TMQ - Techniques, Methodologies and Quality - Qualidade no Futuro
Este número especial comemora os 10 anos da Revista TMQ – Techniques, Methodologies and Quality e, por este facto, os artigos surgem alinhados com os desafios e as oportunidades que as grandes alterações técnicas e científicas estão a acarretar para as organizações.
Para além das reflexões sobre o passado e a história desta publicação, principalmente apresentam-se perspetivas multidisciplinares e variadas sobre o futuro do movimento da qualidade. Não nos colocamos em posições simplistas, de que o movimento a qualidade se encontra em declínio, mas sim na argumentação de que é necessário desenvolver técnicas e métodos existentes e criar outros novos que respondam melhor à sensorização crescente dos processos e ao tratamento de grandes quantidades de dados, em muitos casos em tempo real.
Considerando que esta revista apoia e é apoiada pela rede de cooperação de investigadores RIQUAL, o tema central, referente ao que investigar, com impacto no desenvolvimento teórico da gestão da qualidade e nos processos tecnológicos e organizacionais, não podia deixar de ser colocado no cerne da discussão. Igualmente, quis-se ainda trazer outras perspetivas dissonantes, sobre o futuro de uma sociedade, com melhor qualidade de vida, mais próxima de satisfazer as necessidades e expetativas das pessoas, com a melhor e sustentável utilização dos recursos.
Esta obra interessa a todos os que:
• questionam as competências dos profissionais da qualidade;
• ambicionam investigar temas relevantes e impactantes;
• vivenciam sinais preocupantes de declínio social e político;
• querem contribuir para sociedades melhores e sustentáveis;
• assumem princípios e valores de cooperação.
| Editora | Edições Sílabo |
|---|---|
| Categorias | |
| Editora | Edições Sílabo |
| Negar Chronopost e Cobrança | Não |
| Autores | António Ramos Pires, Margarida Saraiva, Álvaro Rosa |
ÁLVARO AUGUSTO DA ROSA, natural de Macau, é doutor pelo ISCTE em gestão estratégica e desenvolvimento empresarial. É professor associado com agregação do ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa e é docente de disciplinas das áreas de gestão geral, qualidade e gestão intercultural.
É investigador integrado da BRU-IUL (Business Research Unit) e membro fundador da RIQUAL (Rede de Investigadores da Qualidade). Faz parte, ainda, do corpo editorial da Revista TMQ Techniques, Methodologies and Quality.
-
Estatística para a QualidadeAs organizações precisam de usar mais técnicas e métodos de controlo e gestão e não menos que no passado recente. As técnicas estatísticas mais simples permitem ganhar significado e tirar proveito dos dados gerados pelas atividades internas e dar contributos ao entendimento das tendências nos mercados e contextos externos. A competitividade obriga a dar resposta a maiores exigências dos clientes e outras partes interessadas, mantendo os preços a níveis aceitáveis, o que só pode ser conseguido através de processos robustos, seguros, flexíveis e otimizados, em todas as fases do ciclo de vida dos produtos e serviços. A crescente complexidade e incerteza, nas sociedades e nos mercados, necessita que os níveis de conhecimento sejam significativamente incrementados, sendo as técnicas estatísticas cada vez mais imprescindíveis para este efeito. Este livro introduz as técnicas estatísticas mais simples de forma aplicada e próxima das práticas mais necessárias ao controlo e melhoria dos produtos, serviços e processos, através de muitos exemplos resolvidos e explicados, e interessa: • aos gestores, que poderão extrair daqui uma ideia clara das técnicas estatísticas mais comuns, bem como as vantagens da sua aplicação; • aos técnicos da qualidade, do ambiente, da segurança, e de outras áreas, que poderão encontrar uma sistematização de conceitos e um guia prático para o uso de técnicas estatísticas; • aos estudantes de engenharia, gestão, economia, que poderão encontrar uma abordagem pragmática e profissionalizante de várias técnicas e métodos. -
Qualidade no Ensino SuperiorO conceito de produtividade pode ser aplicado de diversas formas a instituições de ensino superior e a cada um dos seus macroprocessos: ensino-aprendizagem; investigação; prestação de serviços e transferência de conhecimento. A competitividade está mais ligada à atratividade de estudantes, de financiamentos para projetos de I&D e de prestação de serviços e transferência de conhecimentos. Poder-se-á também analisar a competitividade pelo impacto que as instituições projetam nos contextos socioeconómicos onde se inserem. A qualidade, como fator determinante da competitividade, tem vindo a acentuar-se com a concorrência acrescida (internacionalização, evolução técnica e tecnológica, necessidades crescentes e diferenciadas