Principal livro em distúrbios temporomandibulares e oclusão. Com foco na prática e baseado em evidências, este livro é uma ferramenta repleta de novas técnicas que trazem soluções para tratar e controlar diversos distúrbios oclusais e temporomandibulares. Em abordagem lógica e prática para o estudo da oclusão e da função mastigatória, o conteúdo é organizado didaticamente e visa aliviar o sofrimento dos pacientes e melhorar a qualidade de vida. Com fotos e ilustrações clínicas, Tratamento dos Distúrbios Temporomandibulares e Oclusão oferece ainda: Conteúdo atualizado com informações fundamentadas em pesquisas recentes; Soluções detalhadas, com base nas técnicas mais atuais e eficazes; Cobertura expandida de todos os casos apresentados nos capítulos de tratamento, com novas orientações e detalhes de como tratar distúrbios temporomandibulares comuns; Novos estudos adicionados para corroborar tratamentos existentes, assim como novas considerações; Projeto gráfico modernizado e primorosas fotos e ilustrações clínicas; Foco na prática baseada em evidências a fim de auxiliar na adoção de informações e técnicas descritas no livro.
A epidemiologia é, atualmente, uma área fundamental na formação na área das ciências da saúde. Seja a nível laboratorial ou de saúde pública, as aplicações da epidemiologia são variadas, ajudando a compreender como se distribuem os fenómenos relacionados com a saúde e a doença e os seus determinantes. Resultado da prática de ensino da epidemiologia, este livro abrange os aspectos essenciais da epidemiologia, nomeadamente no que diz respeito ao método epidemiológico e aos seus pressupostos, aos principais desenhos de estudo e às medidas de frequência e de associação e risco. Aborda, ainda, as questões da causalidade em saúde. Com uma maior preponderância da epidemiologia observacional, analisam-se, ainda, as questões éticas inerentes à investigação epidemiológica e apresenta-se um guia prático para a elaboração de projetos de investigação tendo por base as orientações internacionais mais recentes.
Visando retraçar, analisar e compreender a relação entre Bissaya-Barreto, a Medicina e Cirurgia, a presente tese parte de um quadro teórico e conceptual, incluindo o tema, a problemática, o objeto de estudo, a historiografia, fontes e metodologia, delimitação cronológica e estrutura.
A avaliação da ingestão alimentar requer a quantificação da porção de cada alimento consumido. Obteve-se a porção média de alimentos a partir de pesagens efetuadas por um grupo constituído por cinco nutricionistas.À semelhança da segunda, a presente edição do manual resulta da necessidade de adicionar novos alimentos e de reformular alguns valores de alimentos já apresentados. Adicionalmente, são apresentadas outras formas de apresentação, visando responder às necessidades demonstradas por utilizadores das edições anteriores, nas diferentes áreas de aplicação deste manual.