A Miséria do Tempo

15,90 €
Envio previsto até

O FLAGELO DO DESEMPREGO NA PRIMEIRA PESSOA 

A crise financeira internacional de 2008 desencadeou um novo tipo de mal-estar social e económico entre as sociedades europeias, rompendo o equilíbrio prevalecente nos Estados sociais desde a década de 1970. Aos choques no mercado laboral, juntou-se uma série de políticas que visaram a efectiva desvalorização do trabalho, a desregulação das leis laborais e da negociação e contratação colectivas. Cada vez mais pessoas em idade activa entraram em situações de precariedade ou de desemprego.

O presente volume faz parte de uma grande investigação dedicada ao modo como esse mal-estar tem sido vivido, em Portugal, por grupos sociais fortemente afectados pela conjuntura económica. Desta vez, o tema é o desemprego, flagelo que em 2013 atingiu um máximo histórico de 17,5%.

Sem descurarem as estatísticas e as condições sociais objectivas, Renato Miguel do Carmo e Maria Madalena d’Avelar apresentam uma visão aprofundada, qualitativa, que destaca os modos subjectivos como as pessoas em situação de desemprego vivem e percepcionam a sua realidade e o seu tempo. Em testemunhos directos, ganham assim voz e visibilidade os actores sociais que estão normalmente arredados do debate público e da disputa política e social.

O livro é lançado em simultâneo com a web-reportagem Demasiado Novo para Ser Velho, dos mesmos autores. 

Detalhes
Editora Tinta da China
Categorias
Editora Tinta da China
Negar Chronopost e Cobrança Não
Autores Maria Madalena d’Avelar, Renato Miguel do Carmo
Renato Miguel do Carmo
Maria Madalena d’Avelar
Partilhar
Book Search
Livros dos mesmos Autores Ver Todos
Top Vendas da categoria Ver Todos