A Cidadania na Voz dos Manuais Escolares
O alinhamento discursivo desta obra pressupõe que o tempo intrigante e complexo que vivemos exige o contributo do cidadão preocupado; que a escolarização deve visar, com afinco, a preparação para o exercício da cidadania, que a educação científica, orientada no sentido Ciência/Tecnologia/Sociedade (CTS), cria condições para que o aluno faça uma leitura crítica da realidade e se prepare para participar activamente nessa realidade e, finalmente, que os recursos materiais tradicionais, com destaque para os manuais escolares, estão longe de responder a estas exigências. Assim, privilegiando uma lógica e uma orientação axiológica conducentes à preparação para o exercício da cidadania, a autora, centrando-se em reconceptualizações do ensino e nos contextos que constituem "novos" textos capazes de viabilizar a construção de sentido a essas mudanças, confrontou aquela reflexão com a realidade escolar concreta. Escolheu uma "voz" dessa realidade com um grande número de auditores, com um estatuto privilegiado na regulação da prática pedagógica e que constitui um meio configurador de contextos facilitadores da educação para a cidadania - a voz dos manuais escolares. Através de uma reflexão aprofundada sobre o manual escolar em geral e de um estudo empírico centrado no manual de ciências, aponta lacunas e proporciona pistas para uma "escola de cidadãos", para uma "educação sobre ciência" numa perspectiva CTS e, sobretudo, para uma educação do cidadão através da ciência - "educação pela ciência". Em suma, para além da apresentação de dados elucidativos e ilustrativos de uma dada realidade, explora possibilidades concretas de transformação dessa mesma realidade.
| Editora | Livros Horizonte |
|---|---|
| Categorias | |
| Editora | Livros Horizonte |
| Negar Chronopost e Cobrança | Não |
| Autores | Maria Eduarda Moniz Santos |
-
Histórias Para Não AdormecerDez jovens de diferentes nacionalidades, etnias e culturas, formam um grupo de amigos, como resultado das suas opções em defesa dos direitos humanos. Essa união será ainda reforçada, pelo desejo de aprender e pela força mágica transmitida por um mensageiro misterioso: Ami Fron Pat… Os jovens terão que combinar as suas faculdades pessoais e do grupo numa série de desafios e situações misteriosas. Como intervir, como actuar efectivamente, promovendo uma renovação no sentido de resolver os problemas socioambientais que põem em causa o futuro do planeta e da humanidade? Embora imaginárias, estas aventuras tratam de problemas tão reais e actuais quanto urgentes. Têm por isso o efeito colateral de despertar o leitor para questões graves da actualidade. Perpassa a obra um apelo à construção de visões críticas do mundo e a debates sobre saberes, atitudes e valores. E o resultado é que o leitor é transportado para realidades ainda mais surpreendentes do que as melhores ficções. Popularizar a ciência, estimular o diálogo, aprender a conviver com a diferença, discutir ambivalências éticas ligadas a interacções Ciência/Tecnologia/Sociedade (CTS) - de forma lúdica, divertida, rigorosa e viva -, são algumas das linhas de força deste livro, que promete ser uma referência para a literatura juvenil e um instrumento pedagógico para professores, pais ou outros educadores, que em situações escolares e não escolares procurem apoio para tratar questões actuais transversais aos currículos e à vida. Estes encontrarão aqui múltiplas temáticas/problemáticas transdisciplinares, transnacionais, transculturais e transcivilizacionais, tratadas numa perspectiva de "aprendizagem ao longo da vida". A própria leitura da obra já implica participação. É o leitor quem decide os itinerários de leitura segundo as aventuras, os seus saberes e valores. Esta obra tem ainda a particularidade de estar vocacionada para ser explorada em cursos de formação inicial e continua de professores. A sua concepção resultou de um projecto luso-brasileiro transdisciplinar das autoras: Maria Eduarda Vaz Moniz dos Santos (portuguesa, doutorada em Educação pela Universidade de Lisboa) e Denise de Freitas (brasileira, doutorada em Educação pela Universidade de São Paulo). Daí que a sua construção se baseie em dados de investigação fundamentados na obra das autoras. -
Mudança Conceptual na Sala de AulaA noção de representação tem sido objecto de importantes desenvolvimentos em diferentes disciplinas. Ter em conta as representações do alunos que se constituem na escola como alternativa aos conceitos científicos é passagem obrigatória para um ensino bem sucedido. Radica na ideia de que o aluno para adquirir um novo conceito tem de estar consciente das suas concepções alternativas e activamente empenhado no processo de mudança conceptual. O paradigma da mudança conceptual, no qual se inscrevem muitas das recentes investigações em educação e o debate aberto pela epistemologia racionalista contemporânea, tendem a abalar os alicerces em que tradicionalmente se apoia a pedagogia. Um aprofundamento daquele debate, uma sistematização e reflexão sobre tendências e resultados no interior da linha de investigação sobre concepções alternativas dos alunos, são as bases em que a autora, à luz da epistemologia racionalista bachelardiana inscreve as principais linhas de força da sua proposta de uma pedagogia por mudança conceptual. Este desafio pedagógico abre-se à educação em geral, ou seja, a todos os investigadores e professores da várias disciplinas e níveis de ensino.
