Ninguém Aprende de Trombas! - Mapa da Aprendizagem para Professores / Formadores / Aprendentes
Imagine, caro leitor, que alguém lhe diz, sem rodeios, que ninguém aprende de “trombas”! Que a aprendizagem é demasiado séria para ser sisuda e demasiado importante para não ser divertida!
A aprendizagem, como processo natural, inato e divertido, encontrou a forma mais rápida e consistente de aprender: a brincadeira! Sem manuais, sem trabalho de casa, sem estudo, sem professor!
Imagine, também, que a mesma pessoa declara, perentoriamente, que a AÇÃO (a participação, o fazer, o experimentar, a interação…) é o lastro onde ganha forma a aprendizagem.
Imagine, ainda, que essa pessoa defende “com unhas e dentes” que “aprender” é um processo idiossincrático e da responsabilidade de quem aprende, já que ninguém ensina nada a ninguém! As pessoas é que aprendem! E aprender é fazer corresponder o que não conhecemos nem sabemos, o novo, ao que já conhecemos e sabemos.
Perante estas afirmações, como reage o caro leitor? Com perplexidade? Com natural satisfação? Com desconfiança? Com curiosidade?
Qualquer que seja a sua visão e perspetiva, convido-o a fazer uma viagem pelos caminhos da APRENDIZAGEM, saboreando as paisagens que esta obra de João Leite vai proporcionando ao longo de 13 capítulos.
***
Os Formadores, Professores e Educadores encontrarão neste livro, escrito na primeira pessoa, uma análise dos fatores e condições essenciais para a aprendizagem, além de metodologias, estratégias, técnicas e modelos que facilitam a prática educativa.
Tudo isto apresentado de forma divertida e reflexiva, para que possam inovar as suas práticas educativas e tornar a aprendizagem mais divertida e eficiente.
Um livro que reúne as reflexões e práticas do seu autor, baseadas em décadas de trabalho dedicado à educação e à formação.
| Editora | Pactor |
|---|---|
| Categorias | |
| Editora | Pactor |
| Negar Chronopost e Cobrança | Não |
| Autores | José Leite, Mário Martins |
Psicólogo a trabalhar em registo independente. Colabora com várias instituições, públicas e privadas, dentro e fora do país. Tem dedicado grande parte da sua intervenção à aprendizagem.
Doutorado em Sociologia, é formador, gestor de formação e especialista no desenho e dinamização do ensino e formação à distância. Administrador do FORMA-TE, Portal da Formação e dos Formadores.
-
Vida e Obra de Frei João ClaroÍNDICE ANALÍTICO INTRODUÇÃO BIOGRÁFICA AS PÁGINAS INÉDITAS DE FREI JOÃO CLARO, EM PORTUGUÊS LIVROS DE HORAS UM POUCO DE TEOFILOSOFIA, EM FREI JOÃO CLARO TRATADO DA JUSTIFICAÇÃO O LIVRO DAS SETE VIRTUDES DOS COMEÇOS E RAÍZES DOS PECADOS ASCESE E CONTEMPLAÇÃO DA ORAÇÃO «REFLEXÕES CRISTÃS» PARÁFRASES DE HINOS E SALMOS SALMOS PENITENCIAIS SALMOS DISPERSOS CREDO, LADAINHAS E PRECES EM LATIM OS NOMES DE JESUS E DE MARIA EM TORNO DO PADRE-NOSSO E DA AVE-MARIA DA PAIXÃO E RESSURREIÇÃO DE CRISTO MARIOLOGIA ET RELIQUA -
Programação Orientada aos Objectos em Java 2Este livro tem dois objectivos fundamentais: apresentar de forma rigorosa os conceitos que servem de base ao paradigma da Programação Orientada aos Objectos: Objectos, Mensagens, Classes, Hierarquia e Herança; apresentar uma metodologia de programação baseada num conjunto de princípios, regras e técnicas, que garantem que a utilização prática de tais conceitos e mecanismos, segundo o especificado pela metodologia, conduz a aplicações finais de pequena, média ou grande escala que satisfazem propriedades fundamentais em Engenharia de Software, tais como serem modulares, reutilizáveis, genéricas, extensíveis, claras e fáceis de manter, propriedades que o paradigma da PPO, só por si, não garante. -
