Sucesso e Abandono no Ensino Superior em Portugal
“Nas últimas décadas o sistema de ensino superior português sofreu profundas mudanças, de cariz quantitativo e qualitativo, pautando-se por uma massificação e por uma democratização quantitativa. Estas tendências estruturais não implicaram, contudo, uma democratização qualitativa do sistema educativo.
O presente livro analisa os fatores associados ao sucesso e ao abandono no ensino superior em Portugal. Os resultados obtidos permitem concluir que o sucesso académico é mais passível de gestão por parte das instituições universitárias do que o abandono. Enquanto o sucesso é sensível a variáveis de natureza dinâmica organizacional (pedagógicas e de reputação), o abandono ancora-se sobretudo em variáveis extramuros, tais como a situação de procura do mercado de trabalho (opções de emprego) ou a preparação prévia dos alunos.”
| Editora | Almedina |
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| Coleção | Coleção CES |
| Categorias | |
| Editora | Almedina |
| Negar Chronopost e Cobrança | Não |
| Autores | José Manuel Mendes, José Maria Carvalho Ferreira, António Caetano |
Sociólogo e professor catedrático aposentado do ISEG – Universidade Técnica de Lisboa, desde 2013, Universidade de Lisboa. Foi Presidente do SOCIUS (Centro de Investigação em Sociologia Económica e das Organizações) do ISEG-Ulisboa.
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Sociedade de ConfiançaO presente livro está estruturado em duas partes distintas. A primeira, composta por três capítulos nucleares, incide essencialmente sobre a teoria e a metodologia aplicada ao estudo da confiança nas sociedades contemporâneas e, mais especificamente, em Portugal. A segunda parte, composta por quatro capítulos resulta de quatro projectos de investigação com origens e especificidades distintas sobre o tema da confiança. -
A Crise no Mundo do TrabalhoEsta coletânea de textos de José Maria Carvalho Ferreira obedece a uma lógica interpretativa e explicativa assente em três pressupostos básicos. Em primeiro lugar a vida quotidiana do autor foi atravessada pelas vicissitudes do mundo do trabalho.Este foi sempre um laboratório de experiências e vivências assentes numa conflitualidade perversa e crítica. Foi esta perceção que catapultou o autor para uma postura comportamental identificada com os pressupostos de uma revolução social no sentido da abolição do trabalho assalariado e do capitalismo.Finalmente, o autor não pode ser considerado como alguém que se enquadra nos paradigmas científicos ou ideológicos prevalecentes nas sociedades contemporâneas. É evidente que esta postura analítica pode resvalar facilmente para o erro e a especulação, todavia o autor prefere ou tenta fugir dos mecanismos de casualidades e efeitos da civilização judaico-cristã, que só se vivifica separando a vida da morte, o bem do mal, e o amor do ódio.esta maneira de analisar a crise do mundo do trabalho permitiu que o seu dilema analítico atual seja polarizado à volta da Economia Virtual-versus- Economia Real. -
Sustentabilidade, Terceiro Setor e Redes SociaisA dimensão dos problemas analíticos da Sustentabilidade, Terceiro Setor e Redes Sociais é de uma pertinência e atualidade extrema. Todos estes fatores afetam de sobremaneira a vida quotidiana da espécie humana em vários domínios. No plano ecológico, na medida em que equaciona as relações da espécie humana com as espécies animais e vegetais e, por outro lado, no plano relacional, identitário e comunicacional inerente à condição-função da espécie humana podemos inferir das contingências resultantes das TIC (Tecnologias de Informação e Comunicação) e da crise do mundo trabalho à escala planetária. -
Avaliação de Desempenho - Metáforas, Conceitos e PráticasNuma época em que os recursos humanos são generalizadamente considerados como um dos principais factores determinantes da competitividade das organizações, a avaliação do desempenho profissional emerge como um dos problemas mais críticos que os processos de gestão têm de resolver. Trata-se de um problema crítico não porque a avaliação das pessoas seja difícil, pois, como todos podem constatar, o desempenho dos colaboradores é quotidianamente objecto de apreciações pontuais e subjectivas, quer por parte das hierarquias e dos subordinados, quer por parte dos colegas e dos clientes. As dificuldades não estão, por conseguinte, na capacidade para fazer julgamentos sobre o desempenho mas sim nas consequências práticas que a emissão desses julgamentos pode ter sobre o funcionamento e a competitividade das organizações. A emissão dos julgamentos, para ser realmente eficaz, terá de se inserir num processo de validação ou legitimação social que envolva a negociação entre avaliadores e avaliados. Apesar do esforço de investigação que tem sido desenvolvido, praticamente desde o princípio do século vinte, com vista a dotar as organizações de sistemas de avaliação que permitam melhorar a gestão dos recursos humanos, a maior parte das organizações persiste em práticas de avaliação prisioneiras de conceitos e formulações teóricas cuja inadequação se confirma ano após ano. Esta obra visa, fundamentalmente, sistematizar os percursos que a avaliação de desempenho tem seguido através da explicitação das metáforas e dos conceitos teóricos que lhe estão subjacentes, assim como das práticas que a gestão de recursos humanos tem instituído na generalidade das organizações, apresentando-se, igualmente, sugestões e propostas de redireccionamento dos sistemas de avaliação. -