-
Gramática de Português - Ensino SecundárioEsta Gramática de Português - Ensino Secundário foi elaborada de acordo com as Aprendizagens Essenciais e o Programa e Metas Curriculares. e constitui um instrumento de trabalho completo e de fácil consulta. Organiza-se em duas partes: uma parte teórica com a apresentação clara e objetiva dos conteúdos, sempre acompanhada de exemplos. uma parte prática com inúmeros exercícios com níveis de complexidade crescente que permitem uma consolidação eficaz dos conhecimentos gramaticais. Inclui ainda um apêndice final de conjugações verbais e soluções para todos os exercícios. -
Português XXI 2 - Pack Livro do Aluno + Caderno de ExercíciosEmbora mantendo a mesma estrutura e conteúdos, esta nova edição do manual visa uma melhor adaptação à atualidade, pelo que surge com um novo design muito mais atrativo e moderno, apresentando novas fotografias e novas gravações áudio. Este método, estruturado em 3 níveis, tem como objetivo a aprendizagem da língua portuguesa, de forma ativa e participativa, apresentando uma grande preocupação pelo desenvolvimento da compreensão e da expressão oral do aluno, estimulando o debate e a troca de opinião, sem esquecer a importância da compreensão e da expressão escrita. Português XXI – Elementar destina-se a alunos que pretendem aprofundar os seus conhecimentos na língua portuguesa.Livro do Aluno – é constituído por 12 Unidades que propõem atividades linguísticas, comunicativas e a nível fonético, não esquecendo o desenvolvimento da capacidade de compreensão oral e escrita. De 3 em 3 Unidades há uma Unidade de Revisão que permite a consolidação do que foi previamente adquirido. O aperfeiçoamento da capacidade de compreensão oral e da pronúncia é promovido pelo complemento áudio. Caderno de Exercícios – permite que o aluno trabalhe as áreas gramaticais e lexicais das aulas e poderá ser utilizado em casa, como trabalho de revisão complementar das matérias. No final do livro encontram-se as soluções da maioria dos exercícios propostos. -
Português XXI 3 - Pack Livro do Aluno + Caderno de ExercíciosEmbora mantendo a mesma estrutura e conteúdos, esta nova edição do manual visa uma melhor adaptação à atualidade, pelo que surge com um novo design muito mais atrativo e moderno, apresentando novas fotografias e novas gravações áudio. Este método, estruturado em 3 níveis, tem como objetivo a aprendizagem da língua portuguesa, de forma ativa e participativa, apresentando uma grande preocupação pelo desenvolvimento da compreensão e da expressão oral do aluno, estimulando o debate e a troca de opinião, sem esquecer a importância da compreensão e da expressão escrita. Português XXI – Elementar destina-se a alunos que pretendem aprofundar os seus conhecimentos na língua portuguesa.Livro do Aluno – é constituído por 12 Unidades que propõem atividades linguísticas, comunicativas e a nível fonético, não esquecendo o desenvolvimento da capacidade de compreensão oral e escrita. De 3 em 3 Unidades há uma Unidade de Revisão que permite a consolidação do que foi previamente adquirido. O aperfeiçoamento da capacidade de compreensão oral e da pronúncia é promovido pelo complemento áudio. Caderno de Exercícios – permite que o aluno trabalhe as áreas gramaticais e lexicais das aulas e poderá ser utilizado em casa, como trabalho de revisão complementar das matérias. No final do livro encontram-se as soluções da maioria dos exercícios propostos. -
Pais à Maneira DinamarquesaUM GUIA INDISPENSÁVEL PARA EDUCAR PARA A FELICIDADE O livro oferece conselhos sobre como: - Incentivar jogos livres. - Potenciar a autenticidade e a confiança. - Fomentar a empatia. - Enfatizar o trabalho em equipa sobre as lutas de poder. - Celebrar a união. -
NovidadePassaporte para Português 1 - Pack (Livro do Aluno + Caderno de Exercícios)Passaporte para Português 1 é um Curso Inicial e Elementar de Português Língua Estrangeira concebido para cerca de 180 horas de aprendizagem.Ensina a comunicar rapidamente, com eficácia, confiança e competência a alunos principiantes absolutos, falsos principiantes e também àqueles que estudam português para lidar de forma flexível com a comunicação. Tem cerca de 1400 palavras e expressões indispensáveis para que o aluno possa comunicar de forma autónoma. Inclui vocabulário prático e relevante, de interesse a um aluno principiante, tal como todos os materiais necessários ao sucesso do professor e do aluno.Esta edição atualizada incorpora sugestões apresentadas por aprendentes e ensinantes, bem como atualizações de imagens e textos, mantendo as duas facetas cruciais do método: o carácter lúdico e o rigor na construção da competência de comunicação.Componentes de Passaporte para Português 1:Livro do Aluno: Inclui 40 unidades que podem ser usadas pelo professor como aulas pronto-a-ensinar; tarefas comunicativas e estruturais para