HBR 10 Artigos Essenciais - Para Novos Líderes
Desenvolva a mentalidade a atitude certas para gerir outros pela primeira vez.
Se nunca leu nada sobre como se tornar um líder de sucesso, leia estes dez artigos fundamentais. A Harvard Business Review analisou centenas de ideias e selecionou os textos mais relevantes sobre esta temática para o ajudar na transição de colaborador eficiente para um grande líder da sua equipa.
Este livro vai inspirá-lo para:
- Desenvolver a sua inteligência emocional.
- Influenciar colegas através da ciência da persuasão.
- Avaliar a sua equipa e perceber como melhorar desempenhos.
- Estabelecer uma boa rede contactos para atingir os seus objetivos.
- Coordenar relacionamentos entre empregados, chefias e pares.
- Conseguir o apoio dos superiores.
- Adquirir uma visão global para facilitar a tomada de decisões.
- Alcançar o equilíbrio entre a sua vida pessoal e profissional, mesmo em ambientes de trabalho intensos.
Neste volume poderá encontrar textos de:
Linda A. Hill, sobre como sobreviver às adversidades dos primeiros tempos enquanto líder.
Michael D. Watkins, sobre como lidar com os desafios de chefiar uma equipa herdada.
Carol A. Walker, sobre como combater o stress e a insegurança dos primeiros tempos de liderança.
Erin Reid e Lakshmi Ramarajan, sobre como gerir a tensão no trabalho, redefinindo o paradigma de «trabalhador ideal».
Robert B. Cialdini, sobre como dominar a ciência da persuasão.
Daniel Goleman, sobre a importância da inteligência emocional para um líder de excelência.
Herminia Ibarra, sobre como encontrar um estilo de liderança autêntico.
John J. Gabarro e John P. Kotter, sobre como gerir a sua chefia.
Herminia Ibarra e Mark Lee Hunter, sobre as três formas de networking que irão fazer de si um líder de sucesso.
William Oncken Jr. e Donald L. Wass, sobre como gerir melhor o seu tempo, definir as suas funções e aprender a delegar.
Michael D. Watkins, sobre os sete movimentos sísmicos que farão com que deixe de ser uma mera chefia e passe a ser reconhecido como líder.
| Editora | Actual Editora |
|---|---|
| Coleção | HBR 10 Artigos Essenciais |
| Categorias | |
| Editora | Actual Editora |
| Negar Chronopost e Cobrança | Não |
| Autores | Carol A. Walker, Donald L. Wass, Erin Reid, Herminia Ibarra, John J. Gabarro, John P. Kotter, Lakshmi Ramarajan, Linda A. Hill, Mark Lee Hunter, Michael D. Watkins, Robert B. Cialdini, William Oncken, Daniel Goleman |
Daniel Goleman é autor do livro Inteligência Emocional, best-seller internacional. Psicólogo que durante muitos anos trabalhou para a secção sobre ciências comportamentais e do cérebro do New York Times, é membro visitante do corpo docente da Harvard University.
Goleman é co-presidente do conselho do Consórcio para a Aprendizagem Social e Emocional no Local de Trabalho, que procura identificar as melhores práticas para o desenvolvimento da competência emocional. Profere com frequência palestras para grupos profissionais e em campos universitários.
