Operações, Qualidade e Controlo de Gestão - Vol. VII
A função central de qualquer organização é a gestão de operações, que é responsável pela transformação dos recursos (inputs) em bens e serviços (outputs). Neste volume, será dado destaque ao planeamento do sistema de operações, à gestão da cadeia de valor e à gestão da qualidade total.
São também apresentadas algumas tendências contemporâneas da gestão de operações e destacados os principais métodos e instrumentos usados pelos gestores no controlo do desempenho organizacional.
| Editora | Actual Editora |
|---|---|
| Coleção | Biblioteca do Gestor |
| Categorias | |
| Editora | Actual Editora |
| Negar Chronopost e Cobrança | Não |
| Autores | Manuel Alberto Ramos Maçães |
Doutorado em Ciências Empresariais, Área de Marketing e Gestão Estratégica, pela Universidade do Minho.
Mestre em Gestão de Empresas pelo ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa.
Licenciado em Economia pela Faculdade de Economia da Universidade do Porto.
Professor da Universidade Lusíada Norte - Porto e Vila Nova de Famalicão e da Universidade Fernando Pessoa.
Larga experiência de gestão ao nível técnico, de direção e de administração de instituições financeiras e organismos públicos.
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Da Gestão Tradicional à Gestão Contemporânea - Vol IEste volume aborda os aspetos fundamentais da gestão contemporânea, como compreender a importância e o papel da gestão e quais as funções dos gestores. São também analisados os importantes contributos das teorias clássicas para o desenvolvimento da gestão e descritas as novas abordagens à teoria da gestão.Compre os três primeiros volumes da colecção Biblioteca do Gestor e receba um caderno de oferta. -
Empreendedorismo, Inovação e Mudança Organizacional - Vol IIIMuitas pessoas ambicionam lançar os seus próprios negócios, ou porque querem ser livres ou porque perderam os seus empregos. Este volume aborda os principais fundamentos do empreendedorismo e apresenta algumas técnicas que ajudam os gestores a tomar melhores decisões no processo de criação de novos negócios. Aborda também a importância da mudança organizacional no desempenho das organizações.Compre os três primeiros volumes da colecção Biblioteca do Gestor e receba um caderno de oferta. -
Vantagem Competitiva e Criação de Valor - Vol IIEste volume aborda o desenvolvimento da estratégia do ponto de vista externo, orientada para a análise dos clientes, dos concorrentes, das tendências do mercado e do ambiente competitivo dos negócios. Mostra como uma empresa pode usar a estratégia para ganhar vantagem competitiva. Faz a análise da cadeia de valor e mostra a relevância da cultura e da estrutura organizacional no desempenho das organizações. Compre os três primeiros volumes da colecção Biblioteca do Gestor e receba um caderno de oferta. -
Planeamento, Estratégia e Tomada de Decisão - Vol IVO planeamento e a tomada decisão são as principais funções dos gestores. A importância do planeamento deriva fundamentalmente do facto de todas as outras funções dos gestores se ancorarem no planeamento. Sem uma orientação estratégica e sem a definição clara dos objetivos, dificilmente os gestores poderão tomar boas decisões, fazer uma alocação correta dos recursos, dirigir pessoas ou controlar o desempenho da organização. -
Liderança, Motivação e Comunicação - Vol VAs organizações para funcionarem precisam de pessoas. O problema é que as pessoas são complexas, têm personalidades próprias e motivações diferentes e precisam de ser dirigidas. A compatibilização das motivações e dos objetivos dos trabalhadores com a missão e os objetivos da organização é um dos principais desafios que se colocam aos gestores modernos. Dirigir pessoas envolve liderança, motivação e comunicação.Este volume contém um teste de auto-avaliação do estilo de liderança. -
Estratégias e Processos de Internacionalização - Vol VIMuitas vezes as empresas sentem o impulso e a necessidade de se lançarem nos mercados internacionais, quando o mercado nacional está saturado ou quando pretendem diversificar os mercados, tendo em vista explorar as suas capacidades tecnológicas e as suas vantagens competitivas, ou reduzir os custos e diversificar os riscos. A escolha das estratégias e das formas de internacionalização depende da natureza do negócio, dos objetivos da empresa, do tipo do produto e do ambiente competitivo local. -
Marketing e Gestão da Relação com o Cliente - Vol. VIIIAo contrário do que acontecia no passado, em que a dificuldade era produzir e não vender, nos nossos dias a dificuldade é vender e conseguir e manter os bons clientes. Daí a importância do marketing como disciplina de gestão e uma prática empresarial. Neste volume, vamos estudar o comportamento do consumidor, as políticas de marketing mix e a importância da segmentação, do targeting e do posicionamento (STP). É analisada a Gestão da Relação com o Cliente (CRM) e destacada a importância de construir e desenvolver relações duradouras e lucrativas com os clientes. -
