Este manual de Estatística Descritiva expõe o corpo teórico-prático da disciplina que integra a maior parte dos programas curriculares onde a Estatística Descritiva faça parte do conteúdo programático das diversas graduações académicas.
Redigido com uma orientação pedagógica acentuada para ajudar a ultrapassar o receio que grande parte dos alunos manifestam quando têm de abordar temas que envolvam números e cálculos, os autores expõem neste livro os principais conceitos e técnicas de que irão ter necessidade enquanto futuros profissionais, ou no suporte a outras disciplinas onde tenha que se recorrer à Estatística Descritiva no desenvolvimento das suas investigações ou trabalhos escolares.
Como característica diferenciadora, o manual está dividido em duas partes, sendo na primeira apresentados os fundamentos matemáticos básicos necessários que servirão de suporte à segunda parte, dedicada à Estatística Descritiva. Os leitores que não necessitem de relembrar o instrumental básico da matemática, poderão apenas concentrar-se na segunda parte do livro.
«Como tal, os analfabetos dos tempos modernos não são já apenas os que desconhecem as letras, mas passaram a ser também os que não querem conhecer os números.»
Professor auxiliar do Núcleo de Matemática da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra onde coordena e leciona unidades curriculares de Matemática e de Estatística. É investigador do Centro de Investigação em Economia e Gestão da Universidade de Coimbra (CeBER) e do INESC-Coimbra. Em 2005, completou o doutoramento em Matemática Aplicada na Old Dominion University, Virginia, EUA, após uma licenciatura (1998) e um mestrado em Matemática Aplicada (2001) pela Universidade de Coimbra. Desenvolve investigação multidisciplinar com aplicações de métodos estatísticos e matemáticos em problemas de diferentes áreas, sendo autor ou coautor de mais de 60 artigos indexados na base de dados bibliográficos Scopus. Tem participado e coordenado vários projetos de investigação financiados pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) e por empresas nacionais.
Rodrigo Martins
Doutor em Economia e Professor na Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra (FEUC). Tem lecionado nas áreas de Econometria, Estatística e Matemática. É membro integrado do CeBER (Centre for Business and Economics Research). Tem artigos científicos publicados em revistas de Economia nas áreas da Economia Política, Macroeconomia e Economia Pública.
Rui Pascoal
Professor auxiliar do Núcleo de Matemática da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra onde, desde 1991, coordena e leciona unidades curriculares de Estatística, Econometria, Matemática, Processos Estocásticos, Séries Financeiras e Modelos de Taxas de Juro. É investigador do Centro de Investigação em Economia e Gestão da Universidade de Coimbra (CeBER). Em 2007 completou o doutoramento em Economia Financeira após uma licenciatura em Economia (1991) e um mestrado (1996) em Economia Financeira pela Universidade de Coimbra. Desenvolve investigação em áreas ligadas à Economia e à Gestão com recurso a métodos matemáticos, estatísticos e da Física. É coautor de artigos científicos em revistas indexadas na base de dados bibliográficos Web of Science tais como a Physica A, Applied Economics Letters e Entropy.
Estatística Descritiva e Probabilidades - Problemas resolvidos e propostos com Aplicações em R destina-se a contribuir para uma componente prática e aplicada da formação em Estatística, servindo em primeiro lugar para o apoio ao ensino desta disciplina a nível introdutório em áreas como Economia, Gestão, Engenharia, Matemática, Biologia, Psicologia, Sociologia, Medicina, Enfermagem, etc.O seu cariz marcadamente aplicado confere-lhe também grande utilidade para utilizadores como, por exemplo, técnicos de institutos e gabinetes de estatística ou da Administração Pública, empresas de consultadoria e de sondagens, empresas com departamentos de investigação e desenvolvimento ou empresas farmacêuticas.Este livro trata os tópicos de Estatística Descritiva e Análise Exploratória de Dados, Probabilidades, Variáveis Aleatórias Unidimensionais e Bidimensionais (discretas e contínuas) e Distribuições de Probabilidade mais Importantes. Todos os capítulos incluem um resumo dos conceitos e resultados mais importantes, seguindo-se um conjunto de problemas resolvidos e um outro conjunto de problemas propostos e acompanhados da solução. Uma vez que o recurso a software apropriado é actualmente indispensável no tratamento de dados, é feita uma intensa utilização da linguagem R."
Este manual apresenta uma exposição teórica dos conceitos básicos da Análise de Dados, apoiada em exemplos ilustrativos e exercícios resolvidos. A abordagem dos conceitos é rigorosa sem ser exaustiva nos seus aspetos matemáticos, de modo a que os conteúdos possam ser facilmente entendidos, mesmo por leitores que não tenham uma preparação matemática avançada.
Partindo de exemplos práticos, que na sua maior parte se baseiam e descrevem circunstâncias da vida real, introduzem-se os conceitos teóricos e chama-se a atenção para alguns pontos em particular que, pela sua dificuldade ou pela sua importância, necessitam de um maior esclarecimento.
Em cada capítulo, são propostos dois tipos de exercícios de aplicação: exercícios resolvidos e exercícios de autoavaliação. Nos exercícios resolvidos é apresentada a resolução detalhada, apresentando-se, quando necessário, notas de esclarecimento para a compreensão plena da sua resolução. Nos exercícios de autoavaliação, o leitor é convidado a desenvolver autonomamente a sua resolução e a aferir os conhecimentos adquiridos, podendo confrontar os resultados com os da solução.
Este livro beneficia da vasta experiência da autora no apoio e lecionação das matérias expostas ao nível do ensino superior nas disciplinas de Estatística nas áreas das Ciências Humanas e das Ciências Exactas e, em particular, do seu trabalho desenvolvido com alunos do ensino a distância. É, por isso, um instrumento conciso, com a clareza necessária ao estudo autónomo, de forma a responder às necessidades de alunos do ensino superior, profissionais e professores do ensino secundário.
A análise de dados é necessária em todas as áreas do conhecimento e tem vindo a ganhar maior relevância no apoio à tomada de decisão, num contexto de crescente adoção de uma cultura analítica por parte das organizações.Esta obra apresenta e explica, numa linguagem acessível, mas com o necessário rigor científico, as técnicas de análise de dados mais utilizadas, permitindo, quer a estudantes, quer a profissionais, realizarem análises, que envolvam técnicas descritivas, inferenciais e de regressão, com recurso ao IBM SPSS Statistics ou ao R.Com este manual ganha competências para:• Interpretar medidas descritivas.• Calcular a dimensão adequada para uma amostra.• Selecionar o teste de hipóteses adequado para uma, duas ou mais amostras. • Realizar testes de hipóteses paramétricos e não-paramétricos.• Estimar modelos de regressão linear.• Estimar modelos de regressão logística.• Elaborar uma ficha técnica para uma análise estatística.• Reportar e interpretar os resultados numa tese ou relatório de análise de dados.• Utilizar o IBM SPSS Statistics em testes de hipóteses e em regressão.• Utilizar o R para análise descritiva (gráficos e tabelas), análise inferencial (testes de hipóteses) e análise preditiva (modelos de regressão).Aceda a parte da obra: https://silabo.pt/wp-content/uploads/9789895610518.pdfPúblico alvoProfissionais, estudantes e investigadores de todas as áreas de atividade e estudo que tenham de recorrer à estatística e análise de dados.