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Sentido de Urgência"Neste livro, quase intimista mas recheado de exemplos e conselhos práticos, o autor, John Kotter, transporta-nos através da teoria geral da velocidade de mudança nas organizações. Não há argumento favorável a atitudes mais contemplativas que não seja aqui desmontado, como não há boas razões para impor o sentido da urgência que não sejam invocadas. Seria útil que todos os que têm responsabilidades em qualquer tipo de organização pudessem ler uma das maiores e mais actuais lições deste livro: numa era de maior turbulência e volatilidade, a urgência da mudança é ainda mais necessária. 'Esperar para ver' ou 'não é altura para sacrifícios', frases hoje tão amplamente repetidas, teriam de ser repensadas." Luís Palha, CEO do Grupo Jerónimo Martins"Nos negócios, como na vida, a urgência tem que ter sentido e deve ser gerida com critérios de razoabilidade para que a urgência não caia na rotina e perca o verdadeiro sentido de urgência. A urgência nos negócios vai sendo uma constante e, quantos mais meios técnicos vão surgindo para a aceleração da informação, maior é o uso da urgência. Actualmente, o sentido de urgência vai sendo quase um estado de espírito, uma filosofia e uma forma de ver a vida e os negócios." Rui Nabeiro, Presidente do Grupo Nabeiro/Delta Cafés"Desde que li o Leading Change assumi que John P. Kotter possuía uma invulgar capacidade de síntese, traduzindo numa metodologia sem artifícios os passos críticos dos projectos de mudança. Agora, Sentido de Urgência vem relembrar-nos e actualizar-nos sobre o que é essencial na mudança. Para muitos empresários, como eu, a mudança inicia-se na própria leitura dos textos de John P. Kotter." Vera Pires Coelho, Presidente da Edifer -
Aprender a ser Gestor - O que precisa para construir uma carreira de sucesso na área da GestãoNeste livro, Linda Hill analisa as experiências de 19 novos gestores durante o seu primeiro ano em funções de gestão. Através de entrevistas pessoais, a autora apresenta a complexidade do processo e examina as expectativas dos gestores. Os gestores descrevem como reenquadraram a sua compreensão dos seus papéis e responsabilidades, como aprenderam a construir relações de trabalho eficazes com os seus subordinados, como e quando utilizaram recursos individuais e da organização, e como aprenderam a lidar com o stress e os sentimentos da transformação.Aprender a ser gestor oferece uma visão valiosa dos desafios que os novos gestores enfrentam. É de leitura obrigatória para profissionais de recursos humanos e outros responsáveis pela gestão, bem como para os gestores com problemas em fazer a difícil transição para uma nova identidade. -
ResiliênciaComo conseguem algumas pessoas recuperar vigorosamente de reveses diários, crises profissionais, ou até graves traumas pessoais? Este livro revela as características fundamentais daqueles que emergem mais fortes dos desafios, ajuda-o a treinar o seu cérebro para enfrentar as dificuldades da vida quotidiana, e apresenta-lhe sugestões para relançar a sua carreira de modo eficaz. Este volume inclui estudos de: - Daniel Goleman - Jeffrey A. Sonnenfeld - Shawn Achor -
O que faz um lider?O artigo que revolucionou a definição dos líderes de excelência, um clássico essencial do mestre da Inteligência Emocional no seu bolso.Seria insensato reivindicar que o bom QI à moda antiga e a capacidade técnica não são ingredientes de uma liderança forte. Mas a receita não estaria completa sem a inteligência emocional. Noutros tempos, pensava-se que seria bom ter os componentes da inteligência emocional nos líderes empresariais. Mas agora sabemos que, por razões da qualidade do desempenho, esta é uma ferramenta que os líderes precisam de ter. É, portanto, uma sorte que a inteligência emocional possa ser aprendida. O processo não é fácil. É demorado e, acima de tudo, exige envolvimento. Mas os benefícios decorrentes de ter uma inteligência emocional bem desenvolvida, tanto para o indivíduo como para a organização, compensam bem o esforço. Neste artigo de referência, Daniel Goleman apresenta-nos o líder de topo do futuro: aquele que dá primazia à inteligência emocional. -
