A Grande Viagem - Pelas Canadas de Viriato
Num laço de pétalas feito, temos uma viagem no tempo, captada pela objetiva da autora que, deambulando por montes e vales, é capaz de falar do seu mundo com requintes de pormenor tal como fez Cesário Verde, aquando do trabalho de “Sentimento dum ocidental”.
Dra. Luisa Ramos - Escritora
| Editora | Edições Vieira da Silva |
|---|---|
| Categorias | |
| Editora | Edições Vieira da Silva |
| Negar Chronopost e Cobrança | Não |
| Autores | Celeste Almeida |
Maria Celeste de Jesus Fernandes Almeida nasceu na freguesia de Mangualde e reside em Ribolhos, concelho de Castro Daire.
Formou-se em Professora do Primeiro Ciclo e, mais tarde, licenciou-se em Administração Escolar. Matriculou-se no Instituto de Educação e Trabalho no Porto, no ano de 1992 e terminou no ano de 1998. No término da licenciatura, apresentou a Tese “Fatores de Socialização dos Alunos do 4.º e 6.º anos” um trabalho desenvolvido no terreno com uma amostra de 250 alunos que defendeu com 16 valores.
Foi Presidente do Conselho Escolar de Lamelas.
Foi Formadora do Ensino Recorrente durante três anos.
Foi Orientadora Pedagógica, durante vários anos, de alunos da Escola Superior de Educação e do Instituto Piaget de Viseu.
Foi Presidente da Associação de Pais da Escola Secundária de Castro Daire.
Colabora na Rádio Limite − Castro Daire, com programas culturais da sua autoria, destacando-se: Saberes da Nossa Gente; Recordar e Aprender Jogando; Palavra puxa Palavra; À Descoberta de Portugal; As Nossas Raízes o Passado e o Presente; A Alma de um Povo; Novos Trilhos − à descoberta de outros lugares e outras gentes, e o Silêncio das Pedras; Todos Juntos Seremos Nós.
Colaborou na Rádio Lafões com o programa cultural da sua autoria, O Silêncio das Pedras.
Colabora no jornal quinzenal, Notícias de Castro Daire, com a rubrica: Fragmentos de Emoção.
É, há vinte e três anos, Presidente da Associação Flores da Aldeia de Mosteirô, com um Rancho Folclórico e um grupo de Teatro. Entre outras peças, levou a vários palcos “O Auto da Alma” de Gil Vicente.
Organiza e participa, pelo rancho que preside, as Marchas de S. Pedro de Castro Daire.
Escreve peças de teatro e faz letras para as canções das Marchas de S. Pedro.
Foi deputada na Assembleia Municipal do Município de Castro Daire.
Foi deputada na Assembleia de Freguesia de Ribolhos.
Foi membro dos TSD de Viseu.
É coautora em várias dezenas de antologias e coletâneas.
Lançou a obra “As Nossas Raízes o Passado e o Presente” no ano de 2015; “A Alma de um Povo” no ano de 2017, sobre mitos, lendas, fenómenos sobrenaturais da Serra do Montemuro, o livro de poesia “Silêncios de Espuma” e o livro “Penedo Mágico”, o primeiro de uma trilogia infantojuvenil.
Tem outras obras em fase de conclusão, mas sem pressa para as apresentar, sendo uma delas sobre as suas vivências na serra do Montemuro.
Foi Conselheira Editorial de três Antologias: “Mimos e Livros”.
Foi Conselheira Editorial de “Lugares e Palavras de Natal 2019”.
Foi Conselheira Editorial de “Lugares e Palavras de Natal 2021”.
Prefaciou, várias obras literárias, em prosa e poesia.
Apresentou o livro de Poesia: “A Pastorinha Poetisa de Moura Morta”, de Célia Matias.
Apresentou, em Lisboa e Cascais, o livro de Poesia: “Extramuros e Tempos Habitáveis”, de Rosário Pedroso.
Apresentou, em Alenquer, o livro de Poesia: “Uivam os Lobos”, de Dolores Marques.
Fez a sinopse e apresentou, em vários lugares, o romance: “Rosas Brancas”, da escritora/poetisa, Dulcí Ferreira.
Apresentou, o livro de Poesia: “Sombras Rock Pelos Montes”, da poetisa Rosário Pedroso.
