Partilhar

O Movimento da Educação Nova e a Reinvenção da Escola

Rui Trindade

Sujeito a confirmação pelo editor



23,00 €
Wishlist Icon

Poderá gostar

Detalhes do Produto

Sinopse

Este é um trabalho através do qual se abordam e discutem as zonas de luz e sombra dos discursos matriciais em função dos quais se construiu o campo que M. Altet (1999) designa por campo das pedagogias da aprendizagem. Um campo que, de um modo geral, se caracteriza por enfatizar a necessidade de se reconhecer, quer a centralidade pedagógica dos alunos no âmbito dos projetos de intervenção educativa que têm lugar no seio das escolas, quer, concomitantemente, a valorização do ato de aprender, em detrimento do ato de ensinar, como condições necessárias à afirmação das escolas enquanto contextos educacionais mais humanos e cultos. É, assim, a partir deste propósito que se explica a escolha do objeto de estudo deste livro: a reflexão sobre os discursos originais de alguns dos pedagogos mais emblemáticos que se relacionam com o "Movimento da Educação Nova", no momento em que os podemos considerar como discursos matriciais do campo das pedagogias da aprendizagem.

Ler mais

Autor

Rui Trindade

Ler mais
Search engine powered by ElasticSuite