Atenção PlenaEntre os benefícios da atenção plena incluem-se um melhor desempenho, uma criatividade mais apurada, uma autoconsciência mais profunda e um maior carisma para além de uma paz de espírito acrescida.Este livro apresenta-lhe medidas práticas para construir um sentido de presença na sua rotina diária de trabalho. Também explica a ciência por trás da atenção plena e os motivos pelos quais esta prática funciona,alertando-o, ao mesmo tempo, para os perigos da moda. -
EmpatiaA empatia é considerada um fator decisivo para o aprofundamento de relações e num ainda melhor desenvolvimento do produto. Contudo, se é fácil dizer «imagina-te na pele de outra pessoa», a realidade é que compreender as motivações e as emoções dos outros é muitas vezes difícil. Este livro vai ajudá-lo a compreender o que é a empatia e por que razão ela é importante, vai mostrar-lhe como vencer os obstáculos que o tornam menos empático e fazê-lo ver que demasiada empatia é, simplesmente, demais. -
ConcentraçãoA importância de alcançar um foco profundo vai além da sua própria produtividade. O foco profundo permite que conduza os outros com sucesso, aproveite as suas emoções e encontre uma maior satisfação no local de trabalho.No entanto, as forças que desafiam o foco sustentado vão desde a ?política? de telefonemas no escritório até as preocupações do dia a dia. Este livro, explica como fortalecer a capacidade de concentração, gerir a atenção da equipe e interromper o ciclo de distração. -
AutoconsciênciaA autoconsciência é a base da inteligência emocional que permite que veja seu talento, defeitos e potencial. Mas não será capaz de alcançar a verdadeira autoconsciência com o feedback trimestral usual e o auto-reflexão. Este livro ensinará como entender os pensamentos e emoções, como persuadir os seus colegas a compartilhar o que eles realmente pensam de si e como a autoconsciência gera relacionamentos mais produtivos e recompensadores com seus colaboradores e chefes. Este volume inclui trabalhos de: Daniel Goleman Robert Steven Kaplan Susan David -
Os Novos Líderes: a inteligência emocional nas organizaçõesDaniel Goleman é o autor de Inteligência Emocional, livro que se tornou um enorme êxito editorial em todo o mundo e que mudou o conceito de inteligência.Mostrou que a inteligência emocional (IE) pode ser mais importante para a vida das pessoas do que a inteligência cognitiva, a qual é medida pelo QI. Depois, com o livro Trabalhar com a Inteligência Emocional, Goleman demonstrou que a carreira profissional também depende da inteligência emocional (IE).No presente livro, Goleman juntou-se a dois prestigiados investigadores da inteligência emocional, Richard Boyatzis e Annie McKee. Em conjunto, analisam o papel da inteligência emocional na Liderança. Introduzem o conceito de Liderança Primal, a qual se baseia nas competências da inteligência emocional e está ligada ao sucesso (ou ao insucesso) das organizações. Os autores provam que as emoções dos Líderes são contagiosas. Se os Líderes transmitirem energia e entusiasmo, a organização progride; se espalharem negativismo e dissonância, a organização afunda-se. Este grande avanço conceptual mostra que os Líderes têm de conduzir as emoções de forma correcta, se quiserem obter efeitos positivos sobre a estratégia e o sucesso das organizações.Com base em décadas de investigação em prestigiadas organizações de todo o mundo, os autores mostram que os Líderes de Excelência - presidentes, directores, conselheiros ou políticos - são eficientes porque se relacionam com os outros na base das competências da inteligência emocional, tais como a empatia e a autoconsciência, e não apenas por serem inteligentes ou tecnicamente competentes. Os bons Líderes recorrem a seis Estilos de Liderança - visionário, conselheiro, relacional, democrático, pressionador e dirigista - e mudam facilmente de um para o outro conforme as necessidades.Os autores apresentam métodos comprovados de desenvolvimento da Liderança emocionalmente inteligente através dos quais os Líderes podem aprender a: · Avaliar, desenvolver e sustentar ao longo do tempo as competências pessoais de inteligência emocional (IE) · Motivar as pessoas e ser inspirador · Cultivar formas de Liderança ressonante em grupos, empresas e outras organizações · Potenciar a ressonância, com efeitos positivos sobre os resultados e o êxitoÉ um livro essencial para todos os Líderes, seja qual for o nível hierárquico e o tipo de organização. Esta obra seminal transforma a Arte da Liderança na Ciência dos Resultados. -