Projetos de POO em JAVAEste livro tem por objetivo, com base em princípios fundamentais da Engenharia de Software, apresentar regras e boas práticas na análise, conceção e desenvolvimento (projeto) de aplicações orientadas pelos objetos em geral, neste caso usando as construções da linguagem Java. O livro centra-se à volta da noção de projeto de software, sendo apresentados projetos sobre todos os assuntos essenciais à Programação Orientada pelos Objetos (POO), designadamente (além dos básicos): - Classes e Instâncias; - Encapsulamento, Modularidade e Reutilização; - Todas as Coleções de Java (JCF); - Hierarquia de Classes, Classes Abstratas, Herança, Interfaces e Polimorfismo; - Streams de I/O. Em cada capítulo apresenta-se uma síntese teórica dos assuntos abordados, as construções de Java necessárias ao projeto exemplo e, em seguida, vários exercícios que são analisados e completamente implementados em Java. Este livro tem como principais destinatários estudantes de nível secundário e universitário e profissionais de informática em geral -
Java 8 POO + Construções FuncionaisJava 8 é uma linguagem de Programação Orientada pelos Objetos (POO) e assume-se como a porta de entrada principal para o que se designa por JAVA moderno. Trata-se de um conceito que pretende dar a entender que nada (de Java 5 a Java 7) foi perdido, mas que Java 8, para além de incorporar e melhorar os desenvolvimentos anteriores, introduz construções funcionais que visam uma codificação mais declarativa e simples, bem como a otimização automática do código para as atuais máquinas multi-core. Dada a sua importância e a revolução que provocou no modelo de programação com as coleções, as novas construções funcionais introduzidas em Java 8 são insubstituíveis no futuro da linguagem JAVA, cujas versões posteriores irão concentrar-se apenas em melhorias de performance, sem alterações de sintaxe da linguagem. Neste livro abordam-se todas as questões sintáticas, técnicas, pragmáticas e metodológicas do desenvolvimento de aplicações de POO em JAVA moderno, usando a versão Java 8 e seguindo as melhores práticas da Engenharia de Software. São destinatários deste livro alunos dos ensinos superior, secundário e profissional, bem como profissionais e autodidatas. Todos os que pretendem iniciar-se no paradigma da POO usando JAVA deverão realizar uma leitura sequencial da obra, que é de grau de dificuldade crescente. Aqueles que já possuem conhecimentos de POO e de JAVA poderão atualizá-los realizando leituras temáticas específicas em função das suas necessidades de aprendizagem ou curiosidade.
-
Gramática de Português - Ensino SecundárioEsta Gramática de Português - Ensino Secundário foi elaborada de acordo com as Aprendizagens Essenciais e o Programa e Metas Curriculares. e constitui um instrumento de trabalho completo e de fácil consulta. Organiza-se em duas partes: uma parte teórica com a apresentação clara e objetiva dos conteúdos, sempre acompanhada de exemplos. uma parte prática com inúmeros exercícios com níveis de complexidade crescente que permitem uma consolidação eficaz dos conhecimentos gramaticais. Inclui ainda um apêndice final de conjugações verbais e soluções para todos os exercícios. -
Português XXI 2 - Pack Livro do Aluno + Caderno de ExercíciosEmbora mantendo a mesma estrutura e conteúdos, esta nova edição do manual visa uma melhor adaptação à atualidade, pelo que surge com um novo design muito mais atrativo e moderno, apresentando novas fotografias e novas gravações áudio. Este método, estruturado em 3 níveis, tem como objetivo a aprendizagem da língua portuguesa, de forma ativa e participativa, apresentando uma grande preocupação pelo desenvolvimento da compreensão e da expressão oral do aluno, estimulando o debate e a troca de opinião, sem esquecer a importância da compreensão e da expressão escrita. Português XXI – Elementar destina-se a alunos que pretendem aprofundar os seus conhecimentos na língua portuguesa.Livro do Aluno – é constituído por 12 Unidades que propõem atividades linguísticas, comunicativas e a nível fonético, não esquecendo o desenvolvimento da capacidade de compreensão oral e escrita. De 3 em 3 Unidades há uma Unidade de Revisão que permite a consolidação do que foi previamente adquirido. O aperfeiçoamento da capacidade de compreensão oral e da pronúncia é promovido pelo complemento áudio. Caderno de Exercícios – permite que o aluno trabalhe as áreas gramaticais e lexicais das aulas e poderá ser utilizado em casa, como trabalho de revisão complementar das matérias. No final do livro encontram-se as soluções da maioria dos exercícios propostos. -
