Este é um livro escrito para quem gosta das muitas históriasde que a grande História se alimenta. É sabido que a História sempre foi escrita pelos vencedores e não pelos vencidos. Mas o mesmo não acontece com as pequenas histórias, tantas vezes integradas no imaginário colectivo sob a forma de anedota ou de dito de espírito. José Jorge Letria reuniu neste livro centenas dessas pequenas histórias que vão permitir ao leitor olhar a grande História pelo buraco da fechadura. É um olhar crítico, informativo e muitas vezes divertido, que leva em conta o prazer de quem lê e o seu direito de ser informado sobre o que fizeram e disseram grandes e pequenas figuras da História da humanidade, mas também sobre os animais de que ficou registo histórico. Escrito a pensar no grande público e no ecletismo dos seus gostos, este livro de José Jorge Letria torna intemporais episódios, factos, números e algumas revelações que, por certo, não deixarão o leitor indiferente e lhe irão proporcionar umas agradáveis horas de leitura.
Este é um livro escrito para quem gosta das muitas histórias de que a
grande História se alimenta. É sabido que a História sempre foi escrita
pelos vencedores e não pelos vencidos, mas o mesmo não acontece
com as pequenas histórias, tantas vezes integradas no imaginário
colectivo sob a forma de anedota ou de dito de espírito.
José Jorge Letria reuniu neste livro centenas dessas pequenas
histórias, o que permite ao leitor como que olhar a grande História pelo
buraco da fechadura.
É um olhar crítico, informativo e muitas vezes divertido, que leva em
conta o prazer de quem lê e o seu direito de ser informado sobre o
que fizeram e disseram grandes e pequenas figuras da História da humanidade.
Escrito a pensar no grande público e no ecletismo dos seus gostos,
este livro de José Jorge Letria torna intemporais episódios, factos,
números e algumas revelações que, por certo, não deixarão o leitor
indiferente e lhe irão proporcionar umas agradáveis horas de leitura.
Grandes Vidas Breves revela as vidas incomuns, imprevisíveis, desalinhadas e fascinantes dos que morreram cedo. Eis a morte, a vida e o legado de 62 personalidades nacionais e estrangeiras. Chorados por uns, condenados por outros, admirados por quase todos, amados pelos deuses, o livro de José Jorge Letria junta 62 nomes organizados de acordo com os seus estilos de vida ou mortes imprevisíveis. Do conjunto de revelações que integram o livro fazem parte os mitos e mistérios criados em torno do mítico Clube dos 27, cujas vidas ficaram marcadas pela inexplicável atração pelo risco e pelo abismo.
«O conhecimento das grandes tendências que marcaram a história dos média europeus e a história particular destes mesmos média em cada país europeu (sobretudo daqueles de que somos geográfica e culturalmente mais próximos) é absolutamente indispensável. Só assim poderemos compreender por que é que ainda hoje, quase seis séculos depois da ?descoberta? da prensa tipográfica, a paisagem imprensa europeia é tão contrastada, de uma região para outra do continente. E como é que, ao longo do século XX, a rádio e a televisão, as estruturas dos seus emissores como dos seus conteúdos, evoluíram também de maneira tão plurifacetada.»