com diversos prémios e menções honrosas, em Portugal e no estrangeiro.
Jorge Braga
Engenheiro Electrotécnico pelo Instituto Superior Técnico. Foi Director, durante 15 anos, da Siderurgia Nacional, na área dos investimentos e membro da Direcção da Sociedade de Investimentos Promindústria, SA. Exerceu diversos cargos de gestão e fiscalização de empresas, assim como numerosos cargos associativos. Foi dirigente da Ordem dos Engenheiros de 1976 a 2004. Para além de numerosas conferências e palestras, foi convidado a ministrar módulos de ética nos cursos de Engenharia do ISCTE e da Universidade Nova. Foi director, editor e membro do Conselho de Redacção de diversos jornais e revistas. É co-responsável pelos cursos de Ética e Deontologia Profissional da Secção Sul da Ordem dos Engenheiros.
Livros dos mesmos Autores
Ver Todos
-
I, Leader - Guidelines for Leadership DevelopmentThis book is both a completed endeavor and a work in progress. It is unquestionable that leaders must develop technical, socio-relational, cognitive and self-leadership competencies. It is also indisputable that the relative importance of these competencies changes as leaders advance in their careers. However, the thesis that leadership is a process involving leaders, followers and the situation has an implication: as followers and the situation change (and few changes are as profound as those engendered by COVID-19), leaders must adapt their behaviors in order to be more effective leaders. Thus, here it is another implication: leadership itself is also a work in progress. -
Comunicação Pessoal e Organizacional - Teoria e PráticaA comunicação é o aparelho circulatório da vida organizacional. Se falhar, os restantes sistemas organizacionais entram em rutura. Também é o nutriente das nossas vidas. Todos comunicamos, independentemente da nossa vontade. Mesmo caladas, as pessoas comunicam – pois os seus interlocutores interpretam o silêncio e reagem em conformidade. Mediante linguagem simples e acessível, e apresentando numerosos casos práticos e exercícios, o autor concilia teoria com prática. Entre os temas abordados, estão: leis da comunicação; barreiras à comunicação; comunicação entre pessoas de diferentes culturas; silêncios e mentiras; comunicação não-verbal; rumores; estilos pessoais de comunicação; escutar e calar; falar em público; facultar e receber feedback. Nesta nova edição, o tema da comunicação em ambiente virtual também é desenvolvido. O livro é útil para um amplo espetro de leitores: • Ajuda gestores e outros membros organizacionais a comunicarem mais eficazmente. • Faculta a professores e formadores das áreas da comunicação organizacional e afins uma ferramenta de trabalho útil, prática, rigorosa e de leitura agradável. • Fornece a estudantes do ensino superior (gestão; comportamento organizacional; gestão de recursos humanos; liderança) os conhecimentos fundamentais sobre a comunicação nas organizações e a comunicação em geral. • Proporciona a todos a possibilidade de melhorarem as suas competências comunicacionais e serem mais bem-sucedidos na vida profissional e na pessoal. • Contém resumos e orientações para a ação. • Complementado com manual contendo 34 exercícios que o leitor poderá usar para se autoavaliar ou para avaliar a sua organização e o seu líder. Ferramenta útil que professores/formadores poderão usar em sala de aula ou eventos formativos (telecarregamento em: www.sílabo.pt). -
Liderança - Humildade e SoberbaAbundam na história líderes e organizações que colapsam quando, aparentemente, se encontram no cume do sucesso. Este paradoxo acontece, frequentemente, quando a autoconfiança, o poder e o sucesso se transformam em arrogância e soberba. A tentação híper-narcísica transporta o líder para o interior de uma bolha, assim perdendo contacto com as pessoas e as realidades. Este perigo é potencialmente letal, quer para o próprio, quer para as organizações que lidera.Estudioso e com vasta experiência na área da liderança, o autor, apoiando-se em muitos exemplos (nos campos empresarial, político, militar e desportivo) e ampla investigação, apresenta a humildade como o antídoto adequado para tais perigos e refuta a crença segundo a qual as duras realidades da liderança não se compaginam com as «fraquezas da humildade». A humildade não representa humilhação, fraqueza ou défice de autoestima, sendo antes a capacidade de «ter os pés assentes na terra» – estar ciente das forças e fraquezas próprias, reconhecer as qualidades e os contributos dos outros, e ter vontade para aprender. A humildade dos líderes é, pois – desde que acompanhada de determinação, coragem e competência – uma força. Em oposição, a soberba pode ser uma doença perigosa para os líderes, as organizações e mesmo a comunidade.Conciliando teoria e prática, e apresentando pistas para a ação, este livro responde a questões como:• Porque é que a humildade nos líderes é importante para a eficácia da liderança, a inovação e o desempenho das equipas e das organizações?• O que significa ser um líder humbicioso (humilde e ambicioso)?• É possível ser-se um líder simultaneamente humilde e narcisista? • O que acontece quando os líderes permanecem muito tempo no poder, são bem-sucedidos e se deixam contaminar pela soberba?• Porque é que a soberba dos líderes pode conduzir a escândalos, bancarrotas e desastres?• Como exercer o poder sem contrair a soberba?• Porque é que os freios e contrapesos ajudam os líderes a «manter os pés na terra» e a evitar a soberba? • A recomendação «Lembra-te que és mortal» continua válida?• É arriscado ser excessivamente humilde?Líderes e futuros líderes aprenderão muito com este livro. Sobretudo a tornarem-se (e a conservarem-se) líderes humildes, evitando o perigo da arrogância e soberba, preservando a sua autoestima e contribuindo para o sucesso dos liderados e das organizações.
Top Vendas da categoria
Ver Todos
-
HidráulicaO objectivo desta obra é facultar a formação básica em Hidraulica (Mecânica dos Fluidos Incompressíveis e Turbomáquinas Hidráulicas) necessária para o exercício recorrente da profissão de engenheiro no domínio do planeamento, projecto e gestão dos sistemas destinados à utilização e ao domínio da água. Mais concretamente, essa formação deverá permitir: a resolução dos problemas hidráulicos correntes; a identificação de problemas hidráulicos cuja complexidade requeira o recurso a especialistas de hidráulica; o diálogo com tais especialistas.Do PrefácioSUMÁRIOCapítulo 1 - Propriedades de Líquidos Capítulo 2 - Hidrostática Capítulo 3 - Hidrocinemática Capítulo 4 - Conceitos e Princípios Fundamentais da Hidrodinâmica Capítulo 5 - Estudo Global dos Escoamentos Líquidos Capítulo 6 - Teoria da Semelhança. Parâmetros Adimensionais Capítulo 7 - Leis de Resistência dos Escoamentos Uniformes Capítulo 8 - Forças Hidrodinâmicas Sobre Corpos Imersos. Sedimentação Capítulo 9 - Escoamentos Permanentes sob Pressão Capítulo 10 - Escoamentos Variáveis sob Pressão Capítulo 11 - Escoamentos com Superfície Livre Capítulo 12 - Escoamentos por Orifícios e Descarregadores. Medições Hidráulicas Capítulo 13 - Escoamentos em Meios Porosos Capítulo 14 - Escoamentos em Canais de Leito MóvelCapítulo 15 - Turbomáquinas Hidráulicas Anexo - Breve Revisão de Análise Matemática e de Mecânica -
Gestão da Manutenção de Equipamentos, Instalações e EdifíciosTudo o que precisa de saber para gerir a manutenção de qualquer organização que tenha a seu cargo ativos físicos e para organizar e implementar o seu sistema de gestão. Nesta 4.ª edição atualizam-se muitos normativos, nomeadamente o da terminologia e o dos indicadores de manutenção, e aprofundam-se temas-chave, como a gestão energética, o controlo sanitário e as novas tecnologias de informação. Com o contributo de novos autores, transmite-se uma visão moderna e atualizada da gestão da manutenção das organizações que se pretendem competitivas e sustentáveis. Abordam-se os conceitos fundamentais da manutenção moderna, com destaque para os mais recentes normativos da manutenção industrial, gestão de edifícios e áreas relacionadas, como a gestão da energia, ambiente, segurança anti-incêndio e anti-hostilidade, prevenção epidemiológica e Legionella, numa perspetiva objetiva e sustentada na experiência prática dos autores.Trata-se de uma obra de referência para qualquer interessado no tema da manutenção e uma ótima contribuição para o desempenho competente da gestão dos ativos das organizações.O livro cobre os seguintes temas:- Introdução à gestão da manutenção;- Indicadores de gestão;- Sistemas informáticos de apoio;- Organização do sistema de gestão da manutenção;- Organização, gestão e aprovisionamento dos materiais de manutenção;- Gestão dos trabalhos;- Gestão técnica de edifícios;- Controlo dos custos e orçamento;- Implementação do sistema de gestão.Esta obra inclui ainda um Glossário de Termos Correspondentes em português europeu e português do Brasil, bem como o respetivo termo em inglês.