Português XXI 3 - Pack Livro do Aluno + Caderno de ExercíciosEmbora mantendo a mesma estrutura e conteúdos, esta nova edição do manual visa uma melhor adaptação à atualidade, pelo que surge com um novo design muito mais atrativo e moderno, apresentando novas fotografias e novas gravações áudio. Este método, estruturado em 3 níveis, tem como objetivo a aprendizagem da língua portuguesa, de forma ativa e participativa, apresentando uma grande preocupação pelo desenvolvimento da compreensão e da expressão oral do aluno, estimulando o debate e a troca de opinião, sem esquecer a importância da compreensão e da expressão escrita. Português XXI – Elementar destina-se a alunos que pretendem aprofundar os seus conhecimentos na língua portuguesa.Livro do Aluno – é constituído por 12 Unidades que propõem atividades linguísticas, comunicativas e a nível fonético, não esquecendo o desenvolvimento da capacidade de compreensão oral e escrita. De 3 em 3 Unidades há uma Unidade de Revisão que permite a consolidação do que foi previamente adquirido. O aperfeiçoamento da capacidade de compreensão oral e da pronúncia é promovido pelo complemento áudio. Caderno de Exercícios – permite que o aluno trabalhe as áreas gramaticais e lexicais das aulas e poderá ser utilizado em casa, como trabalho de revisão complementar das matérias. No final do livro encontram-se as soluções da maioria dos exercícios propostos. -
Pais à Maneira DinamarquesaUM GUIA INDISPENSÁVEL PARA EDUCAR PARA A FELICIDADE O livro oferece conselhos sobre como: - Incentivar jogos livres. - Potenciar a autenticidade e a confiança. - Fomentar a empatia. - Enfatizar o trabalho em equipa sobre as lutas de poder. - Celebrar a união. -
Passaporte para Português 1 - Pack (Livro do Aluno + Caderno de Exercícios)Passaporte para Português 1 é um Curso Inicial e Elementar de Português Língua Estrangeira concebido para cerca de 180 horas de aprendizagem.Ensina a comunicar rapidamente, com eficácia, confiança e competência a alunos principiantes absolutos, falsos principiantes e também àqueles que estudam português para lidar de forma flexível com a comunicação. Tem cerca de 1400 palavras e expressões indispensáveis para que o aluno possa comunicar de forma autónoma. Inclui vocabulário prático e relevante, de interesse a um aluno principiante, tal como todos os materiais necessários ao sucesso do professor e do aluno.Esta edição atualizada incorpora sugestões apresentadas por aprendentes e ensinantes, bem como atualizações de imagens e textos, mantendo as duas facetas cruciais do método: o carácter lúdico e o rigor na construção da competência de comunicação.Componentes de Passaporte para Português 1:Livro do Aluno: Inclui 40 unidades que podem ser usadas pelo professor como aulas pronto-a-ensinar; tarefas comunicativas e estruturais para uma aprendizagem progressiva e abrangente; temas e textos motivadores, estimulantes, diversificados, divertidos e práticos; progressão gramatical e lexical adequada às necessidades de comunicação; vocabulário controlado e coerente com as descrições do QECR para os níveis A1 e A2; cerca de 140 exercícios de gramática e 180 exercícios de pronúncia; 10 unidades para a compreensão e interação orais e 10 unidades de revisão; ficheiros áudio com as gravações dos textos disponíveis em www.lidel.pt/pt/download-conteudos/: para usar na sala de aula e apoiar o aluno fora da sala de aula.Caderno de Exercícios: Visa consolidar o material do Livro do Aluno, devendo ser utilizado pelo aluno, de preferência, fora da sala de aula e sem a ajuda do professor. Inclui as listas de vocabulário que o aluno deve adquirir em cada unidade, tal como as soluções para todos os exercícios. Contém ainda um glossário em alemão, chinês, espanhol, hindi, inglês, francês e russo. A versão em árabe está disponível em www.lidel.pt/pt/download-conteudos/.Livro do Professor: Ensina a ensinar através da descrição detalhada de como e o que fazer passo a passo em cada unidade. Ajuda a resolver os problemas de aprendizagem típicos dos nativos de várias línguas e apresenta estratégias para usar apenas o português na sala de aula. Inclui soluções para todas as tarefas do Livro do Aluno. -