Gestão Financeira, Orçamentação e Controlo - Vol. IXPelas implicações que têm no futuro das organizações, neste volume são focadas as principais decisões dos gestores em matéria de investimento e de financiamento. São abordados os principais métodos de análise e avaliação de projetos e apresentadas as principais modalidades de financiamento a que as empresas podem recorrer, designadamente capital de risco, private equity, project finance e parcerias público-privadas. Mas o sucesso de uma organização depende da existência de um sistema de planeamento e controlo que detete os desvios entre o desempenho real e os objetivos planeados, pelo que neste volume é desenhado um processo eficaz de orçamentação e controlo orçamental. -
Pessoas e Gestão de Equipas - Vol. XNo atual ambiente de globalização, as organizações têm de valorizar os seus recursos humanos, porque são a principal fonte de vantagem competitiva. Uma das funções mais críticas de um gestor consiste em gerir as suas equipas. Neste volume descreve-se os principais conceitos e técnicas de gestão de pessoas e de equipas e as orientações que são determinantes na gestão de recursos humanos. São também apresentadas as dinâmicas internas das equipas, designadamente as principais técnicas de negociação intra e intergrupos e as dinâmicas externas que vão desde o networking social às relações dentro da equipa. -
Manual de Gestão Moderna - Teoria e PráticaNo mundo global altamente competitivo em que vivemos, o sucesso de qualquer organização depende não apenas da qualidade e dedicação dos seus colaboradores e do acerto nos produtos e nos mercados, mas também do conhecimento profundo do meio envolvente e do bom desenho dos processos estratégicos, operacionais e administrativos e ainda de uma boa gestão dos recursos financeiros e recursos humanos. Este livro faz uma abordagem aos principais temas da gestão moderna. Na primeira parte do livro são apresentados os fundamentos da gestão contemporânea, que consistem em saber o que é uma empresa, o que é a gestão e quais as funções do gestor. Como gerir é obter resultados através do trabalho dos membros da organização e como o trabalho dos gestores é dirigir e coordenar as atividades dos colaboradores de modo atingir os objetivos definidos, na segunda parte do livro são estudadas as funções dos gestores, como o planeamento e tomada de decisão, a organização e inovação, a direção nas suas principais facetas "motivação, liderança e comunicação" e o controlo. Finalmente, a terceira parte centra-se na discussão das principais funções da empresa, como a gestão de operações, a gestão de marketing, a gestão financeira e a gestão de recursos humanos. Em cada área funcional descreve-se o objetivo, os processos administrativos, os fluxos de informação e as relações entre as diversas áreas e discute-se as principais técnicas e instrumentos específicos de cada área de gestão.
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A Psicologia do DinheiroSer bem-sucedido com o dinheiro não tem necessariamente que ver com o que sabemos. E mudar hábitos é difícil, mesmo para pessoas muito inteligentes.O dinheiro - seja no investimento, nas finanças pessoais ou nas decisões de negócios - é normalmente explicado com base na matemática, em que fórmulas e dados nos dizem exatamente o que fazer. Mas na vida real as pessoas não tomam decisões financeiras a partir de uma folha de Excel. Fazem-no à mesa de jantar, numa sala de reuniões, e em tantas outras situações nas quais história pessoal - a nossa visão única do mundo -, ego, orgulho, marketing e incentivos estranhos se misturam.Em A Psicologia do Dinheiro, o multipremiado autor Morgan Housel partilha 19 histórias que exploram a estranha forma como as pessoas pensam sobre dinheiro e ensina-nos a compreender verdadeiramente um dos temas mais importantes das nossas vidas. -
Segredos da Mente Milionária - Aprenda a vencer transformando os seus conceitos sobre o dinheiro e adotando os hábitos das pessoas bem-sucedidas.Segredos da Mente Milionáriafoi escrito para todos aqueles que se questionam acerca do motivo pelo qual, certas pessoas trabalham arduamente durante anos para ganhar dinheiro e outras parecem enriquecer tão facilmente. Para o autor, tal não se deve a diferenças na educação, à inteligência,ao talento, a oportunidades, a métodos de trabalho, a contactos ou à sorte. A resposta está no modelo pessoal de dinheiro quetodos nós trazemos gravado no subconsciente.Para Eker, mesmo quando uma pessoa domina a área na qual se move profissionalmente, se o modelo de dinheiro que segue não estiver programado para um alto nível de sucesso, ele jamais enriquecerá.Neste livro, T. Harv Eker apresenta os princípios que regem uma mente milionária e um método infalível de administração do dinheiro. -