Liderar a MudançaJá em 1996, John Kotter alertava para a crescente aceleração da mudança no mundo dos negócios. Se o mundo mudava cada vez mais depressa, as organizações tinham de ser capazes de responder à altura – e com igual rapidez.Confrontado com as dúvidas dos gestores que lhe pediam conselhos, criou então um programa de oito passos para liderar a mudança. O plano, sintetizado neste clássico Liderar a Mudança, tornou-se a referência absoluta nesta área. É estudado e ensinado nas melhores universidades do mundo e seguido por milhares de empresas em processo de transformação.Segundo Kotter a maior parte dos gestores são avessos a sair da sua zona de conforto, logo são incapazes de impulsionar a mudança. Os líderes, ao contrário, têm o poder de unir toda a empresa em torno de uma visão, de a implementar e fazer crescer, mesmo em contextos adversos.Mas como? O livro explica-o de forma clara, e oferece todas as ferramentas necessárias. Numa linguagem sintética, sem notas de rodapé, apresenta numerosos exemplos retirados da realidade que John Kotter viveu – como professor de Liderança em Harvard e na consultora que tem o seu nome. Reeditado com um novo prefácio e conteúdos revistos, este clássico é hoje mais actual do que nunca. Porque a aceleração da mudança prevista pelo visionário professor cumpriu-se à risca. E promete continuar imparável.
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A Psicologia do DinheiroSer bem-sucedido com o dinheiro não tem necessariamente que ver com o que sabemos. E mudar hábitos é difícil, mesmo para pessoas muito inteligentes.O dinheiro - seja no investimento, nas finanças pessoais ou nas decisões de negócios - é normalmente explicado com base na matemática, em que fórmulas e dados nos dizem exatamente o que fazer. Mas na vida real as pessoas não tomam decisões financeiras a partir de uma folha de Excel. Fazem-no à mesa de jantar, numa sala de reuniões, e em tantas outras situações nas quais história pessoal - a nossa visão única do mundo -, ego, orgulho, marketing e incentivos estranhos se misturam.Em A Psicologia do Dinheiro, o multipremiado autor Morgan Housel partilha 19 histórias que exploram a estranha forma como as pessoas pensam sobre dinheiro e ensina-nos a compreender verdadeiramente um dos temas mais importantes das nossas vidas. -
Segredos da Mente Milionária - Aprenda a vencer transformando os seus conceitos sobre o dinheiro e adotando os hábitos das pessoas bem-sucedidas.Segredos da Mente Milionáriafoi escrito para todos aqueles que se questionam acerca do motivo pelo qual, certas pessoas trabalham arduamente durante anos para ganhar dinheiro e outras parecem enriquecer tão facilmente. Para o autor, tal não se deve a diferenças na educação, à inteligência,ao talento, a oportunidades, a métodos de trabalho, a contactos ou à sorte. A resposta está no modelo pessoal de dinheiro quetodos nós trazemos gravado no subconsciente.Para Eker, mesmo quando uma pessoa domina a área na qual se move profissionalmente, se o modelo de dinheiro que segue não estiver programado para um alto nível de sucesso, ele jamais enriquecerá.Neste livro, T. Harv Eker apresenta os princípios que regem uma mente milionária e um método infalível de administração do dinheiro. -
Bons HábitosMelhore como trabalha e se sente, criando bons hábitos.Todos temos hábitos. Alguns foram cuidadosamente construídos; outros simplesmente caímos neles. Alguns deles podem ajudar-nos a fazer o nosso trabalho ou a equilibrar os diversos aspetos das nossas vidas. Outros, contudo, podem atrasar-nos.Este livro explora como avaliar o seu comportamento para ver onde pode melhorar o seu humor e produtividade a um nível granular. Com recurso às mais recentes investigações psicológicas e conselhos práticos de especialistas em liderança, aprenderá a estabelecer hábitos saudáveis, a largar comportamentos tóxicos que o esgotam e a superar quaisquer bloqueios mentais que estejam a impedir a mudança. -