Resumos de Clássicos - Os LusíadasEsta coleção apresenta a informação essencial sobre obras de Educação Literária indicadas pelo Programa e Metas Curriculares de Português do Ensino Secundário. Cada livro inclui o resumo de todos dos capítulos e proporciona ao aluno a aquisição e consolidação dos conhecimentos considerados fundamentais sobre o autor e a obra. Enquanto auxiliares de apoio à disciplina, os livros desta colecção são instrumentos que respondem de forma eficaz às necessidades dos alunos na preparação para testes e exame nacional. Resumo de todos os conteúdos essenciais.Linguagem clara e acessível.Indicado para a preparação de testes de avaliação e Exame Nacional. -
Português XXI 1 - Pack Livro do Aluno + Caderno de ExercíciosEmbora mantendo a mesma estrutura e conteúdos, esta nova edição do manual visa uma melhor adaptação à atualidade, pelo que surge com um novo design muito mais atrativo e moderno, apresentando novas fotografias e novas gravações áudio. Este método, estruturado em 3 níveis, tem como objetivo a aprendizagem da língua portuguesa, de forma ativa e participativa, apresentando uma grande preocupação pelo desenvolvimento da compreensão e da expressão oral do aluno, estimulando o debate e a troca de opinião, sem esquecer a importância da compreensão e da expressão escrita. Português XXI – Iniciação destina-se a alunos que pretendem aprofundar os seus conhecimentos na língua portuguesa. -
Compreensão Oral em Ação B1/B2 - Mais de 100 Exercícios com ÁudioCompreensão Oral em Ação B1/B2 – Mais de 100 Exercícios com Áudio é o segundo volume de um conjunto de três livros dirigidos a adolescentes e adultos aprendentes de português como língua estrangeira, podendo ser usado também em outros contextos, e está dividido em 12 unidades, tendo como principal objetivo o trabalho sistemático da compreensão oral.Foi concebido numa perspetiva de evolução na aquisição da língua, tendo em conta o momento de aprendizagem em que se encontra o utilizador e pressupõe que este tenha adquirido já um conjunto de conhecimentos prévios. Assim, o grau de complexidade dos conteúdos expostos vai evoluindo, estando os exemplos, exercícios e textos áudio de acordo com o momento específico de proficiência do aprendente.Os textos áudio foram produzidos e orientados de acordo com as exigências da pronúncia e prosódia necessárias para os níveis B1/B2. Ao longo das 12 unidades, apresentam-se textos de acordo com as temáticas previstas para os níveis B1/B2, sendo que cada uma delas permitirá que o aprendente desenvolva as competências relacionadas com a compreensão oral, quer através do trabalho com o texto áudio (onde as situações de comunicação são evidentes) quer através da explicitação dos atos de fala envolvidos nas tarefas orais propostas.Os atos de fala apresentados no livro estão de acordo com os atos de fala previstos para os níveis B1/B2, indicados pelo Quadro Europeu Comum de Referência para as línguas.Compreensão Oral em Ação B1/B2 – Mais de 100 Exercícios com Áudio tem:• Exercícios de preparação antes de cada texto áudio;• Audição de textos com exercícios lacunares;• Audição de textos com exercícios de verdadeiro e falso;• Audição de textos com frases para completar sentidos;• Audição de textos com perguntas de interpretação;• Soluções para todos os exercícios, o que permite quer um estudo em aula quer um estudoautónomo, e transcrição de todos os textos áudio;• Ficheiros áudio disponíveis em www.lidel.pt/pt/download-conteudos/.