Esteve no Consulado de Portugal, em Paris, na apresentação do livro de Naria Radatos, “Laços Escondidos”, para falar do tema “Emigração”.
Apresentou, na FNAC em Viseu, a escritora Paula Jorge, autora do livro: “Paula”.
Foi convidada para contar estórias do fantástico da literatura (mitos, ocultos e lendas), pelo agrupamento IBN Mucana de Cascais, a alunos do 9.º, 10.º, 11.º e 12.º anos.
Foi convidada, pelo Município de Penalva do Castelo para o projeto: “Estórias Ocultas da Beira Interior”.
Foi convidada, pela Biblioteca de Sabugal e pelo Centro de Aprendizagem da Universidade Aberta, para contar “Estórias”, no Clube de Leitura.
Foi convidada, pela Papelaria Adrião – Mangualde, para contar estórias do livro: “A Alma de um Povo”.
Foi convidada, para contar estórias da literatura (mitos, ocultos e lendas), por várias Associações.
Foi convidada, para contar histórias dos livros: “A Alma de um Povo” e do “Penedo Mágico”, na semana de leitura nas escolas de Souselo e Cinfães.
Animou tardes, com estórias, no Lar da Santa Casa da Misericórdia de Castro Daire e no Lar Santa Isabel de Cetos − Castro Daire.
Foi convidada, para o evento: “Portugal Open”, na Suíça, sendo moderadora de uma mesa redonda, com os intervenientes: Moita Flores, António Mota, Fernando Seabra e Olinda Beja, com o tema: “Incentivo à leitura e escrita”.
Suas obras estiveram na Feira do Livro, na Suíça, realizada no evento “Portugal Open”.
Divulgou o concelho de Castro Daire, onde reside, em programas da CMTV; TVI; SIC, RTP e Kuriakos TV, enriquecidos por equipas de reportagem que andaram no terreno, fruto do conteúdo do livro: “A Alma de um Povo”.
Foi entrevistada pelo Jornal Lafões.
Foi entrevistada pelo Jornal Gazeta da Beira.
Foi entrevistada pela Rádio Limite, pela Rádio Alenquer, pela Rádio Marinhais, pela Rádio Lafões, pela Rádio Popular FM, por uma Rádio Portuguesa na Suíça e pela Alternativa Rádio.
Organizou o evento: “Somos Novos Trilhos”, um encontro de Poetas e Escritores nacionais, onde a Poesia e a arte musical estiveram em destaque, revertendo a receita para a Rádio Limite.
Andou em digressão, em algumas escolas da Suíça, apresentando a crianças da diáspora o livro: “O Penedo Mágico”.
Participou numa Tertúlia Montemurana, na Suíça, a convite do organizador, o escritor Jorge Esteves.
Foi à escola de Castro Daire, contar a história do livro infantojuvenil: “O Penedo Mágico” a alunos do 4.º ano.
Foi à escola integrada de Mões, contar lendas da região do Montemuro a alunos do 3.º e 4.º anos.
Foi vencedora do Desafio de Escrita, no ano de 2019 com o tema: “A Essência da Poesia”, organização do AlenCriativos.
Organizou, com a escritora Ana Fernandes, o “Concurso Literário Ana de Castro Osório”, com a colaboração da Câmara Municipal de Mangualde e duas empresas da cidade, que se prontificaram a atribuir o primeiro, segundo e terceiro prémios monetários (1000 euros; 750 euros; 500 euros).
Foi entrevistada, no ano de 2019, pela “Revista Mulher Africana”, na Feira do Livro em Lisboa, para divulgar e levar o Montemuro a países africanos.
Foi capa de revista na “Revista Mulher Africana”, em outubro de 2021.
Fez uma grande reportagem, sobre Castro Daire e Montemuro na “Revista Mulher Africana”, em outubro de 2021.
É elemento do grupo de poesia: “Ventos Sábios”.
Foi entrevistada pelo Instituto Cultural de Évora.
Foi homenageada, recebendo a Medalha da Freguesia e o Certificado de Mérito, na freguesia de Ferreiro de Tendais, concelho de Cinfães, no dia 27 de outubro do ano de 2019, pelo contributo dado ao desenvolvimento e conhecimento da Freguesia.
É Comissária das Beiras, do Projeto Solidário, “Ser Mulher” cuja receita reverte para o Centro da Mama do Hospital de S. João do Porto.
