A linguagem de gestão é omnipresente. Os mais obtusos conceitos de gestão são referenciados diariamente nos meios de comunicação e muitas vezes em inglês, numa tentativa de reforçar a sua importância. O cidadão comum desliga e continua na sua vida, mas alguns cidadãos prestam atenção e muitas vezes ficam baralhados face a avalanche de conceitos, numa só frase e muitas vezes contraditórios. Este livro é um produto de um projeto de investigação intitulado «Disseminação dos conceitos de gestão através de histórias tradicionais». O projeto utiliza, para além das histórias tradicionais, situações vividas pelos membros do grupo de investigação. O objetivo do projeto é explicar a linguagem de gestão ao cidadão comum e a alunos de outras áreas, tomando como base histórias bem conhecidas. Pretendemos demonstrar que podemos encontrar os conceitos de gestão no nosso dia a dia, pois nas ciências sociais a teoria emana da observação do que se passa ao nosso redor."
Nasceu no Algarve (Portugal). Doutorado em Gestão de Empresas pela Bergishe Universitat Wuppertal (Alemanha), tem artigos publicados em diversas revistas especializadas pelo mundo e é autor e coautor de vários livros no âmbito da estratégia organizacional, gestão da qualidade, culturas asiáticas de gestão e culturas africanas de gestão e governabilidade organizacional. Como professor catedrático no ISCTE, é o coordenador do programa doutoral em Gestão Geral, Estratégia e Desenvolvimento Empresarial, coordenador do Programa do DBA e, investigador principal do projeto PTDC/AFR/72258/2006 financiado pela Fundação de ciência e Tecnologia (FCT). Entre 1991 e 1999 foi ainda diretor da Faculdade de Gestão de Empresas da universidade de Macau e Presidente do Departamento de Gestão no ISCTE entre 2001 e 2005. No ISCTE leciona ainda nos programas de DBA - Doctor of business administration, do mestrado em gestão e de mestrados temáticos em Estudos Chineses, sendo ainda coordenador de várias unidades curriculares no âmbito da gestão geral no mesmo instituto.
A linguagem de gestão é omnipresente. Os mais obtusos conceitos de gestão são referenciados diariamente nos meios de comunicação e muitas vezes em inglês, numa tentativa de reforçar a sua importância. O cidadão comum desliga e continua na sua vida, mas alguns cidadãos prestam atenção e muitas vezes ficam baralhados face a avalanche de conceitos, numa só frase e muitas vezes contraditórios.
Este livro é um produto de um projeto de investigação intitulado ?Disseminação dos conceitos de gestão através de histórias tradicionais?. O projeto utiliza, para além das histórias tradicionais, situações vividas pelos membros do grupo de investigação. O objetivo do projeto é explicar a linguagem de gestão ao cidadão comum e a alunos de outras áreas, tomando como base histórias bem conhecidas. Pretendemos demonstrar que podemos encontrar os conceitos de gestão no nosso dia a dia, pois nas ciências sociais a teoria emana da observação do que se passa ao nosso redor.
As teorias financeiras ortodoxas ignoram as características pessoais dos gestores na tomada de decisões na empresa.
Mas, quem já contactou com a realidade empresarial sabe que a personalidade dos gestores é fundamental nas escolhas realizadas. Na verdade, não são as empresas que tomam decisões; quem decide são os gestores que nelas trabalham.
Neste livro mostra-se como o perfil psicológico e as experiências de vida dos gestores influenciam as suas decisões:
- porque cometem erros de gestão?
- porque se endividam?
- porque distribuem dividendos?
- porque adquirem outras empresas?
- porque manipulam a informação e cometem fraudes?
Conhecer a psicologia do gestor é essencial para compreender as suas escolhas e também para prever as decisões tomadas nas empresas concorrentes.
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Um roteiro para navegar em situações desconfortáveis.
Interesses competitivos, personalidades conflituosas e recursos limitados significam que as divergências no trabalho são inevitáveis. Mas elas não são necessariamente uma fonte de tensão prejudicial. A forma como aborda o conflito pode fazer a diferença entre um resultado negativo e um produtivo.
Neste guia, a redatora da HBR Amy Gallo explica como os conflitos acontecem e identifica um processo direto para a sua resolução. Com base nos conselhos de mais de trinta especialistas, este livro irá ajudá-lo a transformar a ansiedade em ação com as orientações práticas necessárias para se preparar para gerir e resolver um conflito.
Vai aprender a:
- Identificar as causas mais comuns de conflito
- Explorar as suas opções de gestão de um desacordo
- Preparar-se para uma conversa difícil
- Gerir as suas emoções e as dos seus adversários
- Desenvolver uma resolução e reconstruir a confiança
- Saber quando se deve retirar
Num mundo ideal, a nossa vida profissional seria completamente gratificante e intrinsecamente motivadora. Mas e se estiver preso a um emprego onde o seu coração já não está? Ou se a missão da sua empresa não parece relacionar-se com o seu trabalho diário?
Este livro mostra o poder da paixão - e como você e a sua equipa a podem encontrar no trabalho.
Com a autoridade formal vem o poder. Mas poucas pessoas percebem que o poder informal - do tipo que não vem com um título - pode ter o mesmo impacto. Como usar o seu poder para obter maior influência?
Este livro explica como o poder afeta as nossas emoções e o nosso comportamento e como trabalhamos com os outros. Aprenderá a usar a autoconsciência para manter o seu poder sob controle, estabelecer contactos com as pessoas certas para criar mais valor, responder a abusos de poder e deixar uma impressão duradoura.
Toda a gente merece sentir-se respeitada e incluída. E todos nós queremos que os nossos colegas se sintam seguros, ouvidos e livres para serem autênticos no trabalho. Mas ser um colega inclusivo nem sempre é algo natural.Este livro ensina-o a adotar uma atitude mais empática e de aceitação, começando por si próprio.