Comece a contar 5... 4... 3... 2... 1... e mude a sua vida.
Já pensou naqueles momentos em que tem de sair da cama mas não consegue e desliga o despertador vezes sem conta? Ou lembra-se de quando era criança e não tinha a coragem de levantar a mão nas aulas e dizer: Eu sei! Eu sei!
Mel Robbins, estrela da CNN e uma das coachs mais conhecidas do mundo (o seu vídeo no TEDx tem mais de 12 milhões de visitas), passou por tudo isso. Aos 39 anos, estava desempregada, o negócio do marido tinha falido, o casal acumulava dívidas e discussões e ela bebia cada vez mais. Até que um dia, ao ver na televisão a contagem decrescente antes do lançamento de um foguetão, descobriu a solução mágica para os seus problemas: A Regra dos 5 Segundos.
No início, usou-a por uma questão de pura sobrevivência a sua vida estava um absoluto caos. Mas à medida que começou a incorporar a regra, os resultados começaram a aparecer. Conseguiu um bom emprego, reconciliou‑se com o marido (com quem vive há quase vinte anos) e começou a espalhar a sua magia pelo mundo, magia essa que, afinal, é sustentada pela neurociência. A regra, como ficou provado cientificamente, é uma forma de metacognição. Quando a usamos, é como se metêssemos as mudanças mentais em rápida sequência e acabássemos com a mania de pensar demais antes de agir. São precisos apenas cinco segundos: para recuperar a autoconfiança, para deixar de duvidar de si, para vencer o medo e a insegurança, para deixar de se preocupar e começar a viver.
Mel Robbins é um dos maiores nomes do mundo na área do desenvolvimento pessoal. Autora do livro A Regra dos 5 Segundos, que vendeu mais de dois milhões de exemplares, escreveu mais quatro livros que foram n.º 1 em vendas nas versões áudio. Os seus cursos online já chegaram a mais de meio milhão de pessoas. Os seus livros foram traduzidos para 36 línguas e são usados por profissionais de saúde, organizações de veteranos e algumas das melhores e maiores empresas do mundo. Um facto ainda mais notável tendo em conta que a autora sofre de dislexia e défice de atenção. Uma das mais requisitadas e seguidas palestrantes do mundo, todos os meses faz coaching online para mais de 60 milhões de pessoas, e a sua palestra TEDx já foi vista mais de 28 milhões de vezes.
Já pensou naqueles momentos em que tem de sair da cama mas não consegue e desliga o despertador vezes sem conta? Ou lembra-se de quando era criança e não tinha a coragem de levantar a mão nas aulas e dizer: Eu sei! Eu sei! Mel Robbins, estrela da CNN e uma das coachs mais conhecidas do mundo (o seu vídeo no TEDx tem mais de 12 milhões de visitas), passou por tudo isso. Aos 39 anos, estava desempregada, o negócio do marido tinha falido, o casal acumulava dívidas e discussões e ela bebia cada vez mais. Até que um dia, ao ver na televisão a contagem decrescente antes do lançamento de um foguetão, descobriu a solução mágica para os seus problemas: A Regra dos 5 Segundos.No início, usou-a por uma questão de pura sobrevivência – a sua vida estava um absoluto caos. Mas à medida que começou a incorporar a regra, os resultados começaram a aparecer. Conseguiu um bom emprego, reconciliou-se com o marido (com quem vive há quase vinte anos) e começou a espalhar a sua magia pelo mundo, “magia” essa que, afinal, é sustentada pela neurociência.A regra, como ficou provado cientificamente, é uma forma de metacognição. Quando a usamos, é como se metêssemos as “mudanças mentais” em rápida sequência e acabássemos com a mania de pensar demais antes de agir. São precisos apenas cinco segundos: para recuperar a autoconfiança, para deixar de duvidar de si, para vencer o medo e a insegurança, para deixar de se preocupar e começar a viver.
Sabe aquelas manhãs em que acordamos, olhamos para o espelho e trememos só de pensar naquilo que nos espera? Num belo dia, Mel Robbins sentiu-se exatamente assim. Mas, ao contrário do que é hábito, e num gesto puramente espontâneo, endireitou-se, olhou para o seu reflexo e deu um enérgico high five a si mesma. Sendo uma influencer com milhões de seguidores, tirou uma fotografia e fez um post. Quando voltou às redes e percebeu que a imagem se tinha tornado viral. Mel Robbins interrogou‑se: porque é que aquele post tinha tocado tantas pessoas? Em O Hábito de Fazer High 5 – que na versão áudio é o livro mais ouvido em todo o mundo –, a autora apresenta-nos a pesquisa que fez sobre o assunto. Artigos científicos ou experiências conduzidas em universidades como o MIT corroboravam o que já intuía: a automotivação não chega, é preciso saber como o fazer. Com o tempo, a autora desenvolveu o seu próprio método, que já foi ensinado a mais de meio milhão de pessoas. O método está todo neste livro, onde vamos aprender, finalmente, a dar valor à pessoa mais importante da nossa vida: nós próprios.
Nos anos 70, os psicólogos norte-americanos concluíram que as pessoas com maior autoconfiança tinham mais sucesso. O psicólogo social Roy F. Baumeister, que então começava a trabalhar como investigador na Universidade de Princeton, não duvidava. Mas questionou-se: e então as pessoas com baixa auto-estima? O que poderia a Psicologia fazer por elas? Ao longo das décadas seguintes, Baumeister procurou respostas. Analisou estudos anteriores (como o das gomas, de Walter Mischel) e conduziu uma série de experiências pioneiras. Provou que o sucesso depende sobretudo do autocontrolo. E provou também que o autocontrolo pode ser exercitado, tal como um músculo, com resultados surpreendentes. A Força da Vontade sintetiza centenas de artigos científicos publicados por Baumeister, e aqui explicados numa linguagem acessível por John Tierney, especialista em ciência do New York Times.Ver por dentro: