Pode afirmar-se que, com a publicação de A ÁRVORE (1960) se fez, pela primeira vez em Portugal, de uma forma integrada e global, a divulgação de importantes conceitos de Ecologia aplicada à Arquitectura da Paisagem.
Apesar do tempo já decorrido, as teses defendidas neste livro continuam a ter a mesma oportunidade de então.
Os conceitos apresentados, tanto no que diz respeito à presença e utilização da árvore como da mata, na paisagem rural e na cidade, mantêm-se actuais na procura de paisagens ecologicamente equilibradas.
Esta nova edição realizada com base n’ A ÁRVORE EM PORTUGAL (1999) está agora acrescida e valorizada com novos conteúdos, contendo 280 imagens e 35 ilustrações.
Volta a afirmar-se como uma ferramenta absolutamente indispensável a todos os interessados nos temas do Ambiente, da Ecologia e da Arquitectura Paisagista.
Entrevistas, apontamentos de trabalho, pareceres e comunicações a congressos, artigos de opinião, são alguns dos textos muito diversos que estão reunidos neste livro, escritos por Gonçalo Ribeiro Telles ao longo de décadas de actividade profissional e de luta empenhada por causas.Hoje documentos de referência, estes textos conduzem-nos pelas ideias e pensamento que Ribeiro Telles produziu na sua intervenção cívica, cultural e profissional, nos vários domínios em que se destacou: a defesa do ambiente, o ordenamento do território, a humanização do habitat, a conservação da natureza e a preservação da paisagem, entre outros.30 textos que se constituem como doutrina, instrumentos de militância ou consagração de conceitos, e que representam um incontornável legado de experiência e sabedoria.Textos que evidenciam tanto questões de princípio, como atitude didáctica, pedagógica e responsável como acção esclarecida e esclarecedora.
«O objectivo destas páginas é dar a conhecer um dos domínios mais admiráveis da Natureza: o das flores selvagens dos nossos campos. Estas flores são verdadeiros esplendores acessíveis a cada um de nós. Porém, é possível passarmos toda uma vida sem nunca nos debruçarmos sobre elas para as admirar. Deste modo, passamos ao lado de alegrias que, por certo, se renovam todos os anos. Este prazer requer aprendizagem. Saber reconhecer estas flores exige paciência, mas, por outro lado, revela-se imensamente gratificante, dada a variedade de flores selvagens que se nos apresentam de diferentes formas consoante as fases das suas vidas - e da nossa. Para facilitar esta iniciação, gostaria de partilhar a minha relação pessoal com cada uma destas flores.» Hubert ReevesCada flor é ilustrada por fabulosas fotografias a cores de Patricia Aubertin, tiradas no campo de Malicorne.
Cerca de 300 espécies de insectos, aranhas e serpentes, ilustradas, identificadas e descritas em três diferentes secções. Textos acessíveis, com símbolos que permitem, de forma rápida e directa, o acesso à informação.
Falso Alarme começa por examinar a cultura do medo criada em torno das alterações climáticas. A seguir, pergunta: o que é que a ciência realmente nos diz sobre o futuro e o que está errado com a abordagem atual? Qual é o custo real do aumento das temperaturas? Se as alterações climáticas são uma prioridade nossa, porque não estamos a conseguir resolvê-las? Quais os resultados ao mudarmos os nossos estilos de vida? O que estamos a efetivamente a alcançar com as promessas feitas no Acordo de Paris? Qual a melhor solução para as alterações climáticas? Que políticas devem ser priorizadas a fim de controlar o aumento da temperatura e deixar um planeta melhor para os nossos netos?
Está ao nosso alcance tornarmos o mundo melhor, mas, primeiro, precisamos de nos acalmar. Um livro essencial para políticos, jornalistas e ativistas.
A Toxicologia é a ciência que estuda os efeitos adversos de agentes químicos, físicos ou biológicos sobre os organismos vivos e o ecossistema, incluindo a prevenção e a melhoria de tais efeitos adversos. Esta obra, escrita com uma linguagem clara e simples, proporciona conhecimentos fundamentais de Toxicologia, constituindo-se assim como base pedagógica para professores e estudantes de cursos superiores de pré e pós-graduação que pretendam aprofundar conhecimentos sobre os efeitos tóxicos dos xenobióticos e endobióticos nos órgãos e nos sistemas. Neste livro colaboram toxicologistas, farmacêuticos, bioquímicos e médicos, que apresentam a sua visão dos temas abordados, o que o torna adequado e adaptado à realidade dos cursos superiores de Ciências Farmacêuticas, Ciências Forenses, Ciências Biomédicas, Medicina, Análises Clínicas e Biologia, sendo igualmente muito útil como revisão e atualização para os profissionais destas áreas. Esperamos que esta obra contribua para um melhor entendimento desta temática tão atual e em desenvolvimento e que os leitores desfrutem da sua leitura.