Bons HábitosMelhore como trabalha e se sente, criando bons hábitos.Todos temos hábitos. Alguns foram cuidadosamente construídos; outros simplesmente caímos neles. Alguns deles podem ajudar-nos a fazer o nosso trabalho ou a equilibrar os diversos aspetos das nossas vidas. Outros, contudo, podem atrasar-nos.Este livro explora como avaliar o seu comportamento para ver onde pode melhorar o seu humor e produtividade a um nível granular. Com recurso às mais recentes investigações psicológicas e conselhos práticos de especialistas em liderança, aprenderá a estabelecer hábitos saudáveis, a largar comportamentos tóxicos que o esgotam e a superar quaisquer bloqueios mentais que estejam a impedir a mudança. -
O Factor Humano na Decisão EmpresarialAs teorias financeiras ortodoxas ignoram as características pessoais dos gestores na tomada de decisões na empresa.Mas, quem já contactou com a realidade empresarial sabe que a personalidade dos gestores é fundamental nas escolhas realizadas. Na verdade, não são as empresas que tomam decisões; quem decide são os gestores que nelas trabalham.Neste livro mostra-se como o perfil psicológico e as experiências de vida dos gestores influenciam as suas decisões:- porque cometem erros de gestão?- porque se endividam?- porque distribuem dividendos?- porque adquirem outras empresas?- porque manipulam a informação e cometem fraudes?Conhecer a psicologia do gestor é essencial para compreender as suas escolhas e também para prever as decisões tomadas nas empresas concorrentes. -
As 48 Leis do PoderPara aqueles que querem ter poder, são espectadores do poder, ou querem escudar-se contra o poder…Há quem brinque com o poder e perca tudo num erro fatal. Há quem vá longe demais e quem não vá suficientemente longe. Há, no entanto, quem dê exactamente todos os passos certos e seja capaz de atrair a si o poder com uma perícia quase sobre-humana.Ao longo dos tempos, escritores e filósofos colocaram-se a seguinte pergunta: Quais as lições a aprender com os sucessos e fracassos dos nossos predecessores?Apesar de os vários escritos sobre poder a que hoje temos acesso se estenderem por um período de mais de três mil anos, constatamos que se repetem tendências e temas comuns - aqueles que apontam para uma essência de poder e que sugerem a existência de características capazes de regular o seu aumento. As 48 leis são intemporais e absolutas. -
Desistir - O Poder de Saber Quando Ir EmboraO sucesso não reside em insistir nas coisas. Reside em escolher a coisa certa na qual insistir, desistindo das restantes.Lancemos mãos à obra. Está na altura de reabilitar a desistência.Ao ler este livro, ficamos a saber porque é que a desistência deve ser celebrada e como é que esta pode transformar-se numa capacidade para desenvolver e enriquecer a nossa vida. -
Cálculo FinanceiroEsta obra tem por objectivo apresentar a lógica do raciocínio matemático na análise das operações financeiras de curto, médio ou longo prazo. As diversas matérias abordadas no livro são tratadas com a adequada profundidade teórica exigida à leccionação destas matérias no ensino superior, sem no entanto descuidar a vertente prática, tendo em atenção a sua utilização por um público menos exigente no desenvolvimento dos aspectos teóricos da matéria.Trata-se de uma obra didáctica que cobre as matérias fundamentais da disciplina de Cálculo Financeiro, o que a torna útil para a aprendizagem ou aprofundamento de conhecimentos dos responsáveis pela gestão financeira das organizações.Em todos os capítulos são apresentados exemplos retirados da realidade empresarial, por forma a facilitar uma melhor compreensão dos assuntos abordados.Inclui ainda dois formulários de consulta rápida, um para o cálculo financeiro e outro para o cálculo actuarial, a que se juntam as correspondentes tabelas, ainda muito úteis, apesar do desenvolvimento e fácil acesso aos meios computacionais. -
Gestão das OrganizaçõesAs organizações, em particular as empresas, defrontam-se actualmente com um ambiente global em permanente mudança, cada vez mais complexo, instável e imprevisível. Inovação, gestão do conhecimento, novas competências, descentralização, autonomia e colaboração são alguns dos vocábulos associadas às características da nova gestão que, em complexidade crescente, se traduz em novos desafios para os novos gestores, mas também para os docentes, alunos e candidatos a funções de gestão. Procurando ir ao encontro da nova realidade, nesta nova edição, além da actualização ou sistematização de alguns dos temas tratados em edições anteriores (com destaque para o planeamento, a motivação e as estruturas organizacionais) introduziu-se um novo capítulo sobre as tendências em gestão no século XXI e as competências exigidas aos novos gestores. Fundamentalmente pretende-se contribuir, ainda que modestamente, para uma melhor preparação dos interessados em atingir os melhores resultados nos crescentes, mas aliciantes, desafios colocados pela nova gestão. Edição totalmente a cores.