Marketing Estratégico - As Quatro Etapas para Criar Vantagem Competitiva e Melhorar o Desempenho
Um livro que pretende dar respostas às práticas de marketing relevantes para o planeamento estratégico de uma organização. Abrange as principais questões de marketing estratégico, com uma visão dirigida a encontrar respostas às quatros questões fundamentais:
Onde estamos?
Para onde queremos ir?
Como podemos lá chegar?
Conseguimos lá chegar?
| Editora | Actual Editora |
|---|---|
| Coleção | Fora de coleção |
| Categorias | |
| Editora | Actual Editora |
| Negar Chronopost e Cobrança | Não |
| Autores | Manuel Alberto Ramos Maçães |
Doutorado em Ciências Empresariais, Área de Marketing e Gestão Estratégica, pela Universidade do Minho.
Mestre em Gestão de Empresas pelo ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa.
Licenciado em Economia pela Faculdade de Economia da Universidade do Porto.
Professor da Universidade Lusíada Norte - Porto e Vila Nova de Famalicão e da Universidade Fernando Pessoa.
Larga experiência de gestão ao nível técnico, de direção e de administração de instituições financeiras e organismos públicos.
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NovidadeDa Gestão Tradicional à Gestão Contemporânea - Vol IEste volume aborda os aspetos fundamentais da gestão contemporânea, como compreender a importância e o papel da gestão e quais as funções dos gestores. São também analisados os importantes contributos das teorias clássicas para o desenvolvimento da gestão e descritas as novas abordagens à teoria da gestão.Compre os três primeiros volumes da colecção Biblioteca do Gestor e receba um caderno de oferta. -
NovidadeEmpreendedorismo, Inovação e Mudança Organizacional - Vol IIIMuitas pessoas ambicionam lançar os seus próprios negócios, ou porque querem ser livres ou porque perderam os seus empregos. Este volume aborda os principais fundamentos do empreendedorismo e apresenta algumas técnicas que ajudam os gestores a tomar melhores decisões no processo de criação de novos negócios. Aborda também a importância da mudança organizacional no desempenho das organizações.Compre os três primeiros volumes da colecção Biblioteca do Gestor e receba um caderno de oferta. -
NovidadeVantagem Competitiva e Criação de Valor - Vol IIEste volume aborda o desenvolvimento da estratégia do ponto de vista externo, orientada para a análise dos clientes, dos concorrentes, das tendências do mercado e do ambiente competitivo dos negócios. Mostra como uma empresa pode usar a estratégia para ganhar vantagem competitiva. Faz a análise da cadeia de valor e mostra a relevância da cultura e da estrutura organizacional no desempenho das organizações. Compre os três primeiros volumes da colecção Biblioteca do Gestor e receba um caderno de oferta. -
NovidadePlaneamento, Estratégia e Tomada de Decisão - Vol IVO planeamento e a tomada decisão são as principais funções dos gestores. A importância do planeamento deriva fundamentalmente do facto de todas as outras funções dos gestores se ancorarem no planeamento. Sem uma orientação estratégica e sem a definição clara dos objetivos, dificilmente os gestores poderão tomar boas decisões, fazer uma alocação correta dos recursos, dirigir pessoas ou controlar o desempenho da organização. -
NovidadeLiderança, Motivação e Comunicação - Vol VAs organizações para funcionarem precisam de pessoas. O problema é que as pessoas são complexas, têm personalidades próprias e motivações diferentes e precisam de ser dirigidas. A compatibilização das motivações e dos objetivos dos trabalhadores com a missão e os objetivos da organização é um dos principais desafios que se colocam aos gestores modernos. Dirigir pessoas envolve liderança, motivação e comunicação.Este volume contém um teste de auto-avaliação do estilo de liderança. -
NovidadeEstratégias e Processos de Internacionalização - Vol VIMuitas vezes as empresas sentem o impulso e a necessidade de se lançarem nos mercados internacionais, quando o mercado nacional está saturado ou quando pretendem diversificar os mercados, tendo em vista explorar as suas capacidades tecnológicas e as suas vantagens competitivas, ou reduzir os custos e diversificar os riscos. A escolha das estratégias e das formas de internacionalização depende da natureza do negócio, dos objetivos da empresa, do tipo do produto e do ambiente competitivo local. -
NovidadeOperações, Qualidade e Controlo de Gestão - Vol. VIIA função central de qualquer organização é a gestão de operações, que é responsável pela transformação dos recursos (inputs) em bens e serviços (outputs). Neste volume, será dado destaque ao planeamento do sistema de operações, à gestão da cadeia de valor e à gestão da qualidade total. São também apresentadas algumas tendências contemporâneas da gestão de operações e destacados os principais métodos e instrumentos usados pelos gestores no controlo do desempenho organizacional. -