Avaliação de DesempenhoNesta obra são apresentados de modo breve e sucinto os principais aspectos que pode comprometer a eficácia dos sistemas de avaliação, bem como alguns resultados de estudos empíricos, e expõem-se os dilemas que a avaliação coloca às organizações. São também aqui descritos quais os principais passos necessários para conceber e concretizar dispositivos de avaliação de desempenho. Uma ferramenta que pode ser adaptada a qualquer contexto organizacional, desde que se integrem as respectivas especificidades. Indispensável para as empresas e organizações que pretendem a excelência e a actualidade. -
Avaliação da FormaçãoEm 2000 o Conselho Europeu definiu como objectivo prioritário tornar a Europa na economia baseada em conhecimento mais competitiva e dinâmica do mundo. Tornou-se entretanto evidente que a Formação é um factor crítico para o desenvolvimento das competências. Mais: que esta constitui a alavanca fundamental para o sucesso empresarial e para a qualidade do emprego. “Avaliação da Formação – Estudos em Organizações Portuguesas” investiga e define temas como: a necessidade da Formação; a “transferência” da Formação, a motivação dos formandos, a análise dos efeitos da formação (se esta transforma as atitudes). Mas o contributo que este conjunto de estudos oferece, consiste principalmente no levantamento de construtos e modelos para a avaliação da Formação apoiada no método científico – de modo a que a avaliação tenha validade e rigor. Esta obra é o resultado de um trabalho de António Caetano (coordenador), em co-autoria com Ana Cláudia Miguel, Maria José Fonseca e Raquel Velada. O presente livro é o terceiro da nova Colecção “Ciências Empresariais” disponível ao público com a chancela da Livros Horizonte. António Caetano – Doutorado em Psicologia Social e das Organizações – é professor no Instituto Superior de Ciências do trabalho e da Empresa. Com experiência de mais de 25 anos em estudos de diagnóstico e de intervenção nas organizações, tem colaborado com empresas nacionais e multinacionais. A sua pesquisa centra-se na Avaliação do Desempenho e na Avaliação de Programas de Intervenção e Avaliação da Formação. -
Setembro Outra VezPoema Cinzao corpo escreve-se com vime. e fica, depoisdo instante, a arborizar o vento.talvez a águaantes do eclipse.abre-se como um mapapor onde os riachos empardecem.vincos, nós, odor a cisco sob a canícula.ou espuma também?toda a terra é memória, lugarà margem,horizonte oscilando no tempoenquanto os pássarosrevoam.enreda-se na ferida das cidadese talha as casas, jáo mundo ardenum navio de cores.vara, por último. negrilho, por exemplo.bordãoencurvandopara a cinza.em redor, outras tardes. tardes ao pé da porta,quem sabe.tardes, moscas, pedras.um jeito de harpaa quebrar-se.e nenhuma música mais.música nenhuma, não. -
O Despir da NévoaEspero por ti nesta varanda sobre o tempo. De pé, frente à vidraça, olhando a cidade. As pregas do cortinado, impressas no entardecer, dão às casas um perfil soturno. Como se as visse através de grades. -
O Homem do Corvo«E, então, começou a ir para a rua com o corvo. Saía de manhã, dava um grande passeio pela cidade, detinha-se a olhar o rio, a ponte, a barca em sobressalto dos pensamentos. Pelo meio-dia, sem pressas, encaminhava- se para o Rossio, assobiando, às vezes calado e taciturno: pássaro na gaiola à justa, viajando na mão esquerda em bandeja ou, quando os músculos se extenuavam, pendendo do indicador-gancho, ossudo, com unha sujíssima e coriácia. Conhecia bem o lugar fresco junto ao chafariz. Limpava o chão, abria, espalmava o jornal retirado do bolso traseiro das calças; sentava, depois, os fundilhos na almofada assim improvisada, afagava os caracóis da barba, o cabelo mesclado de branco, o rebordo da orelha.» -
Ombro, Arma!«Mafra chegou ao fim, escuro exílio. Mafra, o frio de Janeiro tiritando no corpo, a humidade nas paredes, os corredores soturnos onde moram presságios e maldições. Tudo ali é fugaz, predicação de tormenta, manhãs de incerteza e sobressalto, também júbilo e azul — melodias da esperança — , mas a pedra, a abóbada dos tectos, o sombrio dos claustros, perdido o fulgor de outrora, repassam os dias de um torpor longevo. Tudo ali é breve. Mesmo que as horas pesem, a vida hiberne. Mesmo que haja instantes de cristal e levitação. Agora, ao deixar o Quartel e as suas extensões de beleza ao lusco-fusco, a acridez dos silêncios, as coisas desatam o nó dentro das vivências, que começam já a ser outras, solta-se o fio e nada resta. Nada? Os estigmas, a espessura dos constrangimentos, permanecem. E a atmosfera solidária com que defendemos a nossa humanidade ameaçada.» Este é um extracto do belo romance de José Manuel Mendes que a Caminho agora reedita.