Foi elemento do júri, no “Concurso de Leitura Intermunicipal”, no concelho de Cinfães.
Elaborou as provas escritas do “Concurso Distrital de Leitura”, realizado no concelho de Castro Daire.
Foi elemento do Júri no “Concurso Distrital de Leitura”, realizado em Castro Daire.
Participou no “Festival Internacional da Primavera”, a convite da “Unión Hispanomundial de Escritores”.
Sua paixão: a Serra de Montemuro, fonte de inspiração para muitos dos seus projetos.
Seu amor: sentir a essência e a genuinidade do Povo.
Seu lema de vida: o Povo é o maior património que temos.
Seu mote: pôr a sua alma em tudo o que faz.
-
Guias de Viagem Porto Editora - PortugalO Guia de Viagem de Portugal mostra de forma detalhada tudo o que o país tem de melhor. Itinerários, fotografias, ilustrações, imagens em 3D e mapas das diferentes regiões permitem explorar o país sem deixar escapar nenhum pormenor. Uma grande seleção de hotéis, restaurantes, lojas e locais de entretenimento vai ajudar a tirar o maior proveito da viagem. Imprescindível para uma viagem perfeita.Vários -
Economia e Política do TurismoO turismo alcançou um lugar cimeiro na economia mundial e é uma das atividades com maior potencial de crescimento e da criação de emprego estimando-se em 18,6 mil o número de postos de trabalho que criará, diariamente, em todo o mundo, nos próximos 10 anos. À medida que foi (e vai) abrangendo uma mais vasta multiplicidade de atividades e influenciando muitas mais, transformou-se numa economia turística que se vai tornando cada vez mais complexa. A compreensão dos fenómenos que orientam e dirigem o seu desenvolvimento, o conhecimento dos efeitos que provoca não só a nível económico e social mas também ambiental e cultural e a aquisição de capacidades que permitam atuar eficazmente num mundo em permanente mudança são condições essenciais para garantir o seu desenvolvimento equilibrado e sustentável. São-no, porém, particularmente relevantes para Portugal onde a economia turística assume reconhecidamente o papel de dimensão estratégica de desenvolvimento. Esta obra, a referência no tema em português, agora em edição atualizada e aumentada e contemplando os principais aspetos do novo paradigma do desenvolvimento turístico, é um valioso contributo para o conhecimento do turismo e um instrumento de trabalho de grande utilidade para empresários, gestores, docentes, estudantes e, em geral, para todos os que se interessam pelo seu estudo. -
CoimbraCatarina Sobral nasceu na carismática Rua da Sofia, mas a sua juventude foi passada entre viagens numa linha de comboio que já não existe – a Linha da Lousã. Estudou artes na Escola Secundária Avelar Brotero onde nunca se lembra de fazer mau tempo. Recorda, em vez disso, o nevoeiro das castanhas assadas nas ruas da Baixa, as escadarias irregulares do Quebra Costas e o deleite fresco, à sombra da Alameda das Tílias, no Jardim Botânico. O TAGV, onde assistia à programação cultural, exibiu o filme de animação de sua autoria no festival Caminhos do Cinema Português, em 2018. Curiosamente, as telas conimbricenses dos antigos centros comerciais – Girassolum e Avenida – também contribuíram para a sua formação cinematográfica. Se quiseres descobrir mais recantos e paisagens semeadas pela cidade, abre este mapa e prepara a caminhada. Sobe à torre da Universidade de Coimbra, cumprimenta a Cabra e ouve-a chamar pelos seus estudantes. Um excelente exercício cardio desde a baixa à alta e da periferia ao centro urbano -
Volta ao Mundo de Mini MotoANDRÉ SOUSA partiu de Portugal a 12 de julho de 2020, em plena pandemia, com o sonho de se tornar a primeira pessoa a dar a volta ao mundo numa minimoto – uma Honda monkey com uns escassos nove cavalos de potência máxima. Em três anos seguidos de viagem, aconteceu-lhe de tudo um pouco. Foi preso no México, raptado no Nepal, hospitalizado na Califórnia e apanhado desprevenido pelo terramoto na Turquia que dizimou milhares de pessoas. Ao fim de mil dias seguidos de peripécias, com 80 mil quilómetros percorridos pelas estradas e atalhos de meia centena de países, regressou a casa com o sonho tornado realidade. Relato de uma verdadeira epopeia, este é também um testemunho inspirador de um certo espírito de aventura tipicamente português, em que a perseverança e o desembaraço perante os maiores entraves são virtudes fundamentais. Um livro feito de superação e humor que nos recorda a importância de sorrir e acreditar – sobretudo naqueles momentos em que tudo parece estar contra nós… -