NovidadeMarketing e Gestão da Relação com o Cliente - Vol. VIIIAo contrário do que acontecia no passado, em que a dificuldade era produzir e não vender, nos nossos dias a dificuldade é vender e conseguir e manter os bons clientes. Daí a importância do marketing como disciplina de gestão e uma prática empresarial. Neste volume, vamos estudar o comportamento do consumidor, as políticas de marketing mix e a importância da segmentação, do targeting e do posicionamento (STP). É analisada a Gestão da Relação com o Cliente (CRM) e destacada a importância de construir e desenvolver relações duradouras e lucrativas com os clientes. -
NovidadeGestão Financeira, Orçamentação e Controlo - Vol. IXPelas implicações que têm no futuro das organizações, neste volume são focadas as principais decisões dos gestores em matéria de investimento e de financiamento. São abordados os principais métodos de análise e avaliação de projetos e apresentadas as principais modalidades de financiamento a que as empresas podem recorrer, designadamente capital de risco, private equity, project finance e parcerias público-privadas. Mas o sucesso de uma organização depende da existência de um sistema de planeamento e controlo que detete os desvios entre o desempenho real e os objetivos planeados, pelo que neste volume é desenhado um processo eficaz de orçamentação e controlo orçamental. -
NovidadePessoas e Gestão de Equipas - Vol. XNo atual ambiente de globalização, as organizações têm de valorizar os seus recursos humanos, porque são a principal fonte de vantagem competitiva. Uma das funções mais críticas de um gestor consiste em gerir as suas equipas. Neste volume descreve-se os principais conceitos e técnicas de gestão de pessoas e de equipas e as orientações que são determinantes na gestão de recursos humanos. São também apresentadas as dinâmicas internas das equipas, designadamente as principais técnicas de negociação intra e intergrupos e as dinâmicas externas que vão desde o networking social às relações dentro da equipa.
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NovidadeAs 48 Leis do PoderPara aqueles que querem ter poder, são espectadores do poder, ou querem escudar-se contra o poder…Há quem brinque com o poder e perca tudo num erro fatal. Há quem vá longe demais e quem não vá suficientemente longe. Há, no entanto, quem dê exactamente todos os passos certos e seja capaz de atrair a si o poder com uma perícia quase sobre-humana.Ao longo dos tempos, escritores e filósofos colocaram-se a seguinte pergunta: Quais as lições a aprender com os sucessos e fracassos dos nossos predecessores?Apesar de os vários escritos sobre poder a que hoje temos acesso se estenderem por um período de mais de três mil anos, constatamos que se repetem tendências e temas comuns - aqueles que apontam para uma essência de poder e que sugerem a existência de características capazes de regular o seu aumento. As 48 leis são intemporais e absolutas. -
NovidadeCálculo e Processamento SalarialEm Portugal não existe uma estabilização laboral e fiscal, obrigando os técnicos de processamento salarial a manter uma atualização constante de conhecimentos. Esta edição integra as mais significativas alterações ocorridas recentemente, como as que se referem ao Código do Trabalho, à Agenda do Trabalho Digno, em vigor desde 01 de maio de 2023, e ao OE 2024. Acompanhamos com especial atenção as regras e os cálculos das pensões para 2023 e 2024, o reforço de modalidades de trabalho (teletrabalho) com a introdução de meios digitais e toda a legislação de suporte na aplicação e contabilização de custos que as empresas podem ter a liquidar mensalmente com os trabalhadores, isentas de IRS e TSU.Esta 6.ª edição atualizada realça a relação das empresas com a entrada em vigor da Lei n.º 13/2023 de 03 de abril, entre outros diplomas. Foram criados mais casos práticos que possibilitassem a orientação prática na aplicação da lei. Contém as principais novidades fiscais com impacto no processamento salarial das empresas, nomeadamente o IRS jovem, o Programa Regressar, aumentos salariais com incentivos fiscais para os trabalhadores e empresas, novos limites de tributação para as ajudas de custo e pagamento ao quilómetro, subsidiação de rendas, pagamento de passes sociais e bilhética com majoração de IRC, entre outras. Aborda também as alterações ao Fundo de Compensação do Trabalho e ao Fundo de Garantia de Compensação do Trabalho.· Noções de Processamento Salarial· Contrato Individual de Trabalho e Desvinculação Laboral· Horários de Trabalho. Regime de Adaptabilidade. Banco de Horas. Trabalho Suplementar· Faltas Justificadas Com e Sem Remuneração versus Injustificadas/Férias/Feriados· Proteção Social no Âmbito da Segurança Social· Flexissegurança e as Alterações ao Código do Trabalho" -