dos seus públicos-alvo) sendo que a sua gestão impõe a reavaliação e reconceptualização das práticas, modelos e teorias de gestão tradicionais. Este livro identifica e responde a um vasto conjunto de desafios que as instituições de ensino devem superar de modo premente: o alinhamento com o espaço europeu, as revisões dos referenciais usados para avaliar as instituições e os seus sistemas de gestão (com a integração desejável entre os vários referenciais) e a necessidade de obter níveis mais elevados de desempenho organizacional. Pela exposição de técnicas e métodos de gestão da qualidade, não só através da apresentação de conceitos, mas também de exemplos facilitadores da compreensão, este livro dirige-se a: • dirigentes e gestores de instituições de ensino superior, pois permite-lhes entender, numa perspetiva holística e integradora, os vários sistemas de gestão; • responsáveis pelos sistemas da qualidade, bem como a outros técnicos e responsáveis, uma vez que lhes facilita a interpretação dos conceitos e lhes fornece metodologias orientadoras para a sua implementação; • estudantes, designadamente de engenharia, gestão, economia, marketing e gestão de recursos humanos, uma vez que poderão assimilar as abordagens e técnicas fundamentais de controlo e gestão da qualidade. -
Qualidade - Melhoria e Inovação no Ciclo de VidaOs modelos de melhoria e inovação devem ser utilizados em todo o ciclo de vida dos produtos e serviços, e não apenas em processos já em fase de produção ou prestação do serviço. Com a crescente redução do ciclo de vida, tem vindo a acentuar-se uma deslocação das atividades críticas para as fases iniciais de pré-produção e venda dos produtos e serviços, e em especial para a conceção e construção da interface da organização com o mercado, onde terá de se identificar o que os clientes pretendem, como percecionam a qualidade e as funcionalidades que os produtos/serviços devem possuir, bem como o preço que estarão dispostos a pagar. As decisões tomadas nestas fases podem representar cerca de 75% dos custos do ciclo de vida (custos de concepção, aquisição, exploração, manutenção e eliminação), sendo que, normalmente, estes custos não estão suficientemente identificados e relacionados com os resultados. Este livro identifica tipos de custos que devem ser autonomizados e geridos ao longo do ciclo de vida e interessa aos: • Gestores e dirigentes, ajudando a definir custos específicos do e no ciclo de vida; • Responsáveis pelos sistemas da qualidade, da inovação, e do design e desenvolvimento, ajudando na escolha de indicadores, custos e na elaboração de estimativas; • Estudantes de gestão, economia, engenharia e design, ajudando a perspetivar e calcular os custos do e no ciclo de vida.
-
A Psicologia do DinheiroSer bem-sucedido com o dinheiro não tem necessariamente que ver com o que sabemos. E mudar hábitos é difícil, mesmo para pessoas muito inteligentes.O dinheiro - seja no investimento, nas finanças pessoais ou nas decisões de negócios - é normalmente explicado com base na matemática, em que fórmulas e dados nos dizem exatamente o que fazer. Mas na vida real as pessoas não tomam decisões financeiras a partir de uma folha de Excel. Fazem-no à mesa de jantar, numa sala de reuniões, e em tantas outras situações nas quais história pessoal - a nossa visão única do mundo -, ego, orgulho, marketing e incentivos estranhos se misturam.Em A Psicologia do Dinheiro, o multipremiado autor Morgan Housel partilha 19 histórias que exploram a estranha forma como as pessoas pensam sobre dinheiro e ensina-nos a compreender verdadeiramente um dos temas mais importantes das nossas vidas. -
Segredos da Mente Milionária - Aprenda a vencer transformando os seus conceitos sobre o dinheiro e adotando os hábitos das pessoas bem-sucedidas.Segredos da Mente Milionáriafoi escrito para todos aqueles que se questionam acerca do motivo pelo qual, certas pessoas trabalham arduamente durante anos para ganhar dinheiro e outras parecem enriquecer tão facilmente. Para o autor, tal não se deve a diferenças na educação, à inteligência,ao talento, a oportunidades, a métodos de trabalho, a contactos ou à sorte. A resposta está no modelo pessoal de dinheiro quetodos nós trazemos gravado no subconsciente.Para Eker, mesmo quando uma pessoa domina a área na qual se move profissionalmente, se o modelo de dinheiro que segue não estiver programado para um alto nível de sucesso, ele jamais enriquecerá.Neste livro, T. Harv Eker apresenta os princípios que regem uma mente milionária e um método infalível de administração do dinheiro. -
Bons HábitosMelhore como trabalha e se sente, criando bons hábitos.Todos temos hábitos. Alguns foram cuidadosamente construídos; outros simplesmente caímos neles. Alguns deles podem ajudar-nos a fazer o nosso trabalho ou a equilibrar os diversos aspetos das nossas vidas. Outros, contudo, podem atrasar-nos.Este livro explora como avaliar o seu comportamento para ver onde pode melhorar o seu humor e produtividade a um nível granular. Com recurso às mais recentes investigações psicológicas e conselhos práticos de especialistas em liderança, aprenderá a estabelecer hábitos saudáveis, a largar comportamentos tóxicos que o esgotam e a superar quaisquer bloqueios mentais que estejam a impedir a mudança. -
O Factor Humano na Decisão EmpresarialAs teorias financeiras ortodoxas ignoram as características pessoais dos gestores na tomada de decisões na empresa.Mas, quem já contactou com a realidade empresarial sabe que a personalidade dos gestores é fundamental nas escolhas realizadas. Na verdade, não são as empresas que tomam decisões; quem decide são os gestores que nelas trabalham.Neste livro mostra-se como o perfil psicológico e as experiências de vida dos gestores influenciam as suas decisões:- porque cometem erros de gestão?- porque se endividam?- porque distribuem dividendos?- porque adquirem outras empresas?- porque manipulam a informação e cometem fraudes?Conhecer a psicologia do gestor é essencial para compreender as suas escolhas e também para prever as decisões tomadas nas empresas concorrentes. -
As 48 Leis do PoderPara aqueles que querem ter poder, são espectadores do poder, ou querem escudar-se contra o poder…Há quem brinque com o poder e perca tudo num erro fatal. Há quem vá longe demais e quem não vá suficientemente longe. Há, no entanto, quem dê exactamente todos os passos certos e seja capaz de atrair a si o poder com uma perícia quase sobre-humana.Ao longo dos tempos, escritores e filósofos colocaram-se a seguinte pergunta: Quais as lições a aprender com os sucessos e fracassos dos nossos predecessores?Apesar de os vários escritos sobre poder a que hoje temos acesso se estenderem por um período de mais de três mil anos, constatamos que se repetem tendências e temas comuns - aqueles que apontam para uma essência de poder e que sugerem a existência de características capazes de regular o seu aumento. As 48 leis são intemporais e absolutas. -
Desistir - O Poder de Saber Quando Ir EmboraO sucesso não reside em insistir nas coisas. Reside em escolher a coisa certa na qual insistir, desistindo das restantes.Lancemos mãos à obra. Está na altura de reabilitar a desistência.Ao ler este livro, ficamos a saber porque é que a desistência deve ser celebrada e como é que esta pode transformar-se numa capacidade para desenvolver e enriquecer a nossa vida. -
Cálculo FinanceiroEsta obra tem por objectivo apresentar a lógica do raciocínio matemático na análise das operações financeiras de curto, médio ou longo prazo. As diversas matérias abordadas no livro são tratadas com a adequada profundidade teórica exigida à leccionação destas matérias no ensino superior, sem no entanto descuidar a vertente prática, tendo em atenção a sua utilização por um público menos exigente no desenvolvimento dos aspectos teóricos da matéria.Trata-se de uma obra didáctica que cobre as matérias fundamentais da disciplina de Cálculo Financeiro, o que a torna útil para a aprendizagem ou aprofundamento de conhecimentos dos responsáveis pela gestão financeira das organizações.Em todos os capítulos são apresentados exemplos retirados da realidade empresarial, por forma a facilitar uma melhor compreensão dos assuntos abordados.Inclui ainda dois formulários de consulta rápida, um para o cálculo financeiro e outro para o cálculo actuarial, a que se juntam as correspondentes tabelas, ainda muito úteis, apesar do desenvolvimento e fácil acesso aos meios computacionais. -
Gestão das OrganizaçõesAs organizações, em particular as empresas, defrontam-se actualmente com um ambiente global em permanente mudança, cada vez mais complexo, instável e imprevisível. Inovação, gestão do conhecimento, novas competências, descentralização, autonomia e colaboração são alguns dos vocábulos associadas às características da nova gestão que, em complexidade crescente, se traduz em novos desafios para os novos gestores, mas também para os docentes, alunos e candidatos a funções de gestão. Procurando ir ao encontro da nova realidade, nesta nova edição, além da actualização ou sistematização de alguns dos temas tratados em edições anteriores (com destaque para o planeamento, a motivação e as estruturas organizacionais) introduziu-se um novo capítulo sobre as tendências em gestão no século XXI e as competências exigidas aos novos gestores. Fundamentalmente pretende-se contribuir, ainda que modestamente, para uma melhor preparação dos interessados em atingir os melhores resultados nos crescentes, mas aliciantes, desafios colocados pela nova gestão. Edição totalmente a cores.