A Economia como ciência atravessa actualmente um período de profunda transformação. Em causa está a forma como o "económico" é pensado e a sua relação com o "político", o "moral", o "social" e o "ambiental". O que é (e não é) "económico"?
O que é (e deve ser) a Economia como saber ou ciência? A Economia limita-se (e deve limitar-se) a interpretar ou descrever a realidade ou constrói ela própria a realidade que ao mesmo tempo descreve? O que significa "pensar como um economista"?
O que une um grupo de estudiosos numa profissão autónoma chamada "Economia" e os distingue de outros que também se dedicam a analisar a "economia"? Podem os economistas aprender com abordagens provenientes de outros domínios disciplinares? O que aprendemos com a história da disciplina?
Este livro é o resultado da procura de respostas para estas questões por parte de economistas e outros cientistas sociais portugueses.
José Castro Caldas é doutorado em Economia pelo Iscte, onde foi também professor auxiliar. É investigador do Laboratório Colaborativo para o Trabalho, Emprego e Proteção Social.
Grandes projetos, nomeadamente aeroportos e barragens, podem trazer importantes benefícios, nomeadamente económicos, mas têm necessariamente grandes impactos no ambiente e no território. Como são tomadas as decisões públicas a respeito destes projetos? Qual o papel de dispositivos de tomada de decisão, nomeadamente a análise custo-benefício e os estudos de impacto ambiental nestes processos de tomada de decisão? Como são geridos os conflitos entre valores (incomensuráveis) nestes processos de tomada de decisão pública? Como tornar mais inteligentes e democráticos os processos de tomada de decisão pública a respeito de grandes projetos? Em "Valores em conflito: Megaprojetos, ambiente e território" procura-se uma resposta para estas perguntas. O livro parte de uma análise conceptual dos conflitos de valor, da valorização e da incomensurabilidade de valores na decisão pública e do modo como alguns instrumentos de apoio à decisão condicionam o processo e a escolha [Introdução: Incomensurabilidade e tomada de decisão pública (José Castro Caldas, Laura Centemeri); Custos Sociais e Externalidades (Vitor Neves); Pôr preço na natureza, para salvar a natureza? (Ricardo Coelho)]. Seguidamente, a segunda secção do livro apresenta e analisa três casos de decisão pública acerca de grandes projetos e respetivas controvérsias: localização do novo aeroporto de Lisboa, alargamento do aeroporto de Malpensa em Milão e construção da barragem de Foz Tua [O caso Aeroporto de Lisboa (José Reis, Tiago Santos Pereira e Ana Matos); o caso Aeroporto de Malpensa (Laura Centemeri); o caso Tua (Ana Costa, Fátima Ferreiro, Vasco Gonçalves, Ricardo Coelho). A conclusão [A tomada de decisão pública para lá da incomensurabilidade (José Castro Caldas, Laura Centemeri) ] sistematiza a análise crítica dos dispositivos de apoio à tomada de decisão existentes e assinala algumas características de dispositivos (instrumentos e procedimentos) que melhor contribuem para transformar o conflito de valores e a incomensurabilidade numa oportunidade para o debate democrático a respeito dos objetivos comuns e dos meios para os realizar.
O encontro pessoal entre mestre e discípulo é o tema de George Steiner neste livro absolutamente fascinante, uma sólida reflexão sobre a interacção infinitamente complexa e subtil de poder, confiança e paixão que marca as formas mais profundas de pedagogia. Baseado em conferências que o autor proferiu na Universidade de Harvard, As Lições dos Mestres evoca um grande número de figuras exemplares, nomeadamente, Sócrates e Platão, Jesus e os seus discípulos, Virgílio e Dante, Heloísa e Abelardo, Tycho Brahe e Johann Kepler, o Baal Shem Tov, sábios confucionistas e budistas, Edmund Husserl e Martin Heidegger, Nadia Boulanger e Knute Rockne. Escrito com erudição e paixão, o presente livro é em si mesmo uma lição magistral sobre a elevada vocação e os sérios riscos que o verdadeiro professor e o verdadeiro aluno assumem e partilham.