NovidadeFundamentos de MarketingO marketing é uma técnica de gestão utilizada atualmente pela maior parte das empresas. Aquelas que se alheiam e não dominam esta prática correm o risco de se verem desfasadas das necessidades e interesses do mercado onde atuam, estagnado e perdendo a corrida no competitivo jogo empresarial. O que é exatamente o marketing, qual o seu domínio de ação, quais as suas principais variáveis, os seus objetivos, as suas estratégias e quais os meios e técnicas a que recorre são alguns dos temas que, em linguagem simples, clara e objetiva, este livro expõe. Aqui, os interessados poderão adquirir os conceitos e técnicas fundamentais, esclarecer as suas dúvidas e encontrar elementos de investigação que permitirão tomadas de decisão criteriosas nos desafios com que as empresas se confrontam no seu quotidiano na gestão de marketing. Este livro não se destina a especialistas na matéria, mas sim a todos aqueles que pretendam dar os primeiros passos no conhecimento e aprendizagem do marketing, em especial, alunos de gestão e de comunicação social, bem como dirigentes de pequenas e médias organizações que pretendam desenvolver as suas próprias iniciativas, controlando-as, medindo-as e quantificando os seus resultados.Vários -
NovidadeMarketing de ServiçosA evolução das sociedades tem sido acompanhada pela diversificação das necessidades e dos comportamentos dos vários agentes económicos. Recentemente, os avanços estão essencialmente correlacionados com os impactos resultantes da globalização e da inovação tecnológica. Diferentes hábitos de consumo e novos modelos de gestão contribuem para que um número crescente de funções, originariamente desempenhadas pelos próprios indivíduos e organizações, sejam efetuadas por terceiros. Surgem, assim, outros agentes económicos que, ao desempenharem essas tarefas, as transformam em oportunidades de negócio, contribuindo deste modo para a proliferação de empresas de serviços e para a expansão e importância deste setor nas economias das sociedades modernas. Com efeito, os serviços apresentam atualmente um peso relevante no PIB destas economias, encontrando-se direta ou indiretamente presente na maioria das atividades económicas e relações de troca, mesmo quando o objeto destas relações não seja diretamente o serviço. Como objeto específico da transação, ou até mesmo como mero complemento diferenciador de um produto, os serviços e o marketing a estes associados têm sido alvo de estudo e atenção particular. De facto, dada a natureza e as características intrínsecas dos serviços, o marketing assumiu neste âmbito um estatuto de prática e de disciplina de estudo autónoma. Ao serem reconhecidas as características que distinguem os serviços dos bens de consumo, o Marketing de Serviços emerge por forma a proporcionar uma visão distinta e própria da gestão de marketing neste setor de atividade, através de um conjunto de princípios e de abordagens específicas e essenciais. Partindo dessa realidade observada, o presente livro pretende abordar de forma objetiva e rigorosa, os diversos aspetos relacionados com o Marketing de Serviços, constituindo um elemento de consulta para todos aqueles que se interessam pelo Marketing, particularmente pela problemática desta vertente específica cada vez mais relevante. -
NovidadeTudo O Que Pensar, Pense Ao ContrárioTudo o que pensar, pense o contrário é uma audaciosa abordagem ao modo como habitualmente encaramos o trabalho e o nosso mundo. Paul Arden apresenta neste livro observações espirituosas, aforismos e paradoxos ousados, deixando de lado qualquer concelho enfadonho, tudo isto com o objetivo de questionar o que se considera o «senso comum». -
NovidadeDar a Volta ao TextoEm Dar a volta ao texto, Martim Mariano reúne tudo o que aprendeu ao longo de 15 anos de experiência como copywriter e criador de conteúdos, e que ensina regularmente nos seus workshops: escrever bem, de modo eficaz e de forma persuasiva. -
NovidadeO Controlo de Gestão- Ao Serviço da Estratégia e dos GestoresO sistema de controlo de gestão deve ser entendido como fator de desenvolvimento da empresa, na medida em que, afetando o comportamento dos gestores, os alinha no sentido da implementação da estratégia. Neste sentido, deve envolver todos os membros da organização por forma a melhorar os desempenhos individuais e organizacionais. Um adequado sistema de controlo de gestão ajuda a empresa a ter sucesso, pelo que urge divulgar os seus objetivos e as suas técnicas. É isso que nos propomos fazer com a publicação das ideias expressas neste livro. Consideramo-las como um contributo importante para o desenvolvimento da gestão e, que por isso, não poderíamos mantê-las num círculo restrito.