Esta obra traça um panorama completo e muito acessível da evolução da arte musical na Europa, numa abordagem que dedica idêntica atenção quer à música da Antiguidade quer à da época contemporânea, sem esquecer os séculos de ouro da chamada música clássica.
Procurou-se dar tanta atenção quer à música dos tempos passados quer à arte contemporânea, porque a música não começa nem em Beethoven, nem em Mozart ou Haydn, nem mesmo nessa magnífica pleíade que reunia no primeiro terço do séc. XVIII Bach, Haendel, Vivaldi, D. Scarlatti, F. Couperin, M. Delalande e Rameau: estes artistas, antes de marcarem um ponto de partida, simbolizam sobretudo o culminar de um vasto movimento do qual não se devem ignorar nem as origens, nem as transformações surgidas ao longo dos séculos.
Este manual foi redigido em intenção daqueles que desejem aumentar o seu conhecimento e que, para melhor compreender e servir uma arte, decidiram conhecê-la melhor.
NORBERT DUFOURQ foi Director-honorário do Conservatório Municipal do Luxemburgo. Nasceu em 1904 e faleceu em 1990.
Organista, Doutor em Letras e arquivista-paléografo, foi a sua paixão pela música que, utilizando os seus conhecimentos e a sua erudição, o moveu na realização de pesquisas históricas, musicais e musicológicas que o tornaram mundialmente conhecido. Foi autor de inúmeras obras, comunicações e conferências.
Luís Villas Boas é unanimemente considerado o «pai» do jazz em Portugal. Nascido em Lisboa, a 26 de Março de 1924, numa família com fortes tradições musicais e ligada à cultura em geral.A ele se devem a criação do programa de rádio mais influente na divulgação do jazz, Hot Club, transmitido ininterruptamente entre 1945 e 1969, a organização das primeiras jam sessions, a autoria dos primeiros artigos de imprensa informados, a fundação das primeiras instituições jazzísticas nacionais - Hot Clube de Portugal, 1948; Discostudio, 1958; Luisiana Jazz Club, 1965 -, e a produção dos primeiros grandes concertos: Sidney Bechet, 1955; Count Basie, 1956; Bill Coleman, 1959.No final dos anos de 1970 teve um papel decisivo na promoção do ensino, fundando as escolas do Hot Clube de Portugal - onde se têm formado nos últimos cerca de 50 anos as sucessivas gerações de músicos que mantêm o jazz como um género musical vivo -, e do Luisiana Na década de 1980, juntamente com Duarte Mendonça, viria a ter os seus próprios programas de jazz - Aqui Jazz (1978-1979), Jazz Magazine (1978-1979), Club de Jazz (1982-1985) e Jazz para Todos (1986).Para celebrar o 100 º aniversário do nascimento de Luís Villas Boas este livro reúne uma primeira narrativa biográfica e, através de 70 entrevistas à imprensa, rádio e televisão, dá-lhe a palavra, acompanhando a evolução do seu pensamento e acção ao longo de quase 50 anos, bem como o percurso do jazz no Portugal do século XX.
Compositor e escritor, Boucourechliev
evoca algumas das grandes etapas
da linguagem musical, mas também
esclarece o fenómeno da música,
os mecanismos íntimos da composição
e da audição.
[Olhares sobre a música em Portugal no século XIX] é um volume repleto de informação inédita e
profundamente estimulante para todos os que se dedicam aos estudos artísticos e culturais em Portugal,
cuja leitura vem demonstrar a riqueza e complexidade de uma época à qual começamos enfim a prestar
justiça. Com este livro, ficamos a dever à autora a confirmação inequívoca de que a história da música em
Portugal no século XIX merecia, de facto, ser contada. [Paulo Ferreira de Castro].