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As Lições dos MestresO encontro pessoal entre mestre e discípulo é o tema de George Steiner neste livro absolutamente fascinante, uma sólida reflexão sobre a interacção infinitamente complexa e subtil de poder, confiança e paixão que marca as formas mais profundas de pedagogia. Baseado em conferências que o autor proferiu na Universidade de Harvard, As Lições dos Mestres evoca um grande número de figuras exemplares, nomeadamente, Sócrates e Platão, Jesus e os seus discípulos, Virgílio e Dante, Heloísa e Abelardo, Tycho Brahe e Johann Kepler, o Baal Shem Tov, sábios confucionistas e budistas, Edmund Husserl e Martin Heidegger, Nadia Boulanger e Knute Rockne. Escrito com erudição e paixão, o presente livro é em si mesmo uma lição magistral sobre a elevada vocação e os sérios riscos que o verdadeiro professor e o verdadeiro aluno assumem e partilham. -
Novo Iluminismo RadicalNovo Iluminismo Radical propõe um olhar crítico e uma atitude combativa face à credulidade do nosso tempo. Perante os discursos catastrofistas e solucionistas que dominam as narrativas e uniformizam as linguagens, Marina Garcés interpela-nos: «E se nos atrevêssemos a pensar, novamente, na relação entre saber e emancipação?» Ao defender a capacidade de nos auto‑educarmos, relança a confiança na natureza humana para afirmar a sua liberdade e construir, em conjunto, um mundo mais habitável e mais justo. Uma aposta crítica na emancipação, que precisa de ser novamente explorada. -
Um Dedo Borrado de Tinta - Histórias de Quem Não Pôde Aprender a LerCasteleiro, no distrito da Guarda, é uma das freguesias nacionais com maior taxa de analfabetismo. Este livro retrata a vida e o quotidiano de habitantes desta aldeia que não tiveram oportunidade de aprender a ler e a escrever. É o caso de Horácio: sabe como se chama cada uma das letras do alfabeto, até é capaz de as escrever uma a uma, mas, na sua cabeça, elas estão como que desligadas; quando recebe uma carta tem de «ir à Beatriz», funcionária do posto dos correios e juntadora de letras. Na sua ronda, o carteiro Rui nunca se pode esquecer da almofada de tinta, para os que só conseguem «assinar» com o indicador direito. Em Portugal, onde, em 2021, persistiam 3,1% de analfabetos, estas histórias são quase arqueologia social, testemunhos de um mundo prestes a desaparecer. -
Sobre a Ganância, o Amor e Outros Materiais de ConstruçãoTextos de Francisco Keil do Amaral sobre o problema da habitação 1945-1973. Francisco Keil do Amaral (1910-1975), arquitecto português, com obra construída em Portugal e no estrangeiro, destacou-se com os grandes projectos para a cidade de Lisboa de parques e equipamentos públicos, dos quais se destacam o Parque de Monsanto e o Parque Eduardo VII. Foi também autor de diversos artigos que escreveu para a imprensa, obras de divulgação sobre a Arquitectura e o Urbanismo - "A arquitectura e a vida" (1942), "A moderna arquitectura holandesa" (1943) ou "Lisboa, uma cidade em transformação" (1969) - e livros de opinião e memórias - "Histórias à margem de um século de história" (1970) e "Quero entender o mundo" (1974). Apesar da obra pública projectada e construída durante o Estado Novo, Keil do Amaral foi um crítico do regime. Alguns dos textos mais críticos que escreveu e proferiu em público foram dedicados ao Problema da Habitação, título do opúsculo publicado em 1945 que reproduz o texto de uma palestra dada em 1943, e que surge novamente no título da comunicação que faz no 3º Congresso da Oposição Democrática em 1973. São dois dos textos reproduzidos nesta pequena publicação que reúne textos (e uma entrevista) de diferentes períodos da vida de Keil do Amaral. Apesar da distância que medeia os vários textos e aquela que os separa do presente, o problema da habitação de que fala Keil do Amaral parece ser constante, e visível não apenas em Lisboa, seu principal objecto de estudo, como noutras zonas do país e globalmente. -