Catering e Banqueting - Organização e PráticaO catering e o banqueting são duas áreas de negócio em constante crescimento, muito dinâmicas e com um potencial de vendas muito interessante, quer para os eventos associados ao meeting industry quer para o segmento social das celebrações: casamentos, batizados, jantares de gala, aniversários, cocktails, entre outras. O livro Catering e Banqueting destina-se a profissionais do setor da hotelaria e restauração com gosto em aprofundar os seus conhecimentos, aos estudantes dos cursos de hotelaria e restauração que procuram um manual sobre esta temática, sejam cursos profissionais de nível secundário ou pós-secundário ou cursos de gestão hoteleira ou restauração ao nível de licenciatura, pós-graduação ou mestrado, e a todos aqueles que, de alguma forma, tenham contacto com este tipo de atividade hoteleira. Esta obra está organizada numa lógica sequencial, que parte dos conceitos para a realização de um serviço e passa por todas as etapas, desde a conceção, planeamento, organização, realização e pós-serviço. Ao longo dos capítulos, discutem-se os conceitos de catering e banqueting, analisam-se as questões do marketing e vendas, delineiam-se os detalhes de orçamentos, caracterizam-se os tipos de ementa, apresenta-se a organização da empresa, esboça-se um percurso articulado da compra ao serviço, explicam-se as sequências da montagem dos serviços, reflete-se sobre o acolhimento, detalha-se a execução do serviço e deixam-se dicas necessárias para que o cliente volte a utilizar o serviço de catering e banqueting. No final, inclui um caso prático da organização de um jantar de gala, antecedido de um cocktail de boas-vindas. -
Gestão do Alojamento, Receção e HousekeepingEsta publicação, com grande ênfase nas operações, surge num momento em que se constata um novo boom do turismo internacional, com elevada incidência no nosso país, registando-se números de movimentações turísticas nunca antes verificados, provocando por isso uma elevada necessidade de mão de obra qualificada em todos os campos de ação turística em geral, mas na hotelaria em particular, pela sua peculiar relevância. O futuro ditará que o elemento diferenciador e determinante na escolha do alojamento do consumidor turístico deixará de ser apenas o produto hoteleiro, para incidir mais no serviço e no atendimento praticados pelas unidades hoteleiras. Os hotéis são hoje confrontados com elevados desafios ao nível das operações, da tecnologia, da formação, da competitividade e dos mercados de consumo, implicando uma intervenção rápida no campo do conhecimento e da construção de competências diferenciadoras. Este livro aborda fundamentalmente os procedimentos técnicos da área do alojamento, do front office, do back office (reservas) e do housekeeping (andares e lavandaria), as áreas operacionais porventura mais importantes do ponto de vista da produtividade e da rentabilidade de um hotel. Esta obra inclui entrevistas a administradores hoteleiros, diretores de hotéis, chefes de receção, chefes de turno, diretores de front office, rececionistas, night auditors e governantas que exercem funções em vários hotéis em Portugal e no estrangeiro e que partilham as suas opiniões profissionais com base em largos anos de experiência hoteleira. São disponibilizadas também fichas de trabalho de elevada utilidade para quem estuda, ensina e trabalha na hotelaria em Portugal, permitindo ao leitor aferir os seus conhecimentos e competências neste campo de estudo. (…) Só somos o melhor destino turístico do mundo (e este ano fomo-lo pelo segundo ano consecutivo) porque temos as melhores Pessoas do mundo a trabalhar no Turismo. (…) Com esta publicação desvendam-se várias faces por vezes invisíveis, mas fundamentais, da organização e da estruturação da oferta turística. (…). Ana Mendes Godinho (Secretária de Estado do Turismo) ·O alojamento turístico em Portugal·Gestão do alojamento·Gestão de front office·Gestão de back office·Gestão de andares·Gestão de lavandaria·Fichas de trabalho