No atual estado do conhecimento humano, não só não conseguimos explicar a origem do universo, como é pouco provável que algum dia sejamos capazes de o fazer. Ciência e religião têm as mesmas raízes e ainda continuam a abordar algumas das mesmas questões: De onde viemos? Para onde vamos? O que está ao nosso alcance conhecermos? A área da ciência que está mais perto de poder responder a estas questões é a física.
Neste livro profundo e estimulante, repleto de perspetivas surpreendentes e incluindo entrevistas com outros cientistas de renome, Sabine Hossenfelder trata de algumas das maiores questões da física: O passado ainda existe? As partículas pensam? O universo foi feito para nós? A física pôs de lado o livre-arbítrio? Será que alguma vez teremos uma teoria de tudo?
Baseando-se nas mais recentes pesquisas em mecânica quântica, buracos negros, teoria das cordas e física de partículas, A Física e as Grandes Questões da Vida mostra-nos o caminho que falta percorrer para que os físicos consigam responder àquelas questões, indica-nos os limites atuais do conhecimento e aponta as perguntas que podem ficar sem resposta para sempre.
Sabine Hossenfelder é doutorada em Física e é, atualmente, investigadora no Instituto de Estudos Avançados de Frankfurt. Tem-se destacado como comunicadora de ciência, tendo criado o canal do YouTube Science without the Gobbledygook. Publicou mais de oitenta artigos de pesquisa sobre física – desde a cosmologia aos fundamentos quânticos e à física de partículas – em periódicos como Scientific American, New Scientist, The Guardian, Aeon, Nautilus e The New York Times... Além de A Física e as Grandes Questões da Vida, é autora de Lost in Math: How Beauty Leads Physics Astray.
Como foi possível o universo ter criado condições perfeitas para o aparecimento da vida?Stephen Hawking e Thomas Hertog trabalharam juntos durante vinte anos, desenvolvendo uma nova teoria do cosmos para o explicar.Hawking estudou a origem do big-bang que criou o universo, mas o seu trabalho inicial foi posto em causa quando um modelo matemático previu vários big-bangs dando origem a um multiverso - incontáveis universos diferentes, a maioria dos quais demasiado bizarros para serem compatíveis com a vida. Recolhidos no Departamento de Matemática Aplicada e Física Teórica de Cambridge, Stephen Hawking e o seu amigo e colaborador Thomas Hertog trabalharam neste problema durante vinte anos, desenvolvendo uma nova teoria do cosmos com o objetivo de explicar o aparecimento da vida. Juntos, encontraram um nível mais profundo de evolução, no qual as próprias leis físicas se transformam e simplificam até as partículas, as forças e o próprio tempo. Esta descoberta levou-os a uma ideia revolucionária: as leis da física não são imutáveis; nascem e coevoluem à medida que o universo que elas governam toma forma.A Origem do Tempo é a última teoria de Stephen Hawking, uma nova e impressionante visão do nascimento do universo que transformará profundamente a maneira como pensamos sobre o nosso lugar na ordem do cosmos.
Em 1905, no espaço de poucos meses, Einstein publicou cinco artigos científicos que viriam a ter um tremendo impacto na física, alterando até os fundamentos da disciplina. Einstein 1905 narra a génese desses artigos, o contexto da época em que foram publicados, e as reacções e implicações que viriam a ter na física.
Esse ano é, pois, justamente considerado o annus mirabilis da física, e mudou para sempre a forma como entendemos o universo. Além disso, a complexidade conceptual desses artigos estabeleceu também um novo padrão para a inteligência humana, e Einstein é precisamente o seu representante máximo.