Álvaro Siza, nome de grande prestígio pertencente ao primeiro plano da arquitectura mundial contemporânea, é um criador de excepção que se dedica também a outras actividades de natureza artística e literária: desenho, escultura, tapeçaria, design de móveis e outros objectos, poesia, ensaio, etc. A sua expressão escrita, tão singular como a arquitectónica, encontra-se no registo de infindáveis entrevistas, de conferências, palestras, discursos de aceitação de doutoramentos honoris causa ou outros, suportes multimédia, catálogos, livros diversos, etc.
ÁLVARO SIZA VIEIRA nasceu em Matosinhos em 25 de Junho de 1933. De 1945 a 1955 estudou na Escola de Belas Artes do Porto. De 1955 a 1958 trabalhou com o arquitecto Fernando Távora. Foi Professor Visitante em diversas universidades de todo o mundo e também na Faculdade de Arquitectura do Porto (ESBAP).
O seu trabalho é internacionalmente conhecido e admirado, tendo recebido inúmeros prémios.
Desde os projetos de juventude para Matosinhos até às obras mais recentes, projetadas e realizadas em vários pontos (de Berlim a Lisboa, da Haia a Barcelona, de Santiago de Compostela a Marco de Canaveses), Siza Vieira concebeu algumas das obras de arquitetura mais significativas do século XX. Muitas delas são ilustradas e comentadas no presente volume, constituindo os temas centrais desta original autobiografia de uma poética. Este texto foi escrito em italiano pelo arquiteto Guido Giangregorio, em transcrição de um depoimento de Siza Vieira, em português, feito no decorrer de três sessões de gravação realizadas no seu estúdio do Porto.
Há, de facto, um cristianismo visual fundado sobre a Palavra contemplada, não apenas lida.
A página sagrada também é para ser vista. Estes desenhos de Álvaro Siza são um breve e
imenso teatro do sagrado, pondo em cena personagens emblemáticas do primeiro movimento
cristão. Reencontramos, como se chegássemos à história sagrada pela primeira vez, a
vertigem e a simplicidade da mensagem evangélica.
O livro de referência de Álvaro Siza sobre o seu próprio trabalho, na sua primeira versão em inglês. O mais decisivo arquitecto português descreve aqui, em primeira pessoa, alguns dos seus principais projectos, desafios, obstáculos e conquistas. Um livro fundamental para a compreensão do pensamento de Álvaro Siza.
O livro é acompanhado por um conjunto extenso de desenhos feitos à mão - uma presenção obstinante na sua forma de trabalhar - alguns dos quais inéditos.
Edição exclusivamente em inglês