O IRC é um dos impostos que mais afeta as decisões empresariais. As decisões de investimento e de financiamento, a distribuição de dividendos, a internacionalização, ou as fusões, aquisições e reestruturações, são áreas fortemente influenciadas pelo efeito da tributação do rendimento empresarial.
Falamos de um imposto cuja compreensão requer uma perspectiva multidisciplinar e, por isso, este livro apresenta também um enfoque económico e contabilístico. Os autores procuraram dar, em primeiro lugar, uma apreciação do fundamento económico dos factos reconhecidos pela contabilidade, e depois, a aproximação, ou o afastamento do Código do IRC ao tratamento contabilístico dos fenómenos que ocorrem regularmente na vida das empresas. Junta-se ainda uma análise ilustrada com casos práticos e decisões judiciais, procurando dar ao leitor uma visão mais completa sobre o tema.
António Martins é doutor em Gestão pela Universidade de Coimbra. É Professor de Fiscalidade na FEUC e membro do CeBER. Foi Membro da Comissão de Reforma do IRC e de outras comissões que trataram de questões de reforma fiscal. Foi colaborador do IAPMEI entre 1987 e 1991. Foi adjunto do Presidente da Assembleia da República, António Barbosa de Melo. É autor de vários livros e artigos sobre temas fiscais, contabilísticos e financeiros, publicados nacional e internacionalmente. É árbitro no CAAD.
Cristina Sá
Licenciada em Gestão e Doutorada em Gestão pela FEUC. É professora de Fiscalidade no IPL e formadora da Ordem dos Contabilistas Certificados.
Daniel Taborda
Licenciado em Economia, Mestre em Contabilidade e Auditoria e Doutor em Gestão de Empresas. É Professor na Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, nas áreas de contabilidade e fiscalidade. É Revisor Oficial de Contas e árbitro no CAAD. É autor de vários livros e artigos científicos sobre temas fiscais, contabilísticos e de auditoria. É investigador do CeBER – Centre for Business and Economics Research.
«O caminho da sinodaldade é, precisamente, o caminho que Deus espera da Igreja no terceiro milénio». No atual momento presente, somos todos chamados a ser protagonistas de um tempo oportuno para que a sinodalidade se torne a forma e o estilo concretos de ser Igreja. O futuro da Igreja passa pela coragem com que as Igrejas e as comunidades locais se comprometam numa autêntica vida sinodal.
No seguimento do projeto Base Erosion and Profit Shifting (BEPS), da OCDE, a tributação das multinacionais tornou-se um tema muito relevante. Os intangíveis que estas multinacionais, as nacionais e as estrangeiras implantadas em Portugal, desenvolvem (marcas, patentes, know how, reputação e qualidade dos trabalhadores, prestigio no mercado, etc) são fundamentais na competitividade e no crescimento, e são por vezes muito difíceis de valorizar, por serem únicos, e geram apreciável litigância fiscal.
Este livro procura ser um manual de introdução e aprofundamento dos conhecimentos sobre IRC, quer numa perspetiva teórica, quer, sobretudo, numa perspetiva prática.Cada matéria do imposto tem uma secção específica, onde o leitor encontra uma síntese, um desenvolvimento teórico e exercícios práticos, para que possa testar os seus conhecimentos.
Esta obra procura apresentar os principais instrumentos de cálculo financeiro necessários para abordar todo o tipo de problemas envolvendo o valor temporal do dinheiro, incluindo a análise comparativa de empréstimos, determinação do all-in cost de financiamentos, investimentos em ativos financeiros e reais, alternativas buy or lease e políticas de descontos financeiro, entre outras questões.