O Factor Humano na Decisão EmpresarialAs teorias financeiras ortodoxas ignoram as características pessoais dos gestores na tomada de decisões na empresa.Mas, quem já contactou com a realidade empresarial sabe que a personalidade dos gestores é fundamental nas escolhas realizadas. Na verdade, não são as empresas que tomam decisões; quem decide são os gestores que nelas trabalham.Neste livro mostra-se como o perfil psicológico e as experiências de vida dos gestores influenciam as suas decisões:- porque cometem erros de gestão?- porque se endividam?- porque distribuem dividendos?- porque adquirem outras empresas?- porque manipulam a informação e cometem fraudes?Conhecer a psicologia do gestor é essencial para compreender as suas escolhas e também para prever as decisões tomadas nas empresas concorrentes. -
As 48 Leis do PoderPara aqueles que querem ter poder, são espectadores do poder, ou querem escudar-se contra o poder…Há quem brinque com o poder e perca tudo num erro fatal. Há quem vá longe demais e quem não vá suficientemente longe. Há, no entanto, quem dê exactamente todos os passos certos e seja capaz de atrair a si o poder com uma perícia quase sobre-humana.Ao longo dos tempos, escritores e filósofos colocaram-se a seguinte pergunta: Quais as lições a aprender com os sucessos e fracassos dos nossos predecessores?Apesar de os vários escritos sobre poder a que hoje temos acesso se estenderem por um período de mais de três mil anos, constatamos que se repetem tendências e temas comuns - aqueles que apontam para uma essência de poder e que sugerem a existência de características capazes de regular o seu aumento. As 48 leis são intemporais e absolutas. -
Desistir - O Poder de Saber Quando Ir EmboraO sucesso não reside em insistir nas coisas. Reside em escolher a coisa certa na qual insistir, desistindo das restantes.Lancemos mãos à obra. Está na altura de reabilitar a desistência.Ao ler este livro, ficamos a saber porque é que a desistência deve ser celebrada e como é que esta pode transformar-se numa capacidade para desenvolver e enriquecer a nossa vida. -
Cálculo FinanceiroEsta obra tem por objectivo apresentar a lógica do raciocínio matemático na análise das operações financeiras de curto, médio ou longo prazo. As diversas matérias abordadas no livro são tratadas com a adequada profundidade teórica exigida à leccionação destas matérias no ensino superior, sem no entanto descuidar a vertente prática, tendo em atenção a sua utilização por um público menos exigente no desenvolvimento dos aspectos teóricos da matéria.Trata-se de uma obra didáctica que cobre as matérias fundamentais da disciplina de Cálculo Financeiro, o que a torna útil para a aprendizagem ou aprofundamento de conhecimentos dos responsáveis pela gestão financeira das organizações.Em todos os capítulos são apresentados exemplos retirados da realidade empresarial, por forma a facilitar uma melhor compreensão dos assuntos abordados.Inclui ainda dois formulários de consulta rápida, um para o cálculo financeiro e outro para o cálculo actuarial, a que se juntam as correspondentes tabelas, ainda muito úteis, apesar do desenvolvimento e fácil acesso aos meios computacionais. -
Gestão das OrganizaçõesAs organizações, em particular as empresas, defrontam-se actualmente com um ambiente global em permanente mudança, cada vez mais complexo, instável e imprevisível. Inovação, gestão do conhecimento, novas competências, descentralização, autonomia e colaboração são alguns dos vocábulos associadas às características da nova gestão que, em complexidade crescente, se traduz em novos desafios para os novos gestores, mas também para os docentes, alunos e candidatos a funções de gestão. Procurando ir ao encontro da nova realidade, nesta nova edição, além da actualização ou sistematização de alguns dos temas tratados em edições anteriores (com destaque para o planeamento, a motivação e as estruturas organizacionais) introduziu-se um novo capítulo sobre as tendências em gestão no século XXI e as competências exigidas aos novos gestores. Fundamentalmente pretende-se contribuir, ainda que modestamente, para uma melhor preparação dos interessados em atingir os melhores resultados nos crescentes, mas aliciantes, desafios colocados pela nova gestão. Edição totalmente a cores.