Problemas de GéneroVinte e sete anos após a sua publicação original, Gender Trouble está finalmente disponível em Portugal. Trata-se de um dos textos mais importantes da teoria feminista, dos estudos de género e da teoria queer. Ao definir o conceito de género como performatividade – isto é, como algo que se constrói e que é, em última análise uma performance – Problemas de Género repensou conceitos do feminismo e lançou os alicerces para a teoria queer, revolucionando a linguagem dos activismos. -
Redes Sociais - Ilusão, Obsessão e ManipulaçãoAs redes sociais tornaram-se salas de convívio global. A amizade subjugou-se a relações algorítmicas e a vida em sociedade passou a ser mediada pela tecnologia. O corpo mercantilizou-se. O Instagram é uma montra de corpos perfeitos e esculpidos, sem espaço para rugas ou estrias. Os influencers tornaram-se arautos da propagação do consumo e da felicidade. Nas redes sociais, não há espaço para a tristeza. Os bancos do jardim, outrora espaços privilegiados para as relações amorosas, foram substituídos pelo Tinder. Os sites de encontros são o expoente de uma banalização e superficialidade de valores essenciais às relações humanas. As nudes são um sinal da promoção do corpo e da vulgarização do espaço privado. Este livro convida o leitor para uma viagem pelas transformações nas relações de sociabilidade provocadas pela penetração das redes sociais nas nossas vidas. O autor analisa e foca-se nos novos padrões de comportamento que daí emergem: a ilusão da felicidade, a obsessão por estar ligado e a ligeireza como somos manipulados pelos gigantes tecnológicos. Nas páginas do livro que tem nas mãos é-lhe apresentada uma visão crítica sobre a ilusão, obsessão e manipulação que ocorre no mundo das redes sociais. -
Manual de Investigação em Ciências SociaisApós quase trinta anos de sucesso, muitas traduções e centenas de milhares de utilizadores em todo o mundo, a presente edição foi profundamente reformulada e complementada para responder ainda melhor às necessidades dos estudantes e professores de hoje.• Como começar uma investigação em ciências sociais de forma eficiente e formular o seu projecto? • Como proceder durante o trabalho exploratório para se pôr no bom caminho?• Quais os princípios metodológicos essenciais que deve respeitar?• Que métodos de investigação escolher para recolher e analisar as informações úteis e como aplicá-las?• Como progredir passo a passo sem se perder pelo caminho?• Por fim, como concluir uma investigação e apresentar os contributos para o conhecimento que esta originou?Estas são perguntas feitas por todos os estudantes de ciências sociais, ciências políticas, comunicação e serviço social que se iniciam na metodologia da investigação e que nela têm de se lançar sozinhos.Esta edição ampliada responde ainda melhor às actuais necessidades académicas: • Os exemplos e as aplicações concretas incidem sobre questões relacionadas com os problemas da actualidade.• A recolha e a análise das informações abrangem tanto os métodos quantitativos como os métodos qualitativos.• São expostos procedimentos indutivos e dedutivos. -
Gramsci - A Cultura, os Subalternos e a EducaçãoGramsci, já universalmente considerado como um autor clássico, foi um homem e um pensador livre. Livre e lúcido, conduzido por uma racionalidade fria e implacável, por um rigor e uma disciplina intelectual verdadeiramente extraordinários. Toda a história da sua vida, a sua prisão nos cárceres fascistas, onde ficou por mais de dez anos, as terríveis provações físicas e morais que suportou até à morte, os confrontos duríssimos com os companheiros de partido, na Itália e na Rússia, o cruel afastamento da mulher e dos filhos, tudo isso é um testemunho da sua extraordinária personalidade e, ao mesmo tempo, da agitada e dramática página da história italiana, que vai do primeiro pós-guerra até à consolidação do fascismo de Mussolini. Gramsci foi libertado em 1937, após um calvário de prisões e graves doenças, que o levaram a morrer em Roma, no dia seguinte ao da sua libertação. Só anos mais tarde, no fim da segunda guerra e com o regresso da Itália à democracia, a sua obra começou a ser trabalhada e publicada.