uma aprendizagem progressiva e abrangente; temas e textos motivadores, estimulantes, diversificados, divertidos e práticos; progressão gramatical e lexical adequada às necessidades de comunicação; vocabulário controlado e coerente com as descrições do QECR para os níveis A1 e A2; cerca de 140 exercícios de gramática e 180 exercícios de pronúncia; 10 unidades para a compreensão e interação orais e 10 unidades de revisão; ficheiros áudio com as gravações dos textos disponíveis em www.lidel.pt/pt/download-conteudos/: para usar na sala de aula e apoiar o aluno fora da sala de aula.Caderno de Exercícios: Visa consolidar o material do Livro do Aluno, devendo ser utilizado pelo aluno, de preferência, fora da sala de aula e sem a ajuda do professor. Inclui as listas de vocabulário que o aluno deve adquirir em cada unidade, tal como as soluções para todos os exercícios. Contém ainda um glossário em alemão, chinês, espanhol, hindi, inglês, francês e russo. A versão em árabe está disponível em www.lidel.pt/pt/download-conteudos/.Livro do Professor: Ensina a ensinar através da descrição detalhada de como e o que fazer passo a passo em cada unidade. Ajuda a resolver os problemas de aprendizagem típicos dos nativos de várias línguas e apresenta estratégias para usar apenas o português na sala de aula. Inclui soluções para todas as tarefas do Livro do Aluno. -
Resumos de Clássicos - Os LusíadasEsta coleção apresenta a informação essencial sobre obras de Educação Literária indicadas pelo Programa e Metas Curriculares de Português do Ensino Secundário. Cada livro inclui o resumo de todos dos capítulos e proporciona ao aluno a aquisição e consolidação dos conhecimentos considerados fundamentais sobre o autor e a obra. Enquanto auxiliares de apoio à disciplina, os livros desta colecção são instrumentos que respondem de forma eficaz às necessidades dos alunos na preparação para testes e exame nacional. Resumo de todos os conteúdos essenciais.Linguagem clara e acessível.Indicado para a preparação de testes de avaliação e Exame Nacional. -
Português XXI 1 - Pack Livro do Aluno + Caderno de ExercíciosEmbora mantendo a mesma estrutura e conteúdos, esta nova edição do manual visa uma melhor adaptação à atualidade, pelo que surge com um novo design muito mais atrativo e moderno, apresentando novas fotografias e novas gravações áudio. Este método, estruturado em 3 níveis, tem como objetivo a aprendizagem da língua portuguesa, de forma ativa e participativa, apresentando uma grande preocupação pelo desenvolvimento da compreensão e da expressão oral do aluno, estimulando o debate e a troca de opinião, sem esquecer a importância da compreensão e da expressão escrita. Português XXI – Iniciação destina-se a alunos que pretendem aprofundar os seus conhecimentos na língua portuguesa. -
Compreensão Oral em Ação B1/B2 - Mais de 100 Exercícios com ÁudioCompreensão Oral em Ação B1/B2 – Mais de 100 Exercícios com Áudio é o segundo volume de um conjunto de três livros dirigidos a adolescentes e adultos aprendentes de português como língua estrangeira, podendo ser usado também em outros contextos, e está dividido em 12 unidades, tendo como principal objetivo o trabalho sistemático da compreensão oral.Foi concebido numa perspetiva de evolução na aquisição da língua, tendo em conta o momento de aprendizagem em que se encontra o utilizador e pressupõe que este tenha adquirido já um conjunto de conhecimentos prévios. Assim, o grau de complexidade dos conteúdos expostos vai evoluindo, estando os exemplos, exercícios e textos áudio de acordo com o momento específico de proficiência do aprendente.Os textos áudio foram produzidos e orientados de acordo com as exigências da pronúncia e prosódia necessárias para os níveis B1/B2. Ao longo das 12 unidades, apresentam-se textos de acordo com as temáticas previstas para os níveis B1/B2, sendo que cada uma delas permitirá que o aprendente desenvolva as competências relacionadas com a compreensão oral, quer através do trabalho com o texto áudio (onde as situações de comunicação são evidentes) quer através da explicitação dos atos de fala envolvidos nas tarefas orais propostas.Os atos de fala apresentados no livro estão de acordo com os atos de fala previstos para os níveis B1/B2, indicados pelo Quadro Europeu Comum de Referência para as línguas.Compreensão Oral em Ação B1/B2 – Mais de 100 Exercícios com Áudio tem:• Exercícios de preparação antes de cada texto áudio;• Audição de textos com exercícios lacunares;• Audição de textos com exercícios de verdadeiro e falso;• Audição de textos com frases para completar sentidos;• Audição de textos com perguntas de interpretação;• Soluções para todos os exercícios, o que permite quer um estudo em aula quer um estudoautónomo, e transcrição de todos os textos áudio;• Ficheiros áudio disponíveis em www.lidel.pt/pt/download-conteudos/.